O cortiço

Description

Comunicação Escrita e Empresarial Mind Map on O cortiço, created by Lílith Leite on 01/04/2017.
Lílith Leite
Mind Map by Lílith Leite, updated more than 1 year ago
Lílith Leite
Created by Lílith Leite about 7 years ago
38
0

Resource summary

O cortiço
  1. 1. Elementos da narrativa
    1. 1.1 Narrador: Heterodiegético, terceira pessoa e com narrador onisciente: “Jerônimo só voltava a casa ao decair da tarde, morto de fome e de fadiga. A mulher preparava-lhe sempre para o jantar alguma das comidas da terra deles, p.33”.
      1. 1.2 Personagens
        1. a) Protagonista: O cortiço, p.10 e Bertoleza p.05. b) Antagonista: João Romão, p. 05; Miranda, p. 07. c)Secundários: D. Estela, p. 07;Jerônimo p.29; Rita Baiana, p. 22; Paula, p. 19
        2. 1.3 Espaço
          1. a) Físico: Casa do Miranda, p.11 b) Ambiente: Taverna, p. o5.
          2. 1.4 Tempo
            1. a) Cronológico: Chegaram a casa às nove horas da noite, p.121”. b) Psicológico: “[...] ele tomava a sua guitarra [...] dedilhar os fados da sua terra. Era nesses momentos que dava plena expansão ás saudades da pátria, [...] sua alma de desterrado voava das zonas abrasadas da América para as aldeias de sua infância, p. 32”.
            2. 1.5 Enredo
              1. a) Exposição: João Romão foi dono de uma venda no Rio de Janeiro, teve Bertoleza como amante. p. 02; No sobrado, moravam o Miranda, b) Complicação: Esta foi a ocasião em que João Romão levou até Bertoleza uma carta de Alforria, espécie de liberdade à mão de obra escrava. Romão queria liberta-la com o objetivo de trazê-la para consigo. João consegui e obteve sucesso com a nova companheira. c) Clímax: Com o incêndio do cortiço o português João Romão irá reconstruí-lo como “Vila João Romão”: “Vou reedificar tudo isso! – declarou João Romão, [...] E expôs o seu projeto: tencionava alargar a estalagem, entrando um pouco pelo capinzal... p. 276”. d) Desfecho: Com a morte da escrava Bertoleza. João e Miranda estão aptos para unir-se como iguais através do casamento de João com a filha do Miranda: “O senhor adiantou-se dela e segurou-lhe o ombro [...] Bertoleza então, erguendo-se com o ímpeto de anta bravia [...] de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado. p. 340”.
            3. 2. Funções da linguagem
              1. a)Emotiva:“Minha vida tem desgostos, Que só eu sei compreender... Quando me lembro da terra Parece que vou morrer... p.48”. b) Poética: “Mas Jerônimo nada mais sentia, nem ouvia, do que aquela música embalsamada de baunilha, [...]; e compreendeu perfeitamente que dentro dele aqueles cabelos crespos, brilhantes e cheirosos, da mulata, principiavam a formar um ninho de cobras negras e venenosas, [...] p.51.” c)Referencial: “Já não era uma simples taverna, era um bazar em que se encontrava de tudo, objetos de armarinho, ferragens, porcelanas, utensílios de escritório, [...] p.14”. d)Fática: “— Ó peste! dá cá as batatas, que eu tenho mais o que fazer! p.28”. e) Metalinguística: “Henrique era bonitinho, cheio de acanhamentos, com umas delicadezas de menina, p.17”. f) Apelativa: “— Volte logo! p.28”.
              2. 3. Coesão textual
                1. Anáfora: “Augusta meneava a cabeça tristemente sem conceber como havia mulheres que procuravam homem, tendo um que lhes pertencia... p.56”. Catáfora: “[...] Uma cabocla velha, meio idiota, a quem respeitavam todos... p.20”.
                2. 4. Novo Acordo Ortográfico
                  1. Alcateia – p.09” Nas palavras paroxítonas, não se usa mais acento dos ditongos abertos éi e ói. Cinquenta – p.29” O trema foi abolido de todas as palavras portuguesas e aportuguesadas. Mantém-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Maldirigido – p.33” Emprega-se hífen nos compostos com os advérbios BEM e MAL, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h. Pelos – p.46” Pelo novo acordo ortográfico passa a dispensar o acento circunflexo que o distinguia da aglutinação da preposição [per] ao artigo. Zum-zum – p.22” Usa-se o hífen em compostos semelhantes que têm palavras iguais ou semelhantes.
                  2. 10. Importância do curso nos eixos tématicos
                    1. O cortiço retrata a face humana em sua miséria moral e degradante, ferindo as normas de administração e contabilidade. Apresenta como as pessoas estão suscetíveis ao meio social em que são inseridas e, de forma exacerbada, o desejo de enriquecimento ilícito. Nessa narrativa,, percebe-se pessoas de caráter ilibado que apresentam decadência, intensificam a sordidez e avareza, como o personagem João Romão.
                    2. 5. Figuras da linguagem
                      1. Aliteração: “e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo [...] p.170”. Assonância: “[...] que a princípio lhe tirava dos lábios incrédulos sorrisos de morfa, agora, p.17”. Elipse: “Amanhecera um domingo alegre no cortiço, um bom dia de abril. muita luz e pouco calor, p.34”. (omissão de havia) Zeugma: “As tinas estavam abandonadas; os coradouros despidos, p.34”. (omissão de estavam) Polissíndeto:“[...] então o fogoso astro tremeu e agitou-se, e desdobrando-se, abriu-se de par em par em duas asas e principiou a fremir, atraído e perplexo (...). p.93”. Pleonasmo: “A mulher dormia a sono solto, p. 05”. Anáfora: “Escove-a, escove-a! que a porá macia que nem veludo! p. 17”. Antítese: “Conhecia-lhe o temperamento, forte para desejar e fraco para resistir ao desejo, p.10”. Ironia: “—... Isto aqui sua-se muito! É preciso trazer o corpo sempre lavado, que, ao se não, cheira-se mel!p.61". Eufemismo: hiperbole prosopopeia metonimia catacrese sinestesia
                      2. 6. Biografia do autor: Considerado o primeiro do Naturalismo no Brasil, o romancista Aluísio de Azevedo, nasceu em São Luiz, Maranhão, em 14 de abril de 1857. Quando jovem ele fazia caricaturas e poesias, como colaborador para jornnais e revistas do Rio de Janeiro. Seu primeiro romance publicado foi: Uma lágrima de mulher, 1980. Fonte: www.blogdopedroeloi.com.br
                        1. 7. Intertextualidade: Cidade de Deus e Germinal - Émile Zola
                          1. 8. Eixos temáticos
                            1. Ética e moral: “O Botelho, com a sua encanecida experiência do mundo, nunca transmitia a nenhum dos dois o que cada qual lhe dizia contra o outro;” p. 36 Multiculturalismo: “[...] feliz em meter-se de novo com um português, porque, como toda a cafuza, Bertoleza não queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raça superior à sua.” p. 07 Racismo: “...Bertoleza não queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raça superior à sua.” p. 07 Habitação e saneamento: “A casa era boa; seu único defeito estava na escassez do quintal” p. 16 Capitalismo: “[...]às quatro da madrugada estava na faina de todos os dias [...] à noite passava-se para a porta da venda, [...] E o demônio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar,...” p. 09 Corrupção: “[...] furtava à pedreira do fundo...” p. 10
                            2. 9. Mensagem da obra: O ser humano, tanto pobre quanto rico; quanto culto; a peble e a nobreza são corruptos. Moralmente a ponto de transformarem-se em animais.
                              Show full summary Hide full summary

                              Similar

                              O cortiço
                              Cintia Pontes
                              O Cortiço
                              Felipe Romani
                              O Cortiço
                              Guilherme Mello
                              Literatura
                              Bruno Valones
                              10 Basic English Questions - Quiz 1
                              Leo JC
                              GCSE English Literature: Of Mice and Men
                              mia.rigby
                              Cells, Tissues and Organs
                              yusanr98
                              Business Studies Unit 1
                              kathrynchristie
                              Certification Prep_1
                              Tonya Franklin
                              SFDC App Builder (76-100)
                              Connie Woolard