FLUOROSE DENTÁRIA:

Resource summary

FLUOROSE DENTÁRIA:
  1. O que é a Fluorose Dental?
    1. São manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada. A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor.
    2. Fontes de flúor?
      1. Vários são os alimentos e bebidas disponíveis na alimentação que contêm alto teor de flúor e estão associados à presença da fluorose dental – peixes, mariscos, frango (quando alimentados com farelos de ossos) chás, além de bebidas, fórmulas infantis e leite quando processados em regiões com água de abastecimento público fluoretada.
      2. A ação tóxica do fúor?
        1. A toxicidade aguda ocorre quando uma grande quantidade de flúor é ingerida de uma só vez. Nos preocupamos portanto com os riscos que as crianças podem correr se alguns cuidados não são tomados.
          1. Em sua forma crônica a toxicidade pode afetar tecidos mineralizados (ossos e esmalte dental) causando também fluorose óssea.
          2. Nem todos os dentes são igualmente afetados pela fluorose dentária. Os dentes menos afetados são os incisivos e primeiros molares permanentes, ao passo que os pré-molares e outros molares permanentes são os mais gravemente afetados.
            1. Tratamento?
              1. É necessário, nesse sentido, reforçar as ações de vigilância em saúde, como a redução do teor de flúor em alimentos infantis manufaturados; normatizar a obrigatoriedade de rótulos que apresentem as concentrações de flúor, e que essas sejam feitas de forma padronizada e ações de educação em saúde que possibilitem à população assimilar e interpretar as informações disponíveis.
              2. Epidemiologia?
                1. No Brasil, não foram encontrados na literatura, estudos longitudinais que descrevem mudanças no perfil epidemiológico da fluorose dentária. Nos trabalhos publicados sobre a doença, têm-se prevalências entre zero (Campos et al., 1998) até 97,6% (Capella et al., 1989), com grande variabilidade de acordo com as regiões (Tabela 2). Observa-se, entretanto, que mesmo com altas prevalências, a proporção de indivíduos que apresentam as formas moderada e severa ainda é pequena, só aumentando significativamente nos locais onde a fluorose é endêmica e deve-se à alta concentração do fluoreto nas fontes naturais de água.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Coberturas
                Hyago Connor
                segurança na internet
                paula baltar
                ROTINA PACIENTE INTERNADO NA UR " UNIDADE 58"
                Cristiane Torres Palmeira
                DOENÇAS NEUROLÓGICAS
                Melissa Rosiane
                Jéssica Trajano / Cuidados com a internet
                Jeh_trajano
                Fluorose Dentária em crianças até 12 anos
                luizatiaraba
                Cuidados com a Internet!
                nadielly28
                Segurança na internet
                Karine Behenck M