COLUNA VERTEBRAL

Lilian Dias
Mind Map by Lilian Dias, updated more than 1 year ago
Lilian Dias
Created by Lilian Dias about 3 years ago
28
1

Description

Mind Map on COLUNA VERTEBRAL, created by Lilian Dias on 09/24/2017.

Resource summary

COLUNA VERTEBRAL
1 REGIÕES DA COLUNA VERTEBRAL
1.1 1- COLUNA VERTEBRAL CERVICAL
1.1.1 CARACTERÍSTICA DA VÉRTEBRA CERVICAL
1.1.1.1 São as menores vértebras e se distinguem das demais por um forame no processo transverso. A posição anatômica das vértebras é facilmente identificada pelo processo espinhoso que é posterior e inferior.
1.1.1.2 ATLAS
1.1.1.2.1 Primeira vértebra cervical e sua característica mais marcante é não possuir corpo vertebral. Funciona comoum apoio ao crânio.
1.1.1.3 ÁXIS
1.1.1.3.1 Segunda vértebra cervical e sua característica mais marcante é o seu dente, que a distingue facilmente das demais vértebras.
1.2 2- COLUNA VERTEBRAL TORÁCICA
1.2.1 CARACTERÍSTICA DA VÉRTEBRA TORÁCICA
1.2.1.1 Distinguem-se das demais pela presença de fóvea costal no corpo vertebral onde se articulam as cabeças das costelas.
1.3 3- COLUNA VERTEBRAL LOMBAR
1.3.1 CARACTERÍSTICA DA VÉRTEBRA LOMBAR
1.3.1.1 Não possui forame no processo transverso e fóveas costais no corpo vertebral. Possuem um processo transverso alongado podendo ser chamado de processo costal e seu corpo vertebral é grande e largo.
1.4 4- SACRO
1.4.1 CARACTERÍSTICAS DO SACRO
1.4.1.1 É constituído por cinco vértebras fundidas. É grande e triangular, estando situado na parte posterior da pelve. Sua face ventral é côncava e a face dorsal convexa caracterizando uma cifose.
1.5 5- CÓCCIX
1.5.1 CARACTERÍSTICA DO CÓCCIX
1.5.1.1 É um pequeno osso triangular situado na extremidade caudal da coluna vertebral, sendo formado por quatro ou cinco vértebras fundidas.
2 Se estende desde a base do crânio até a extremidade caudal do tronco. Divide-se em coluna vertebral cervicais: 7 vértebras. Torácicas: 12 vértebras. Lombar: 5 vértebras. Sacro: 5 vértebras. Cóccix: 4 a 5 vértebras.
3 CARACTERÍSTICA DO DISCO INTERVERTEBRAL
3.1 Também é chamado de fibrocartilagem intervertebral, é um disco de cartilagem localizado entre duas vértebras adjacentes da coluna vertebral, que atua possibilitando a propagação dos movimentos às vértebras, além de atuar como ligamento, assegurando que as vértebras permaneçam unidas
3.2 ESTRUTURA DO DISCO INTERVERTEBRAL
3.2.1 É formado por dois componentes: o anel fibroso e o núcleo pulposo. O anel fibroso é composto por uma porção periférica de tecido conjuntivo denso e sua maior extensão é composto por diversas camadas de fibrocartilagem, cujos feixes colágenos se dispõem em camadas concêntricas.
3.2.1.1 O núcleo pulposo é formado por fibras soltas que ficam suspensas num líquido viçoso rico em ácido hialurônico, juntamente com uma pequena quantidade de colágeno. Funciona como um amortecedor, e separa as vértebras umas das outras. Estas estruturas variam de forma, tamanho e espessura ao longo da coluna vertebral.
4 COMPROMETIMENTOS
4.1 CERVICAL: hérnia discal, estenose, espondilose, doença discal degenerativa, osteófitos, lordose cervical.
4.2 TORÁCICA: hérnia discal, estenose, compressão/fratura, cifose.
4.3 LOMBAR: hérnia discal, estenose, espondilose, doença discal degenerativa, protusão discal, osteófitos, lordose lombar.
4.4 SACRO: espondilite anquilosante
4.5 CÓCCIX: cocciodinea
Show full summary Hide full summary

Similar

Animais
Liana Garces
Coluna vertebral (região torácica)
CAROLINA MARTINS GARCIA
Anatomia I - Básico + Vérterbras
Leonardo Peron Peron
Quiz - Anatomia - Coluna Vertebral
Natália Abitbol
Computing Hardware - CPU and Memory
Shantal K Green
10 good study habits every student should have
Paras Garg
Organigramas
Sindy Deydania
DESARROLLO DE COMPETENCIAS
damary acevedo
HABEAS CORPUS- CASO OLLANTA HUMALA Y NADINE HEREDIA
Silvia Maria Tito Ascue
MAPA MENTAL EDUCACION Y PEDAGOGIA
Jose Alberto Zequeira Pérez
Consejos para Realizar un Resumen
marianela aguilera