Projeto II - Ética e pluralidade cultural

Description

Atividade da disciplina Tecnologia e Educação - Universidade Feevale.
Justine Prinstrop
Mind Map by Justine Prinstrop, updated more than 1 year ago More Less
Patrícia Scherer Bassani
Created by Patrícia Scherer Bassani over 7 years ago
Justine Prinstrop
Copied by Justine Prinstrop over 7 years ago
48
0

Resource summary

Projeto II - Ética e pluralidade cultural

Annotations:

  • Atividade desenvolvida na EMEF Vicente Casagrande, no bairro Várzea Grande na cidade de Gramado/RS. (Contato da escola. Email: escolavicente@gramado.rs.gov.br Fone: 54 32881583 Com diretor Francisco)
  1. Planejamento

    Annotations:

    • - Público-alvo: 5º Ano - Tempo estimado: 5 períodos (1 manhã) - Tema de formação para a cidadania (Disciplina: História. Temas transversais: Ética, Pluralidade cultural): construção da noção de direitos e deveres ligados à livre expressão de pensamento;- Objetivos:*Perceber que o uso responsável da liberdade de expressão não pode ferir os direitos alheios;*Perceber que atitudes irresponsáveis no exercício da liberdade de expressão podem ter sérias consequências;- Embasamento teórico: CAMPOS, Helena Guimarães. A História e a formação para a cidadania nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1 edição. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012. - Utilização de recursos audiovisuais:* Youtube: clipe da música Make it Stop (September's Children) da banda Rise Against (https://www.youtube.com/watch?v=XP4clbHc4Xg)*Pixton: vsiualização dos quadrinhos elaborados na ferramenta Pixton:https://Pixton.com/ic:u03awzg9*Prezi: visualização de pistas sobre informações distribuídas pela escola:http://prezi.com/o1k8xzysto1f/?utm_campaign=share&utm_medium=copyselecionar
    1. Desenvolvimento

      Annotations:

      • - Na sala de aula, exibimos na lousa eletrônica o vídeo clipe da música "Make it Stop (September's Children)" da banda Rise Against, que fala sobre os efeitos do bullying; - Em duplas, os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática onde visualizaram os quadrinhos elaborados no Pixton. (https://Pixton.com/ic:u03awzg9) - Após a visualização, foram propostos questionamentos oralmente aos alunos (Em qual ambiente a história se passa? Qual a situação representada? Qual o objetivo dos colegas ao divulgar as imagens da colega? Como vocês acham que a colega exposta se sentiu? Qual a reação da professora? As crianças usaram sua liberdade de expressão de maneira correta? Por quê?) - Dividindo-se em 5 equipes (em que cada uma possuía seu líder), os alunos tiveram acesso a uma apresentação no Prezi (https://prezi.com/o1k8xzysto1f/edit/#0) que dava dicas sobre informações distribuídas no pátio da escola.  - Após visualizarem a apresentação, distribuíram-se e saíram a procurar as informações pelo pátio. As informações eram os seguintes conceitos: HOMOFOBIA, MACHISMO, INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, INCLUSÃO SOCIAL E LIBERDADE DE EXPRESSÃO; - Localizados os conceitos, em suas equipes, pesquisaram na Internet o significado dos conceitos encontrados e, em cima disto, montaram textos retratando suas opiniões sobre os conceitos; - Juntamente com a professora titular da sala, avaliamos os textos produzidos, selecionando as três equipes vencedoras; - Os alunos foram encaminhados para a sala de aula, onde os questionamos oralmente; (Como as tecnologias ajudam/impedem a disseminação dos preconceitos?) - Finalizamos com a premiação dos três melhores textos e dos alunos destaque. Para os demais, distribuímos "prêmios de consolação";
      1. Reflexão

        Annotations:

        • Através dos imprevistos, o trabalho saiu da maneira esperada, na verdade, até superou as expectativas. O 5º ano da escola é famoso por sua falta de educação, mas surpreendeu a nós e também à professora titular ao agir com maturidade. O tema despertou o interesse dos alunos, que convivem diariamente com situações de preconceito e de bullying devido às precárias condições sociais em que estão inseridos. No início, nenhum deles queria se identificar como preconceituoso ou como praticante de bullying, mas aos poucos foram entendendo que eles faziam parte deste conceito, como praticantes ou como vítimas. As discussões foram concretas e construtivas. No final, eles até se comprometeram em "diminuir" a "zoeira" entre eles, pois não sabiam que os efeitos do bullying e do preconceito fossem tão graves.
        1. Elaboração de vídeos

          Annotations:

          • O vídeo foi elaborado por todas as integrantes do grupo. Tentamos fazê-lo da maneira mais dinâmica possível. A escola não liberou o uso de imagens no vídeo, por isso as imagens estão inseridas aqui, neste arquivo. Tivemos algumas dificuldades na gravação, em relação ao enquadramento e à sua continuidade, mas no fim, tudo deu certo.
          1. ferramentas para edição de vídeo

            Annotations:

            • Vídeo editado com a ferramenta Movie Maker.
        2. Plataforma GoConqr

          Annotations:

          • Disponível em (https://www.goconqr.com/)
        3. Texto de apoio

          Annotations:

          • http://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_95_.pdf
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
        Malton Fuckner
        Tecnologia na Educação
        Alessandra S.
        16 Dicas para o Professor Criativo
        Alessandra S.
        Sala de Aula Invertida
        GoConqr suporte .
        Ensinando com as ferramentas GoConqr
        GoConqr suporte .
        7 Tendências Educacionais
        GoConqr suporte .
        6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
        Maria José
        13 motivos para usar Tecnologia na Educação
        Alessandra S.
        PROTAGONISMO DO ALUNO
        Alessandra S.
        Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
        lb.roberto
        Psicologia da Educação
        rsgomes88