Classes gramaticais

Description

6º ano Língua Portuguesa Mind Map on Classes gramaticais, created by Fernando Cordeiro on 29/03/2017.
Fernando Cordeiro
Mind Map by Fernando Cordeiro, updated more than 1 year ago
Fernando Cordeiro
Created by Fernando Cordeiro about 7 years ago
644
1

Resource summary

Classes gramaticais

Attachments:

  1. Substantivo

    Annotations:

    • Classe gramatical que nomeia os seres animados e inanimados, reais ou irreais.
    1. Classificação dos substantivos

      Annotations:

      • Os substantivos podem ser classificados conforme alguns critérios:  1. Quanto a sua composição: SIMPLES X COMPOSTO 2. Quanto a sua especificidade:  COMUM X PRÓPRIO 3. Quanto a sua origem:  PRIMITIVO X DERIVADO 4. Quanto ao seu nível de concretude: CONCRETO X ABSTRATO Há ainda os substantivos que, mesmo no singular, designam grupos, os chamados substantivos COLETIVOS.   
      1. Flexão dos substantivos

        Annotations:

        • Os substantivos podem ser flexionados, isto é, sua forma pode sofrer ajustes a depender do tipo de ideia que expressam num determinado contexto.  Os substantivos podem ser flexionados conforme os seguintes fatores: 1. Flexão de NÚMERO: SINGULAR X PLURAL 2. Flexão de GÊNERO: MASCULO x FEMININO Devemos lembrar aqui dos substantivos BIFORMES (uma forma para o masculino e outra forma para o masculino) e dos UNIFORMES (uma mesma forma tanto para o masculino quanto para o feminino... sobrecomuns; comuns de dois gênero; epicenos).  3. Flexão de GRAU:  NORMAL X AUMENTATIVO X DIMINUTIVO
      2. Adjetivo

        Annotations:

        • ADJETIVO é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Os ADJETIVOS são especialmente importantes na construção de textos DESCRITIVOS, pois ajudam a retratar, criar imagens, a detalhar as características do que está sendo descrito. 
        1. Classificação dos adjetivos

          Annotations:

          • Os ADJETIVOS podem ser classificados em:  SIMPLES: Formado por um só radical. Ex: brasileiro. COMPOSTOS: Formado por mais de um radical. Ex: afro-descendente PRIMITIVOS: É aquele que dá origem a outros adjetivos. Ex: bom DERIVADOS: É aquele que deriva de substantivos ou verbos. Ex: bondoso
          1. Locução Adjetiva

            Annotations:

            • LOCUÇÃO = reunião de palavras. Sempre que são necessárias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa, tem-se locução. Às vezes, uma preposição + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: é a Locução Adjetiva (expressão que equivale a um adjetivo.) Ex: de mãe = materno; de chuva = pluvial; de água = aquático; de cidade = urbano. 
            1. Concordância substantivo e adjetivo

              Annotations:

              • Os adjetivos são DETERMINANTES dos substantivos pois ligam-se diretamente ao substantivo, apresentando suas características. Por esse motivo, dizemos que substantivos e adjetivos CONCORDAM entre si. Isso quer dizer que o adjetivo flexiona-se em GÊNERO e NÚMERO de acordo com a flexão dos substantivos. 
              1. Flexão dos adjetivos

                Annotations:

                • Os adjetivos flexionam-se em GÊNERO, NÚMERO e GRAU, assim como os substantivos.  Merece especial atenção a flexão de GRAU dos adjetivos. Temos dois graus: o COMPARATIVO (o de igualdade, de superioridade e de inferioridade) e o SUPERLATIVO (absoluto e relativo). Dentro do grau SUPERLATIVO, temos a seguinte divisão:  absoluto sintético absoluto analítico relativo de superioridade relativo de inferioridade
              2. Artigo

                Annotations:

                • A classe de palavras dos ARTIGOS é bem pequena. As palavras que a compõe são somente: "o, os, a, as, um, uns, uma, umas".
                1. Classificação dos artigos

                  Annotations:

                  • Os ARTIGOS são classificados em:  DEFINIDOS: O, OS, A, AS Os artigos definidos, como o próprio nome diz, são usados para referir-se a algo já conhecido pelo leitor, definidos e singularizados. Isso quer dizer que, ao utilizá-los, estamos dizendo ao nosso leitor que o substantivo que o acompanha não pode ser qualquer um, existe um referente exato.  INDEFINIDOS: UM, UMA, UNS, UMAS Por sua vez, os artigos indefinidos passam a ideia de que os substantivos fazem parte de um grupo maior, ou seja, não são únicos e se referem a qualquer ser da mesma espécie (um cachorro, não se sabe qual...). Os substantivos determinados por um artigo indefinido ainda não são conhecidos dos leitores, podem estar sendo introduzidos pela primeira vez no texto.
                  1. Flexão dos artigos

                    Annotations:

                    • Os ARTIGOS flexionam-se em GÊNERO (masculino ou feminino) e em NÚMERO (singular ou plural). Como são determinantes do substantivo, concordam com ele em GÊNERO E NÚMERO.
                  2. Verbo

                    Annotations:

                    • O VERBO é a palavra que indica AÇÃO ou PROCESSO; ESTADO ou FENÔMENO DA NATUREZA.
                    1. Flexões verbais

                      Annotations:

                      • Os verbos flexionam-se em:  TEMPO (passado, presente e futuro) MODO (indicativo, subjuntivo e imperativo) NÚMERO (singular e plural) PESSOA (1ª pessoa, 2ª pessoa e 3ª pessoa) Essas flexões aparecem ao mesmo tempo quando o verbo está CONJUGADO, ou seja, quando ele não está em uma de suas formas nominais.
                      1. Conjugações verbais

                        Annotations:

                        • O verbo pode ser de 3 conjugações. 1ª CONJUGAÇÃO: Verbos terminados em -AR. 2ª CONJUGAÇÃO: Verbos terminados em -ER e -OR (pôr, expor, compor, dispor, contrapor, etc). 3ª CONJUGAÇÃO: Verbos terminados em -IR.
                        1. Formas nominais

                          Annotations:

                          • As formas nominais identificam o verbo quando ele equivale a um substantivo, um adjetivo ou um advérbio.  INFINITIVO (substantivo): chegar, mudar, comprar, bater, correr, sofrer, partir, subir, sentir... PARTICÍPIO (adjetivo): estudado, partido, sofrido, sentido, transferido, amassado, abraçado, empurrado... GERÚNDIO (advérbio): andando, pulando, gritando, sofrendo, partindo, saindo...
                        2. Pronome

                          Annotations:

                          • As palavras que substituem ou acompanham um substantivo, indicando a pessoa do discurso a que faz referência, são chamados de PRONOMES. Quando os PRONOMES ocupam o lugar de um substantivo citado anteriormente, são pronomes SUBSTANTIVOS.  Quando os pronomes apenas acompanham o substantivo, são chamados pronomes ADJETIVOS.
                          1. Pronomes pessoais

                            Annotations:

                            • Os pronomes pessoais são aqueles diretamente relacionados às pessoas do discurso:  1ª pessoa do singular: EU  2ª pessoa do singular: TU 3ª pessoa do singular: ELE/ELA 1ª pessoa do plural: NÓS 2ª pessoa do plural: VÓS 3ª pessoa do plural: ELES/ELAS. Além desses pronomes, chamados de pronomes pessoais do caso RETO, temos os pronomes pessoais do caso OBLÍQUO. Estes últimos, são aqueles usados para substituir os pronomes pessoais do caso reto quando eles deveriam complementar o sentido de um verbo.
                            1. Pronomes demonstrativos

                              Annotations:

                              • Os pronomes demonstrativos situam uma pessoa ou um objeto de acordo com a distância que eles mantêm em relação às pessoas do discurso. Os pronomes demonstrativos de 1ª pessoa indicam que o elemento mencionado está perto de quem fala; Os de 2ª pessoa indicam que o elemento mencionado está perto daquele com quem se fala. Os de 3ª pessoa indicam que o elemento mencionado está longe tanto da 1ª pessoa (quem fala), quanto da 2ª pessoa (com quem se fala). 
                              1. Pronomes possessivos

                                Annotations:

                                • Como a denominação indica, os pronomes possessivos indicam a que pessoa do discurso os elementos mencionados pertencem. 
                                1. Pronomes indefinidos

                                  Annotations:

                                  • Os pronomes indefinidos acompanham ou substituem os substantivos, dando-lhes ideia de generalidade, indefinição. Referem-se sempre à 3ª pessoa do discurso. Ex: ninguém, alguém, vários, qualquer, outro, muitas, poucos, etc.
                                  1. Pronomes interrogativos

                                    Annotations:

                                    • As palavras empregadas na formulação de questões diretas ou indiretas são considerados pronomes interrogativos.
                                  2. Advérbio
                                    1. Numeral

                                      Annotations:

                                      • Os NUMERAIS são as palavras que, na linguagem, representam os números e/ou ideias ligadas aos números (conjuntos numéricos, operações, etc). 
                                      1. Classificação dos numerais

                                        Annotations:

                                        • Os NUMERAIS podem ser classificados em:  CARDINAL: quando remetem à ideia de quantidade, de contagem. Ex: dois, quatro, quinze, duzentos, etc. ORDINAL: quando as palavras representam a posição de um ser numa sequência, uma ordem, dizemos que elas são numerais cardinais. Ex: primeiro, terceiro, quinto, décimo primeiro, etc. MULTIPLICATIVO: quando o numeral dá ideia de multiplicação. Ex: dobro, triplo, quíntuplo, etc. FRACIONÁRIO: quando o numeral dá ideia de divisão, ou seja, de fração. Ex: meio, metade, terço, etc. COLETIVO: quando há uma ideia de conjunto numérico definido. Ex: dúzia (12 undades), dezena (10 unidades), milhar (1000 unidades), década (10 anos).
                                      2. Conjunção
                                        1. Preposição
                                          1. Interjeição
                                            Show full summary Hide full summary

                                            Similar

                                            Vestibular - Crase
                                            GoConqr suporte .
                                            Substantivos
                                            Peter Ensi
                                            Francês - Gramática
                                            Laisse Almeida
                                            COMUNICAÇÃO
                                            dcviana25
                                            Gramática - Visão Geral - Fonologia
                                            tiago meira de almeida
                                            Gramática - Fonologia - Quiz I
                                            tiago meira de almeida
                                            ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
                                            Viviana Veloso
                                            GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
                                            Viviana Veloso
                                            SUBSTANTIVOS
                                            Viviana Veloso
                                            ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
                                            trackerian
                                            Português - Gramática
                                            Nikita Northman