Metronidazol

Description

Mind Map on Metronidazol, created by Bruno Furini on 19/06/2018.
Bruno Furini
Mind Map by Bruno Furini, updated more than 1 year ago
Bruno Furini
Created by Bruno Furini almost 6 years ago
20
1

Resource summary

Metronidazol
  1. Farmacocinética
    1. Absorção e Distribuição
      1. Disponível nas formas oral, tópica e intravenosa, é quase totalmente absorvido no tubo digestivo. A meia-vida plasmática é de 8 horas. Apenas 10% se liga a proteínas plasmáticas, distribuindo-se amplamente, atingindo níveis terapêuticos em diversos fluidos orgânicos, como secreção vaginal, líquidos seminais, saliva, bile e líquor. Atravessa a placenta atingindo no feto as mesmas concentrações que na mãe, devendo ser evitado na gravidez. É excretado no leite materno. Tem a característica de penetrar e agir no conteúdo de coleções como empiema, abscesso hepático e ouvido médio.
      2. Metabolização e Excreção
        1. É metabolizado principalmente pelo fígado. A maior parte é excretada pelos rins (60 a 80%) e o restante nas fezes. O ajuste de dose na insuficiência renal só é feito se houver insuficiência hepática concomitante, pois os metabólitos têm baixa toxicidade.
      3. Farmacodinâmica
        1. Após a entrada na célula, por difusão passiva, o ATB é ativado por um processo de redução. O grupo nitro da droga atua como receptor de elétrons, levando à liberação de compostos tóxicos e radicais livres que atuam no DNA, inativando-o e impedindo a síntese enzimática das bactérias. As bactérias aeróbicas não possuem enzimas que reduzam a droga, e não formam, portanto, os compostos tóxicos intermediários com atividade antibacteriana.
        2. Da classe dos Nitroimidazólicos, o metronidazol é um bactericida potente, com excelente atividade contra bactérias anaeróbicas estritas (cocos G + , bacilos G - , bacilos G + ) e certos protozoários, como amebíase, tricomoníase e giardíase.
          1. Mecanismo de Resistência
            1. Bactérias sensíveis raramente desenvolvem resistência. Esta pode resultar da diminuição da permeabilidade bacteriana ao ATB, ou mais frequentemente, pela diminuição da capacidade de realizar a redução intracelular.
            2. Indicações Clínicas
              1. Usado para tratar grande variedade de infecções por anaeróbios, como abscesso cerebral, pulmonar, bacteremia, infecções de partes moles, osteomielite, infecções orais e dentárias, sinusite crônica, infecções intra-abdominais. É a terapia inicial no tratamento da colite pseudomembranosa (por via oral), indicado no tratamento do tétano, sendo considerado por alguns como antimicrobiano de primeira escolha. Pode ser associado à claritromicina ou à amoxicilina no tratamento do H. pylori e é eficaz no tratamento da vaginose bacteriana (Gardnerella vaginalis).
              2. Efeitos Adversos
                1. Manifestações mais comuns são: cefaleia, náuseas, secura e gosto metálico na boca. Eventualmente ocorrem vômitos, diarreia e desconforto abdominal, glossite e estomatite, comumente associadas à candidíase; zumbidos, vertigem, convulsões, ataxia cerebelar, neuropatia periférica são raros, ocorrendo com uso prolongado e em doses altas, levando à suspensão das drogas; raramente ocorrem urticária, exantema maculopapular, queimação uretral à micção, cistite e ginecomastia. Embora usado no tratamento da colite pseudomembranosa, há raros relatos da doença associada ao metronidazol. A reação tipo “dissulfiram” caracteriza-se por desconforto abdominal, rubor, vômitos e cefaléia e ocorre quando o paciente ingere bebidas alcoólicas durante o tratamento com metronidazol; embora seja incomum, o paciente deve ser orientado sobre este efeito. É contraindicado no primeiro trimestre da gestação, mas pode ser usada quando houver necessidade real nos trimestres restantes e durante a amamentação.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                ANTI-PROTOZOÁRIOS / AMEBICIDAS
                Juliana Lima
                Subh Milis le Seamus O Neill
                l.watters97
                GCSE Biology 4 OCR - The Processes of Life
                blairzy123
                GCSE Chemistry C2 topic notes
                imogen.shiels
                AQA AS LAW, Unit 1, Section A, Parliamentary Law Making 1/3
                Nerdbot98
                The Many Conjugations of Spanish! Wow!
                hannahkathryn5
                Biology B1.3
                raffia.khalid99
                2.1.4 Data Representation
                Lavington ICT
                The Rise of the Nazis
                shann.w
                Chemical Reactions and Solutions
                Adelene Somerville
                New PSBD Question
                gems rai