Sucessão ecológica

Description

Biologia
Victor  França
Mind Map by Victor França, updated more than 1 year ago
Victor  França
Created by Victor França about 8 years ago
97
1

Resource summary

Sucessão ecológica
  1. definição
    1. A sucessão ecológica é um desencadeamento de transformações biológicas em um lugar, até então estéril e sem vida, onde desenvolvem-se espécies que fixam outras no ambiente criando assim um ecossistema. As primeiras espécies a se estabelecerem são as comunidades pioneiras, que são espécies generalistas e não precisam de condições muito específicas, como as cianobactérias, ervas daninhas, gramíneas, entre outros. As segundas são as intermediárias, que são arbustos. As ultimas são as comunidades clímax, que são as plantas arbóreas e mais estáveis. Resumindo, uma comunidade prepara o ambiente e, à partir disso outras comunidades se estabelecem, de forma que as primeiras comunidades preparam o solo e outros fatores para que posteriormente venham novas espécies. As comunidades vegetais sucedentes da primeira chegam ao local por polinizadores, dispersão de sementes pelo vento, entre outros.
      1. Essas comunidades de espécies vegetais atraem várias comunidades animais para si, e essas vivem em harmonia e não desestabilizam o ecossistema.
        1. A sucessão ecológica é dividida em duas partes:
          1. Primária
            1. É quando o ecossistema surge em uma área que antes não foi modificada, como em novas formações de areia, rochas vulcânicas recém resfriadas, rochas inabitadas, entre outros.
              1. Um ecossistema pronto, formado pela sucessão primária é suscetível a transformações, como ocorre nas queimadas do cerrado brasileiro, porém há a sucessão secundária,onde o ecossistema se autorregenera.
            2. Secundária
              1. É a criação de um ecossistema em ambiente já antes degradado, como no caso de um campo de agricultura abandonado.
                1. Estudos comprovam que, se deixássemos de existir de repente a natureza voltaria a dominar tudo em questão de 100 anos (tempo curto), e é nisso que podemos perceber a força da natureza.
          2. Exemplos
            1. Comunidade pioneira: Ervas daninhas, como capim e gramíneas e cianobactérias
              1. Comunidade intermediária: plantas arbustivas em geral. Dependendo de qual for a sucessão o meio termo seria formado por plantas menores.
                1. Comunidade clímax: os biomas em si são as comunidades clímax, pois é o estágio final da sucessão ecológica, essas comunidades são formadas pelas plantas arbóreas do local. Dependendo de qual for a sucessão o clímax seria formado por plantas menores.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Reinos Biológicos
            Hudson Breno
            Glossário de Biologia
            GoConqr suporte .
            Sistema Respiratório - Biologia
            GoConqr suporte .
            Sistemas do Corpo Humano
            GoConqr suporte .
            A Célula
            Nathalia - GoConqr
            Exercícios- Tipos de Reprodução
            Andrea Barreto M. Da Poça
            Ecologia I
            kyungsos
            2a Lei de Mendel
            Andrea Barreto M. Da Poça
            Mitose
            Igor -
            Reino Monera
            nathaliaires