Estudar para Exame da Ordem: 8 passos

Description

Estudar para o Exame da Ordem - 8 passos para todos seguirem
Alessandra S.
Mind Map by Alessandra S., updated more than 1 year ago
Alessandra S.
Created by Alessandra S. over 10 years ago
2821
5

Resource summary

Estudar para Exame da Ordem: 8 passos

Annotations:

  • http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-estudar-para-oab
  1. A primeira coisa que você deve ter em mente é que você não vai recuperar 5 anos de faculdade em apenas um, por isso é essencial que desde cedo você comece a se dedicar aos seus estudos. O exame da ordem é um exame que requer atenção e para que você consiga realizá-lo com sucesso nas duas fases que o compõe primeiramente você deve se concentrar na primeira fase.
    1. A primeira fase requer muita atenção, é uma prova objetiva com 80 questões. O candidato que acertar no mínimo 40 é qualificado e passa para a segunda fase do exame da ordem. Para a primeira fase você deve estudar fazendo um apanhamento de tudo o que você viu até o presente momento do seu curso. Procure não se ater a mínimos detalhes, pois não há tempo para isso, você deve estudar de forma genérica porque são todas as máterias que serão abrangidas pela primeira fase.
      1. Uma excelente dica é você adentrar no site próprio da OAB, acesse o link: http://www.oab.org.br e, procure pelas últimas provas realizadas, leia as perguntas com atenção e suas alternativas e tente respondê-las sem ver o gabarito e, após confirme suas respostas. É essencial esse procedimento, nenhum candidato deve fazer o exame da ordem sem antes ver como é o critério que se usa para o formulamento das perguntas e respostas.
        1. Outra ótima sugestão é você comprar aqueles pequenos livrinhos e apostilas que são vendidos em bancas de revistas e jornais, são simples e pequenos mas são de grande utilidade pois abrangem coisas específicas e no momento é disso que você precisa, de algo simples, prático e rápido. Não estude por livros imensos, nem artigos de internet enormes, procure por coisas práticas, por sínteses.
          1. O famoso cursinho também é muito bem vindo, o critério que eles trabalham é com as últimas 15 provas realizadas pela OAB, eles focam nas últimas perguntas que caíram no exame, trabalham com algo específico e personalizado, por isso é de grande valia.
            1. Para a segunda fase da OAB você deve tirar a nota 6,0 no mínimo, a prova é composta de 4 perguntas valendo cada uma 1,25, todas sendo situações problemas e mais uma peça profissional que vale 5,0 pontos. Para esta fase primeiramente você deve escolher que matéria você quer realizar, pois há a possibilidade de você escolher entre qualquer máteria de Direito que lhe agrada, e a matéria escolhida por você fará com que a sua peça seja da mesma matéria.
              1. Depois de escolher o ramo do Direito que você irá realizar a sua peça e responder as suas 4 perguntas, procure memorizar a estrutura das peças, por exemplo, se você escolheu fazer Direito Penal, você deve memorizar por exemplo como é feita uma apelação no âmbito penal, como é feito o relaxamento de prisão, dentre outras. Procure memorizar o máximo número de peças relativas a máteria que você escolheu, tente decorar a estrutura, pois o caso é específico e somente na hora você irá saber, mas é importante que você saiba montar a peça, pois é somente na hora que você fará a fundamentação, podendo utilizar Código da matéria escolhida para te auxiliar no fazimento da prova.
                1. Desta forma, para a segunda fase do exame da OAB não há muito segredo, o mais importante é você escolher a matéria que você mais gosta e não a que ache mais fácil, pois embora a matéria que você goste possa parecer mais díficil com certeza na hora de fazer a estrutura da peça você terá muito mais facilidade em montá-la do que escolhendo uma matéria que você ache mais simples. E memorize as estruturas das peças relativas a matéria que você escolheu, isso é essencial para a realização de uma boa prova. Seguindo essas dicas com certeza você vai gabaritar o exame da ordem por completo.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  O que estudar para a OAB
                  GoConqr suporte .
                  15 matérias mais cobradas na OAB
                  GoConqr suporte .
                  O que estudar para Exame da Ordem
                  GoConqr suporte .
                  Mapa da prova da OAB 1a Fase-Distribuição de Questões
                  Treinador OAB
                  Estudando com Provas anteriodes da OAB-1a Fase
                  Treinador OAB
                  Simulado OAB
                  Alessandra S.
                  DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS #6
                  Eduardo .
                  Etica da Advocacia
                  kellisim
                  TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
                  Eduardo .
                  Revisão de Direito Penal
                  Alice Sousa
                  Espécies de Agente Público
                  Gik