COMPETÊNCIA DO TRABALHOS E ESCOLARIDADE

Description

Sociologia mapa 03
Anny Isabelle Correia Assis
Mind Map by Anny Isabelle Correia Assis, updated more than 1 year ago
Anny Isabelle Correia Assis
Created by Anny Isabelle Correia Assis over 2 years ago
1
0

Resource summary

COMPETÊNCIA DO TRABALHOS E ESCOLARIDADE
  1. Para ingressar ou se manter no mercado, as pessoas precisam adquirir cada vez mais competências e se adaptar a exigências que são renovadas a todo momento. O aumento do nível de competitividade no mercado globalizado impõe, tanto para os indivíduos como para as organizações, a necessidade de investir em qualificações e aprimoramentos estratégicos para se adequar à atualização dos padrões produtivos.
    1. As empresas consideram não mais apenas as competências profissionais dos trabalhadores, mas também sua personalidade e sua capacidade de se relacionar com outras pessoas.
      1. A expressão “mercado de trabalho” diz respeito a um conjunto de funções econômicas realizadas de acordo com o mecanismo de oferta e procura. Pela lei da procura, quanto mais acessível determinado pro- duto ou serviço, maior o número de pessoas que o adquirem. Pela lei da oferta, quanto mais produtos ou serviços são pro- curados, maior o lucro alcançado pelos fornecedores.
        1. Esses fatores se alteram conforme a renda dos grupos sociais e na medida do aumento da concorrência. Fatores externos e imprevistos também influenciam na busca por produtos específicos. Um exemplo disso é pandemia de covid-19, que alterou profundamente o mercado de trabalho em diversos países e elevou as taxas de desemprego, inclusive no Brasil. Segundo o geógrafo britânico David Harvey (1935-), as crises transformam as condições de produção e fazem com que o mer- cado de trabalho incorpore novas formas de qualificação dos trabalhadores
          1. A complexidade das relações sociais e econômicas no mundo globalizado exige maior dinamismo e adaptações de todos os agentes envolvidos. Entre as mudanças mais recentes a impactar o mercado de trabalho, destacam-se aquelas relativas ao avanço dos incrementos tecnológicos e informacionais.
            1. Hoje, as competências são essenciais para a sustentação da empregabilidade, que é o conjunto das habilidades técnicas e comportamentais de um profissional para atender às demandas do mercado de trabalho. Trata-se da condição do trabalhador que reúne competências e habilidades capazes de gerar eficiência. Quanto maior a capacitação de um trabalhador, melhores são suas chances de se inserir e se manter no mercado de trabalho.
              1. Na estrutura socioeconômica do capitalismo, a condição educacional interfere nas práticas produtivas dos indivíduos. As chances de se inserir no mercado de trabalho e de obter melhores salários estão ligadas à escolaridade e à qualificação dos trabalhadores. A qualificação profissional é uma estratégia de enfrentamento do desemprego e é objeto de reflexão no que diz respeito às recentes crises no mercado de trabalho.
                1. No Brasil, existem algumas políticas públicas baseadas na necessidade de qualificação profissional e voltadas a atender demandas do mercado de trabalho. Em 2020, foi lançada a Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego, que busca parcerias com o setor privado para promover qualificação profissional voltada às novas demandas do mercado de trabalho.
                  1. Além das competências técnicas, o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais as competências socioemocionais, que passaram a ser atreladas à capacidade produtiva. Hoje, as habilidades ligadas à esfera da personalidade do trabalhador, como inteligência emocional, empatia, comunicação eficaz, resiliência e criatividade, são alguns dos principais requisitos para preencher uma vaga de trabalho.
                    1. As empresas têm sofisticado seus critérios de seleção e dado mais atenção à forma como cada trabalhador se relaciona com o ambiente e com os colegas de trabalho.
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Sociologia - Origem
                      Malu Miralha
                      Mapa Mental de GoConqr
                      GoConqr suporte .
                      Aplicações do Mapa Mental
                      Alessandra S.
                      Como criar um Mapa Mental
                      GoConqr suporte .
                      Como criar um Mapa Mental
                      Alex Farias
                      EMILE DURKHEIM
                      Débora C. Nascimento
                      Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
                      e-pn-2007@hotmail.co
                      Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
                      e-pn-2007@hotmail.co
                      Simulado ENEM - Ciências humanas
                      Nathalia - GoConqr
                      A sociedade diante do Estado
                      jacson luft
                      Simulado Sociologia
                      rodrigoguarapuav