Digite seu texto aqui

Description

Mind Map on Digite seu texto aqui, created by Luana Dias on 14/04/2023.
Luana Dias
Mind Map by Luana Dias, updated more than 1 year ago
Luana Dias
Created by Luana Dias about 1 year ago
0
0

Resource summary

Digite seu texto aqui
  1. Trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas.
    1. Fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
      1. Os tipos são trombose arterial, trombose hemorroidária, trombose cerebral, trombose aguda, trombose crônica.
        1. O membro afetado por trombose, tem dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar).
    2. Embolia é a ocorrência de qualquer elemento estranho (êmbolo) à corrente circulatória, transportado por esta, até eventualmente se deter em vaso de menor calibre.
      1. Embolia, ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área.
        1. Os tipos são Embolia Amniótica e a Embolia Lipídica ou gordurosa.
          1. Se a obstrução do vaso é total e a circulação sanguínea insuficiente, ocorrem infartos. Se os êmbolos contem pus, aparecem os abscessos metastáticos.
      2. Isquemia é o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo.
        1. Os fatores de risco da isquemia são a aterosclerose, o tabaco, a idade avançada, os elevados níveis de colesterol, a hipertensão arterial, a diabetes, uma história familiar de doença cardiovascular, uma vida sedentária e a obesidade.
          1. Os tipos são, isquemia focal, na qual um coágulo obstrui um vaso e reduz a passagem do sangue para o cérebro, causando a morte das células dessa região e isquemia global, na qual há o comprometimento de toda a irrigação, causando danos potencialmente mais severos.
            1. A isquemia resulta em um estreitamento ou bloqueio das artérias que alimentam a área afetada. Esta condição grave pode causar lesão dos tecidos, a perda de um membro ou, mesmo, a morte.
        2. Infarto é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
          1. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las.
            1. Entre os tipos de infarto estão, o tipo 1, que é a instabilidade de placa. Tipo 2, que é o desbalanço oferta x demanda. Tipo 3, que é a morte súbita. Tipo 4, relacionado à ATC e tipo 5, relacionado à cirurgia cardíaca.
              1. Em geral há dor local ou irradiante, febre, aumento na velocidade de hemossedimentação e de enzimas (transaminases, fosfatases, desidrogenases, etc...) e às vezes até icterícia (nos infartos vermelhos extensos).
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Antagonistas dos canais de cálcio (ACC)
          raissa_medd
          Raciocínio Clínico
          twitterdaisabell
          Estratégias de operações
          jonasfoscarini.t8364
          referencia
          Fernando Paulini
          bel e mari Era Vargas
          camila vieira
          Ocupação e exploração do Paraná
          Mariapaula Guimarães
          Escravidão
          Elinaldo Da Costa