ÁGUA

Description

Trabalho A1 da agua
Mylena Benfeitas
Mind Map by Mylena Benfeitas, updated more than 1 year ago
Mylena Benfeitas
Created by Mylena Benfeitas over 8 years ago
62
1

Resource summary

ÁGUA
  1. 1. Despoluição dos rios
    1. Entrada: Estação de tratamento de água,dragagem,flotação,barras de proteção.
      1. Processos: Localizar as fontes poluidoras e interromper esse processo.Retirando os resíduos acumulados ao longo do tempo. Além das estações de tratamento de água,a instalação de barras de proteção ao longo de seu curso retém o lixo sólido vindo da chuva e facilita bastante a retirada desse material. Em rios de pequeno porte, uma boa ideia é utilizar a flotação para facilitar sua limpeza.Esse processo usa substâncias químicas com efeito coagulante, que são colocadas na água e fazem com que as partículas sólidas flutuem.Para grandes rios, outra opção é a dragagem, técnica que utiliza grandes embarcações equipadas com bombas para sugar as camadas de sujeira acumuladas no fundo.
        1. Saída: Não serve apenas para resolver a crise da água, mas também para resgatar a qualidade de vida na cidade, criando oportunidades da população interagir com o rio. Sem a poluição, por exemplo, novas vias de transporte poderiam surgir por meio dos rios, o que aliviaria o trânsito, outro grande problema urbano. Os rios recuperados também podem servir como fontes de água mais próximas das cidades, baixando o custo da captação desse recurso.
    2. 2.Combate ao desperdício:
      1. Entrada: Fiscalizar melhor o sistema de coleta,distribuição da água, sistemas computadorizado,individualização da hidrometria,descargas mais econômicas.
        1. Processos: Um dos primeiros passos é fiscalizar melhor o sistema de coleta e distribuição de água. No Brasil, cerca de 40% da água tratada por esse sistema acaba perdida antes de chegar à população por vazamentos nos canos, a solução seria instalar sistemas computadorizados que identifiquem vazamentos rapidamente e permitam sua correção em pouco tempo.Outro passo importante seria a individualização da hidrometria. Se você mora em prédio, já percebeu que não dá pra saber exatamente quanta água você consome por mês. Com a implantação de um marcador de água para cada apartamento, seria possível ter uma noção real do próprio gasto. E, principalmente, do próprio desperdício.
          1. Saída:Usar a água com consciência é a solução mais sustentável para a crise porque não afeta o meio ambiente e garante recursos suficientes para o futuro. Evitar o desperdício é uma atitude que deve ser adotada o tempo todo, não só em períodos de crise: somos nós que devemos nos adaptar às condições do meio ambiente, e não o contrário.
      2. 3.Reúso da Água:
        1. Entrada: Estação de tratamento da água,estrutura o sistema de tratamento da água,segunda rede de esgoto.
          1. Processos:O reúso funciona assim: a água do esgoto de casas e indústrias é levada por tubulações específicas até estações de tratamento, onde impurezas e partículas sólidas são removidas. A água reciclada pode ser usada nas indústrias e na irrigação, pode reabastecer aquíferos subterrâneos ou rios, e pode até servir para ser bebida. Cada objetivo requer um determinado tipo de tratamento A outra opção é estruturar o reúso no próprio sistema de tratamento da água. Nesse caso, pode-se construir uma segunda rede de esgoto, paralela à que já existe, para coletar e distribuir a água de reúso.
            1. Saída : Reutilizar é um dos pilares da sustentabilidade. Há uma diminuição da quantidade de água retirada de rios e mananciais, ao mesmo tempo em que há aumento da segurança hídrica de determinada região. Em comparação com outras soluções, não é um processo caro, e as tecnologias capazes de tratar a água do esgoto adequadamente já existem.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Administração Financeira e Orçamentária
        Raphael Luiz Fonseca
        CONTABILIDADE GERAL
        MJPD
        ÉTICA CONTABIL
        dany_ecia
        Sistemas de Informações Contábeis.
        brunomonteirof
        Perícia Contábil
        paulinha_luzf
        *******Ciclos biogeoquímicos
        Beatriz nonato
        Bioquímica Celular
        hbiancaa
        Células
        valindia
        Água
        raquelucini
        Composição química dos seres vivos: Água e Sais Minerais
        Fanatiks Spn