Conjunções

Julia Nowinski
Mind Map by Julia Nowinski, updated more than 1 year ago
Julia Nowinski
Created by Julia Nowinski over 2 years ago
5
0

Description

Mapa Mental conjunçoes, criado por Julia Nowinski em 07-08-2018.
Tags

Resource summary

Conjunções
1 Coordenativas
1.1 Aditivas:expressam soma- e, mas, ainda, também, nem.
1.1.1 Explicativas: expressam explicação- pois(antes do verbo), porquanto, porque, por.
1.1.2 Adversativas:expressa oposição- contudo, entretanto, porém, todavia.
1.1.3 Conclusivas: expressam conclusão- assim, então, logo, por, portanto.
1.1.4 Alternativas: expressam alternância- já, ou, ora, quer.
2 Subordinativas
2.1 Causais: São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa-Porque,pois, porquanto,como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que.
2.2 Concessivas:São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la-Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.
2.3 Condicionais: As conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal-Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.
2.3.1 Integrantes: São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração-As conjunções são: que e se.
2.4 Conformativas: São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal-Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante.
2.5 Finais:As conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal- Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que.
2.6 Temporais: As conjunções temporais são aquelas que indicam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo- Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).
2.7 Comparativas: São aquelas que iniciam uma oração que encerra o segundo integrante de uma comparação, de um confronto- Que, do que (usado depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior) Qual (usado depois de tal) Como, assim como, bem como
2.7.1 Consecutivas São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior. Que (precedido de tão, tal, tanto) De modo que De maneira que
2.8 Proporcionais: conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada em que mencionamos um fato realizado para realizar-se simultaneamente com o da oração principal- À medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (no sentido de mais), quanto mais... (no sentido de tanto mais), quanto mais... (no sentido de menos), quanto menos... (no sentido de menos), quanto menos... (no sentido de tanto menos), quanto menos (no sentido de mais), quanto menos (tanto mais).
Show full summary Hide full summary

Similar

Conjunções
GoConqr suporte .
Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Cristina Brasão
FIGURAS DE LINGUAGEM
Jorge Oliveira
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Beatriz Canella Borges
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
FIGURAS DE LINGUAGEM
Lohany Marins
FIGURAS DE LINGUAGEM
Maria Gabriela
Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Lavínia Harumi
Pronomes
rosemeri martins