ALFAMA - METODOLOGIA

Description

curso alfama
Carlos Alberto Rocha
Mind Map by Carlos Alberto Rocha, updated more than 1 year ago
Carlos Alberto Rocha
Created by Carlos Alberto Rocha over 8 years ago
12
0

Resource summary

ALFAMA - METODOLOGIA
  1. EAD
    1. Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e/ou tempos diferentes.
      1. MOORE apud MORAES definiu o Ensino a Distância como a família de métodos instrucionais onde as ações dos professores são executadas a partir das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.
        1. MORAN conceitua EAD como ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
          1. O professor argentino Gustavo Cirigliano (1983:1920) assinala que a Educação a Distância é um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos se situa, de um lado, a relação presencial professor-aluno e de outro, a educação autodidata, aberta, cujo aluno não precisa da ajuda do professor. Nesse contexto, ele afirma: Na Educação a Distância, onde não há contato direto entre educador e educando, é exigido que os conteúdos sejam tratados de modo especial, isto é, tenham urna estrutura ou organização que os torne cognoscíveis a distância. Essa necessidade de tratamento especial, exigida pela “distância” é que valoriza o “esboço de instrução”, enquanto um modo de tratar e estruturar os conteúdos para torná-los compreensíveis. Na Educação a Distância, onde se coloca em contato o estudante com o “material estruturado”, isto é, conteúdos organizados segundo seu esboço, é como se o próprio professor estivesse presente no texto ou no material, graças ao esboço.
            1. EXERCÍCIO
              1. CITE CARACTERISCAS
                1. Administrar mecanismos de comunicação que enriquecem os recursos de aprendizagem e transformem a separação concreta espaço-temporal entre o professor-aluno eliminando a dependência do ensino face a face. • Melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas. • A organização de apoio-tutoria é um elemento potencializador da aprendizagem individual. Nas instituições tradicionais quem ensina basicamente é o professor, na EAD é a instituição, isto é, uma rede de pessoas responsáveis por incentivar, motivar, guiar, facilitar e avaliar o aluno. • Estabelecer a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, para garantir uma sequência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno. • Alcançar níveis de custos decrescentes, já que, depois de um forte investimento financeiro inicial produzem-se coberturas de ampla margem de expansão. • Realizar esforços que permitam combinar a centralização da produção com a descentral
              2. evolução da EAD
                1. As primeiras experiências da EaD no mundo aconteceram em: • 1833 na Suécia em um curso de contabilidade; • 1840 foram ministradas as primeiras práticas na Inglaterra; • 1856 na Alemanha; • 1874 nos Estados Unidos.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Criando Cursos On-Line com Qualidade
              David Venancio
              Avaliação de aprendizagem em EaD
              Tais Bressane
              Tutoria em EaD
              Wirlanda Josino
              TUTORIA EM EaD
              Wirlanda Josino
              Introdução ao EAD
              Ricardo Oliveira
              MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
              ilda_silverio
              Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
              ROSANE ARAGÃO ARANTES
              Apresentação do Curso
              Wirlanda Josino
              Docente EAD
              Daniela Cherobin6085
              TUTORIA EM EAD
              Carlos Henrique Lima
              Mapa conceitual em EAD
              Janja