TECNOLOGIA X HUMANIDACE

Description

resumo unidade 4
DEOMAR SANTOS
Mind Map by DEOMAR SANTOS, updated more than 1 year ago
DEOMAR SANTOS
Created by DEOMAR SANTOS over 7 years ago
131
0

Resource summary

TECNOLOGIA X HUMANIDACE
  1. A diversidade é um dos elementos constituintes das sociedades contemporâneas e pressupõe a possibilidade da existência de inúmeros modos de ser e estar no mundo. Por essa razão, possui fundamento na diferença.
    1. Para compreender a evolução histórica do conceito de cidadania, é preciso retornar aos tempos da Grécia arcaica e analisá-la sob a ótica dos movimentos contemporâneos. Para entender a noção de cidadania vigente nos séculos V e IV a.C., é preciso avaliar como Atenas e Esparta, as mais relevantes cidades gregas, traçaram os paradigmas da participação cidadã.
      1. A pós-modernidade pode ser conceituada a partir de duas abordagens distintas: a primeira está relacionada ao período cronológico iniciado na segunda metade do século XX; a segunda diz respeito às características que marcam a distinção entre os principais elementos do período moderno e da pós-modernidade.
        1. Uma das principais características da pós-modernidade é sua rejeição aos discursos totalizantes e universalizantes, denominados “metanarrativas”.
          1. A rejeição aos discursos universalizantes pressupõe a aceitação da condição efêmera e transitória da atualidade, pautada na lógica do fast e do imediatismo.
            1. A composição do homem contemporâneo está estritamente relacionada aos avanços dos dispositivos tecnológicos, constituinte quase “orgânico” da essência humana. Por decorrência, a subjetividade contemporânea se constrói a partir dos pressupostos dos valores da sociedade tecnocrática.
              1. Os avanços tecnológicos reconfiguraram substancialmente os modos de produção do trabalho. Alguns dos impactos do desenvolvimento tecnológico no mundo do trabalho são: surgimento de novos modelos produtivos, aumento da flexibilização organizacional, crescimento das taxas de desemprego, entre outros.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Diversidade nas Organizações
    adrianemf
    Taxonomia
    Julia Vaz
    REVISÃO PROVA
    DEOMAR SANTOS
    Geo e-Book 3° Ano (Capítulo 7)
    Prof. Ivan Melo
    Poesia: Diversidade
    Sidneide Maria Campos
    Políticas Públicas
    ANDREIA INES DILLENBURG
    Inteligência Artificial
    João Cássio
    Educação Inclusiva
    Ricardo Oliveira
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    Cinthia Meira
    Origem da humanidade
    Júlia Lara