ASPECTOS ECONOMICOS E MILITARES DA GUERRA FRIA

Description

Mapa 03 2 série
Anny Isabelle Correia Assis
Mind Map by Anny Isabelle Correia Assis, updated more than 1 year ago
Anny Isabelle Correia Assis
Created by Anny Isabelle Correia Assis about 2 years ago
7
0

Resource summary

ASPECTOS ECONOMICOS E MILITARES DA GUERRA FRIA
  1. Por meio da Doutrina Truman, os estadunidenses atuaram politicamente, como no apoio às ditaduras militares na América Latina, visando impedir o avanço do socialismo. PLANO MARSHALL - determinou investimentos maciços de capital destinados à reconstrução e recuperação econômica da Europa Ocidental, de forma que esta não fosse atraída para o socialismo soviético. PLANO COLOMBO - criado pelo EUA para acudir os países. Em específico para a China.
    1. A URSS ficou preocupada com o sucesso do Plano Marshall e criou o Comecon, que pretendia unpedit que os países da esfera de influência soviética fossem atraídos em direção aos Estados Unidos e a seu modelo político-econômico. Durante a Guerra fria, ocorreu uma intensa disputa por áreas de influência entre os EUA e a URSS. Em função dessa disputa estratégica por territórios
      1. Em 1949 instituiu-se a OTAN, com o objetivo de defender os países contra um possível, ataque socialista. Em resposta a OTAN, o bloco soviético criou o Pacto de Varsóvia, 1955, para dar suporte aos países socialistas, ele funcionou como aparelho repressor das revoltas contra o domínio soviético. O Pacto de Varsóvia começaram a marchar para a Polônia, mas, como estavam enfraquecidas devido à crise soviética, nunca chegaram a invadir o país.
        1. A Corrida armamentista também contou com um intenso trabalho de espionagem de ambos os lados, com a criação da CIA, pelos EUA, e do KGB, pela URSS
          1. Ao final da Segunda Guerra, no plano político-econômico, o governo dos EUA lançou, em 1947, com as diretrizes de sua politica externa, a Doutrina Truman, que era um conjunto de práticas do em escala mundial, visando conter o avanço do comunismo. Em resposta à Doutrina Truman, a URSS criou, em outubro de 1947, o Cominform, uma organização internacional de partidos comunistas. O Cominform foi criado por Joseph Stalin, líder da URSS, para lidar com o bloco de países ocidentais que os Estados Unidos criaram com a Doutrina Truman e tornou-se uma ferramenta para o controle dos países liderados por partidos comunistas europeus. Durante o período da Guerra Fria, além das demonstrações de força de ambos os lados, a influência ideológica era amplamente utilizada por meio de propagandas.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Atividade industrial: evolução e distribuição
            juliapiccoli
            Geografia - Mapa do Brasil
            GoConqr suporte .
            Histologia Animal
            Daniela Barreto3004
            Jean Piaget
            Fabrinne Nery
            Revoluções Industriais
            Bruna Sapienza
            Fontes de energia
            Teresa Silva Telles
            A indústria e seus diferentes processos
            Teresa Silva Telles
            Islamismo
            celine.stefany
            Dinâmica do relevo
            Teresa Silva Telles
            Revolução Francesa - Mapa Conceitual
            Joana Reis