Helmintos

Description

Farmácia Mind Map on Helmintos, created by Lara Faria on 22/03/2017.
Lara Faria
Mind Map by Lara Faria, updated more than 1 year ago
Lara Faria
Created by Lara Faria about 7 years ago
44
2

Resource summary

Helmintos

Annotations:

  • São seres pluricelulares, com ausência de segmentação e presença de protonefrídeos.  Podem ser divididos em nematoides (vermes cilíndricos), cestoides ( possuem forma achatada) e trematoides (possuem ventosas). 
  1. Nematoides
    1. Lagochilascaris minor

      Annotations:

      • Constitui da classe dos helmintos, é também um nematoide causador da Lagoquilascaríase. Geralmente predomina em animais silvestres, estes como seu principal hospedeiro. Acredita-se que as larvas ( á esquerda) se encistem nos órgãos do animal hospedeiro depois da ingestão, e que o homem se contamina ao ingerir a carne desses animais. A lagochilascaríase geralmente é uma infecção crônica que se agrava com o tempo. O parasito produz lesões granulomatosas crônicas, sob a forma de nódulos, de pseudocistos ou de abscessos, que se localizam quase sempre na região do pescoço, na mastóide ou no ouvido médio. Os ovos  são encontrados nas fezes (á direita) e em secreções ( abaixo) .
            1. Causador da Lagoquilascaríase; Principal hospedeiro animais silvestres; As larvas ( á esquerda) se encistam nos órgãos do animal hospedeiro; O homem se contamina ao ingerir a carne desses animais; É uma infecção crônica que se agrava com o tempo; Produz lesões granulomatosas, sob a forma de nódulos, ou de abscessos, que se localizam quase sempre na região do pescoço, na mastóide ou no ouvido médio. Os ovos são encontrados nas fezes (á direita) e em secreções ( abaixo) .
            2. Toxocara canis

              Annotations:

              • Helminto nematódeo, causador da toxocaríase (larva migrans visceral á esquerda). O nematódeo Toxocara canis vive no intestino delgado do cão e de canídeos selvagens. O parasito adulto  mede de 4 a 18 cm, e é caracterizado pela presença de asa cefálica. Os ovos férteis (á direita), quando ingeridos pelo homem, liberam no intestino delgado as larvas, que invadem a mucosa e ganham a circulação, sendo levadas ao fígado, coração e depois pulmões; lesam, além desses órgãos, cérebro, olhos e linfonodos. 
              • Manifesta-se com sintomas inespecíficos, podendo ocorrer febre, eosinofilia, leucocitose, manifestações pulmonares, cardíacas, hepatomegalia, lesões cerebrais, síndrome de Loeffler. 
                  1. Causador da toxocaríase (larva migrans visceral á esquerda). Seu hospedeiro é o cão; O parasito adulto possui asa cefálica;Os ovos férteis (á direita), quando ingeridos pelo homem, liberam no intestino delgado as larvas, que invadem a mucosa e ganham a circulação, sendo levadas ao fígado, coração e depois pulmões; pode ocorrer febre, eosinofilia, lesões nesses orgãos e sindrome de Loeffler
                  2. Ascaridíase

                    Annotations:

                    • Doença causada pelo nematelminto Ascaris lumbricoides.
                    1. Ascaris lumbricoides

                      Annotations:

                      • Helminto da classe Nematoda e da familia Ascarididae. É um verme cilindrico semelhante a minhoca mas sem segmentação. Possui 3 lábios grandes, esôfago claviforme e coloração branco- amarelada. O verme adulto macho ( á esquerda) possui extremidade posterior curva e tamanho menor. Já a fêmea ( á direita) possui extremidade posterior longa e tamanho maior. O ovo ( abaixo) possui forma ovóide, com casca de duplo contorno e membrana mamilonada
                      • A contaminação ocorre com o ovo fértil presente em alimentos e água contaminada, em qualquer fase de sua multiplicação. No intestino delgado é liberada a larva e esta passa para a corrente sanguínea até chegar no pulmão (L4). A partir daí, é deglutida novamente e no intestino delgado (L5) e ali se desenvolve e multiplica, completando o ciclo chamado clico de LOSS.  Dessa forma por onde ela passa gera reações inflamatórias como necrose hepática, asma, bronco pneumonia e síndrome de Loeffler (eosinofilia pulmonar aguda).  Seus sintomas na maioria assintomáticos mas pode ocorrer cólicas, tosse seca, febre, náuseas etc. O diagnóstico é feito através do exame parasitológico de fezes, pelo método de Hoffman e Ritchie ou Kato- Katz.
                            1. É um verme cilindrico com 3 lábios grandes, esôfago claviforme; O verme adulto macho ( á esquerda) .e a fêmea ( á direita); O ovo ( abaixo); A contaminação ocorre com o ovo fértil presente em alimentos e água contaminada; No intestino delgado é liberada a larva e esta passa para a corrente sanguínea até chegar no pulmão (L4). A partir daí, é deglutida novamente e no intestino delgado (L5) e ali se desenvolve e multiplica, completando o ciclo chamado clico de LOSS. Dessa forma por onde ela passa gera reações inflamatórias como necrose hepática, asma, bronco pneumonia e síndrome de Loeffler (eosinofilia pulmonar aguda). Seus sintomas na maioria assintomáticos mas pode ocorrer cólicas, tosse seca, febre, náuseas etc. O diagnóstico é feito através do exame parasitológico de fezes, pelo método de Hoffman e Ritchie ou Kato- Katz.
                            2. Doença causada pelo nematelminto Ascaris lumbricoides.
                            3. Enterobíase

                              Annotations:

                              • Doença causada pelo nematóide Enterobius vermicularis, e que acomete principalmente crianças. A transmissão pode ser heteroinfecção através do contato com alimentos, poeira e mão contaminada com ovos, ou autoinfecção através da própria mão contaminada com ovos, levada a á boca ou vias aéreas, ou eclosão destes na região perianal.
                              1. Enterobius vermicularis

                                Annotations:

                                • Conhecido também como oxiuris, seu verme adulto tem característica filiforme, possui bulbo cardíaco, cauda pontuda e afilada, e asas cefálicas. O macho (á esquerda) é menor e possui curvatura caudal. A fêmea (á direita) é maior e possui a cauda afilada. O ovo (abaixo) tem característica assimética, achatada em um dos lados e membrana dupla e transparente.
                                • O ovo é transmitido até o sistema gastrointestinal pela boca ou vias aéreas, ao chegar no intestino o ovo eclode a larva, e na região do ceco encontra ambiente para se multiplicarem. A fêmea, quando cheia de ovos, se desloca até a região perianal e libera os ovos. Cerca de 95% dos casos são assintomáticos, mas pode ocorrer lesões, erosão, inflamação anal e intestinal, diarreia, leve eosinofilia, prurido e ardência perianal, e casos de vulvovaginite em mulheres. O diagnóstico é clinico e laboratorial (através do exame parasitológico de fezes e o método de Grahan com fita adesiva).
                                      1. Conhecido também como oxiuris, seu verme adulto tem cauda pontuda e afilada, e asas cefálicas; O macho (á esquerda) e a fêmea (á direita) ; O ovo (abaixo); O ovo é transmitido pela boca ou vias aéreas; No intestino eclode a larva; No ceco se multiplicam; A fêmea libera os ovos na região perianal; 95% dos casos são assintomáticos, mas pode ocorrer lesões, erosão, inflamação anal e intestinal, diarreia, leve eosinofilia, prurido e ardência perianal, e casos de vulvovaginite em mulheres. O diagnóstico é clinico e laboratorial (através do exame parasitológico de fezes e o método de Grahan com fita adesiva).
                                      2. Causada pelo Enterobius vermicularis; A transmissão pode ser heteroinfecção através do contato com alimentos, poeira e mão contaminada com ovos, ou autoinfecção através da própria mão contaminada com ovos, levada a á boca ou vias aéreas, ou eclosão destes na região perianal.
                                      3. Tricuríase

                                        Annotations:

                                        • Doença causada pelo Trichuris trichiura, antes chamado de tricocéfalo. Sua distribuição mundial é alta, parecida com a do Ascaris.
                                        1. Trichuris trichiura

                                          Annotations:

                                          • Sua larva adulta possui a porção anterior delgada e afilada. O macho (a esquerda) é menor e possui extremidade posterior curvada, e a fêmea (meio) é maior e possui extremidade posterior alongada. O ovo (á direita) possui forma elíptica, e membrana dupla. 
                                          • Sua transmissão é através da ingestão dos ovos que ao passar pelo duodeno libera-se a larva que migra para o ceco onde se desenvolve e copula. Estas liberam os ovos que são eliminados pelas fezes e contaminam o ambiente, água e alimentos. Entre os sintomas estão ulcerações, inflamações intestinais, dores, diarreia e mera eosinofilia. Entre suas complicações está o prolapso retal (em condições maciças) onde ocorre ação espoliadora do intestino. E o diagnóstico é feito pelo método de sedimentação para análise parasitológica.
                                                1. O macho (a esquerda) é menor e possui extremidade posterior curvada, e a fêmea (meio) é maior e possui extremidade posterior alongada. O ovo (á direita) possui forma elíptica, e membrana dupla.
                                                2. Doença causada pelo Trichuris trichiura, antes chamado de tricocéfalo. Sua distribuição mundial é alta, parecida com a do Ascaris.
                                              Show full summary Hide full summary

                                              Similar

                                              Posologia
                                              Letícia Silva
                                              Portaria 344/98
                                              Dayseanne Bugarim
                                              Vias de Administração
                                              Amélia Ferruccio
                                              Anestésicos locais
                                              Amélia Ferruccio
                                              Medicamentos, qual classe? para que servem?
                                              Bruna M
                                              Agonistas e antagonistas adrenérgicos
                                              Amélia Ferruccio
                                              FARMACODINÂMICA
                                              Paula Ceccon
                                              Parasitologia
                                              Verônica dos Santos
                                              Antibióticos
                                              Bruna M
                                              Prova Farmacia
                                              Cursos Professor Jonatã
                                              HISTÓRIA DA FARMÁCIA
                                              glaydson_araujo