GUERRA FRIA

Description

mapa 02 2 série
Anny Isabelle Correia Assis
Mind Map by Anny Isabelle Correia Assis, updated more than 1 year ago
Anny Isabelle Correia Assis
Created by Anny Isabelle Correia Assis about 2 years ago
0
0

Resource summary

GUERRA FRIA
  1. Ao longo da história sempre existiram povos, Impérios, reinos e países dominantes. Além de terem possível grandes territórios, também duraram muito tempo deixaram importantes legados. No século XVI, Portugal e Espanha estiveram à frente da maioria dos outros povos, Grandes Navegações e conquistaram enormes territórios que foram colonizados, como América Latina. Até segunda guerra mundial, levou ao enfraquecimento do Reino Unido e da França e à emergência de duas novas potências hemogênicos que dominaram o mundo por décadas: EUA e URSS
    1. Apesar de nunca ter ocorrido um confronto militar envolvendo diretamente os EUA e a URSS, as duas potências expressaram o conflito por meio das guerras indiretas, ou por procuração, influenciando ou interferindo de modo obliquo em conflitos envolvendo outros países. A busca por hegemonia também se materializou na rivalidade em eventos esportivos e nas competições tecnológicas, como a corrida espacial. A Guerra Fria representou o estado de tensão permanente que o mundo viveu entre 1947. Não conheço esse conflito resultou em uma nova organização do espaço europeu. Durante a Guerra Fria, americanos e soviéticos travaram em disputa em diversos setores, em função do equilíbrio de forças no campo militar, chamado de "equilíbrio do terror", evitando um conflito direto.
      1. Ao longo desse processo histórico de alteração das potências hegemônicas, ocorreu uma mudança na Ordem Mundial vigente. a maneira pela qual se estabelecem as relações de poder e força entre as potências mundiais em cada contexto da História, é a forma como o mundo se organiza do ponto de vista geopolítico. Desde o inicio do século XX, o mundo assistiu a diversas guerras de proporções nunca vistas. 1914, inicio da Primeira Guerra Mundial, e 1945, fim da Segunda Guerra Mundial, o historiador inglês Eric Hobsbawm de "Guerra Total". Toda essa instabilidade transformou o século XX na "Era da Guerra Total".
        1. Essa dominação é atribuída a inexistência de qualquer combate direto entre duas superpotências militares. Um conflito armado poderia significar o fim dois países e, possívelmente, da vida no planeta, chamada de "paz armada". Para mostrar o seu poder de fogo as duas potências fornecendo armas, treinamento, suprimentos, munição e muita das vezes, tropas, como na guerra das Coreia, Vietnã e do Afeganistão. O poder bélico das duas superpotências de influência desta sobre outros países do mundo era tão grande que rapidamente constituiu sistema de mundo bipolar. Embora não tenham partido pra uma guerra declarada, as duas potências chegaram muito perto disso, como na Crise dos Mísseis em Cuba. A Crise se encerrou quando os EUA concordaram com a oferta do líder soviético de remover os mísseis cubanos em troca de os EUA prometerem não invadir Cuba e remover os mísseis estadunidenses da Turquia.
          1. Um grupo de especialistas em segurança e armas nucleares da Universidade de Princeton, queria uma simulação chamada "Plano A", que mostra a devastação que um conflito entre EUA e Rússia provocaria. Em questões de horas, haveria 34 milhões de mortos e mais de 57 milhões de feriados. Ao final da Segunda Guerra, no plano político-econômico, o governo dos EUA lançou, em 1947, com as diretrizes de sua politica externa, a Doutrina Truman, que era um conjunto de práticas do em escala mundial, visando conter o avanço do comunismo.
            1. Em resposta à Doutrina Truman, a URSS criou, em outubro de 1947, o Cominform, uma organização internacional de partidos comunistas. O Cominform foi criado por Joseph Stalin, lider da URSS, para lidar com o bloco de paises ocidentais que os Estados Unidos criaram com a Doutrina Truman e tornou-se uma ferramenta para o controle dos países liderados por partidos comunistas europeus. Durante o periodo da Guerra Fria, além das demonstrações de força de ambos os lados, a influência ideológica era amplamente utilizada por meio de propagandas.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Guerra fria-mapa mental
              Valdemar Sievert
              guerra fria
              Gabi De Lazzari
              Atividade industrial: evolução e distribuição
              juliapiccoli
              ASPECTOS ECONOMICOS E MILITARES DA GUERRA FRIA
              Anny Isabelle Correia Assis
              Geografia - Mapa do Brasil
              GoConqr suporte .
              Guerra Fria
              Ighor Ferreira
              Histologia Animal
              Daniela Barreto3004
              Jean Piaget
              Fabrinne Nery
              Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria
              Luís Ricardo
              Revoluções Industriais
              Bruna Sapienza
              Regular and Irregular Verbs - Preterite Tense
              Tomja07