O que é dança?

Description

Educação Física Mind Map on O que é dança?, created by Rosa Mendonça on 29/09/2017.
Rosa Mendonça
Mind Map by Rosa Mendonça , updated more than 1 year ago
Rosa Mendonça
Created by Rosa Mendonça over 6 years ago
16
1

Resource summary

O que é dança?
  1. HISTORICIDADE
    1. DANÇA
      1. TEATRO

        Annotations:

        • O Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.
        1. MÚSICA

          Annotations:

          • A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humanaNão se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função. A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre gêneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
          1. Definição:

            Annotations:

            • A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). O que significa COREOGRAFIA? é arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança. Em toda forma de balé existe uma coreografia, no balé clássico ela é composta por um grupo de movimentos mais padronizados, na dança moderna os movimentos são mais livres e na dança contemporânea há quase uma quebra do conceito de coreografia já que, ao contrário das outras duas os movimentos são tão livres que nem sempre há uma representação gráfica.A coreografia serviria portanto para descrever a dança que será executada, ou melhor, a coreografia é o conjunto de movimentos e a sequência deles que compõe a dança que segue uma trilha musical. Muito embora haja espetáculos de dança contemporânea sem trilha musical. Neste sentido as variações de uma coreografia seriam as diferentes formas de interpretação para uma determinada coreografia de acordo com a qualidade técnica e opção artística dos bailarinos.Expressão corporal onde os desenhos coreográficos são formados através de movimentações. Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela
            1. Origem:

              Annotations:

              • Antigo Egito - Danças astro-teológicas em homenagem a Osíris.  Grécia - Jogos Olímpicos Os Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica.
          2. ARTES CÊNICAS NA ANTIGUIDADE

          Media attachments

          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Quiz de Educação Física
          mrspickles
          O contexto da Educação Física na escola
          Luciano Gurski
          BENEFICIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
          Isaac Rodrigues
          Psicomotricidade
          Luciano Gurski
          Conhecimentos Educação Física - 2º ciclo
          andreiajmateus
          Avaliação - Práticas corporais de aventura
          Rodrigo da Rosa Madeira
          Conhecimentos Educação Física 3º ciclo
          barbosavm
          Quiz - Sistema Respiratório - mais em: iago-medeiros.blogspot.com.br
          Iago Medeiros
          Baralho dos Conhecimentos Educação Física 3º Ciclo
          barbosavm
          Hipertrofia e hiperplasia muscular
          Ariosvaldo Meneses Santos
          Handebol
          Hug Miau