Níveis de organização em Biologia

Description

Biologia Mind Map on Níveis de organização em Biologia, created by rodrigo-marinho1 on 05/20/2014.
rodrigo-marinho1
Mind Map by rodrigo-marinho1, updated more than 1 year ago
rodrigo-marinho1
Created by rodrigo-marinho1 almost 11 years ago
56
0

Resource summary

Níveis de organização em Biologia
  1. Átomo
    1. Molécula
      1. Organela
        1. Células
          1. Tecidos
            1. Orgãos
              1. Sistemas
                1. Organismos
                  1. População
                    1. Comunidade
                      1. Ecossistema
                        1. Biosfera
                          1. A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra. A biosfera é a mais alta de todas as hierarquias.
                          2. O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de ecossistema. Por exemplo, uma população de jacarés que está tomando sol em cima de uma pedra, nas margens de um rio.
                          3. O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade. O “Cerradinho”, uma reserva ecológica dentro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é uma comunidade que abriga diferentes populações de plantas e animais nativos da região.
                          4. Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies, e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.
                          5. A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.
                          6. Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que se trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal; por exemplo, o sistema digestório, que é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestinos, glândulas, etc.
                          7. Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos. Por exemplo, o coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso.
                          8. Os tecidos são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais.
                          9. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células, cada uma com sua função específica.
                          10. As organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas.
                          11. Uma molécula é uma entidade eletricamente neutra que possui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante ligação covalente.
                          12. Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
                          Bruno Fernandes3682
                          Quiz Sobre Genética
                          Marerodrigues
                          Glossário de Biologia
                          GoConqr suporte .
                          Sistema Respiratório - Biologia
                          GoConqr suporte .
                          Sistemas do Corpo Humano
                          GoConqr suporte .
                          2a Lei de Mendel
                          Andrea Barreto M. Da Poça
                          A Célula
                          Nathalia - GoConqr
                          Exercícios- Tipos de Reprodução
                          Andrea Barreto M. Da Poça
                          Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
                          renpv
                          Ecologia I
                          kyungsos