Região Norte e Centro-oeste

andrea_robson
Mind Map by andrea_robson, updated more than 1 year ago
andrea_robson
Created by andrea_robson about 6 years ago
99
3

Description

Mind Map on Região Norte e Centro-oeste, created by andrea_robson on 11/18/2014.

Resource summary

Região Norte e Centro-oeste
1 Norte
1.1 Características
1.1.1 maior região brasileira; ocupa mais de 42% do país; segunda menos populosa; é pouco povoada; apresenta a maior Bacia e a maior floresta do mundo.
1.1.2 Localização Geográfica
1.1.2.1 atravessada pela linha do Equador, está em baixa latitude; uma pequena parte no hem. Norte e a maioria no sul; apresenta a maior fronteira internacional do país; muitas vezes é confundida com a Amazônia, mas uma região não corresponde exatamente com a outra, a floresta se estende além do território brasileiro e abrande terras do Maranhão e Mato Grosso.
1.1.3 Vegetação
1.1.3.1 predomínio da floresta Amazônica ou Amazônia, além de vegetação de mangue (litoral do Amapá e Pará) e cerrado; Amazônia: grande biodiversidade; produz seu próprio alimento; densa (dossel), árvores altas, higrófila, perenefólia, heterogênea, solo pobre em nutrientes (serrapilheira); interfere na chuva. níveis da floresta: mata de igapó, várzea e terra firme (pág. 249); desmatamento: empobrecimento do solo.
1.1.4 Clima e Relevo
1.1.4.1 Clima equatorial: quente e úmido o ano todo, baixa amplitude térmica. Relevo: predomínio de áreas baixas e planas (planícies, planaltos e depressões); Na fronteira com Venezuela, Guiana e Colômbia surge o Planalto das Guianas: ponto culminante do país – Pico da Neblina – com 2993 m no estado do Amazonas.
1.1.5 Hidrografia
1.1.5.1 Maior bacia hidrográfica do planeta: 20 % da água doce do mundo – Amazônica: predomínio no Brasil; Rio Amazonas: nasce no Peru na Cordilheira dos Andes, entra no Brasil com o nome de Solimões, ao encontrar o rio Negro passa a se chamas Amazonas – maior rio em extensão e volume de água – deságua na Ilha de Marajó – maior ilha fluvio-marinha do mundo. Bacia Tocantins-Araguaia – 2ºmaior potencial hidrelétrico do país.
1.1.6 Povoamento
1.1.6.1 início: povos nativos; diferentes tribos, estima-se cerca de 300 mil nativos; Criação de parques como o Xingu – vivem da caça, pesca e extrativismo, passam suas tradições para outras gerações, enfrentam invasões de garimpeiros, madeireiros, grileiros, mineradores, gerando violência e risco aos nativos.
1.1.6.2 início: drogas do sertão ou busca de índios; ocupação e integração com outras áreas do Brasil com o ciclo e industrialização da borracha (final do séc. XIX)- mudanças na cultura, economia, arquitetura e política; déc. de 1960: projetos do governo para integrar a região: construção de rodovias, abertura de áreas para agropecuária, abertura de áreas de exploração mineral e a criação da Zona Franca de Manaus. apresenta muitos mestiços e migrantes de outras áreas do país.
1.1.7 Transporte
1.1.7.1 a maioria do transporte é feita pelos rios – hidrovia; aeroporto de Manaus – 3º em importância do Brasil – mercadorias; transporte rodoviário precário: distâncias, chuva, floresta densa, além da dificuldade de fazer, há também a dificuldade em manter – a principal é a Transamazônica - não foi totalmente pavimentada.
1.1.8 A fronteira entre a selva e a cidade
1.1.8.1 região pouco urbanizada; maiores cidades: Manaus e Belém; preocupação do governo: soberania sobre a Amazônia – monitoramento por radares e satélites.
1.1.9 Agropecuária
1.1.9.1 crescimento do agronegócio; diminuição dos minifúndios e aumento dos latifúndios; desmatamento para a bovinocultura extensiva e para o cultivo, principalmente de soja, outros produtos - guaraná, arroz, cacau, mandioca, cupuaçu, coco, juta, frutas e pimenta-do-reino; o desmatamento tem provocado grandes problemas ambientais.
1.1.10 Extrativismo
1.1.10.1 Vegetal: madeira, látex (não como no séc. XIX e início do XX). Mineral: atividade muito importante na região- ouro em Serra Pelada (PA), ferro e alumínio na Serra dos Carajás(PA). Animal: pesca sempre foi importante, atualmente está virando uma atividade predatória.
1.1.11 Indústria
1.1.11.1 industrialização recente; importância com a criação da Zona Franca de Manaus: criada com o objetivo de incentivar o desenvolvimento na região, onde as empresas produzem sem a necessidade de pagar impostos ou eles são reduzidos e também atrair trabalhadores, as empresas são principalmente da área de eletroeletrônicos.
2 Centro-Oeste
2.1 Estados:
2.1.1 Mato Grosso(MT)
2.1.2 Mato Grosso do Sul(MS)
2.1.3 Goiás(GO)
2.1.4 Distrito federal-Brasília
2.2 Características
2.2.1 18,86% do território basileiro
2.2.2 Segunda maior região em extensão
2.2.3 Menos populosa
2.2.4 Única não banhada pelo mar
2.2.5 Faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai
2.2.6 Única com fronteira com todas as outras regiões do Brasil
2.2.7 Abriga a capital do país Brasília
2.2.8 Vegetação
2.2.8.1 Cerrado
2.2.8.1.1 Predomina na região
2.2.8.2 Floresta Amazônica
2.2.8.2.1 encontra-se no norte do mato grosso
2.2.8.3 Pantanal
2.2.8.3.1 abriga paisagens de campos, cerrado e florestas
2.2.9 Clima
2.2.9.1 predomina o clima tropical : quente o ano todo, com a presença de duas estações bem definidas: um verão úmido e o inverno seco; as temperaturas médias são altas o ano todo, porém nas áreas de planaltos elas são mais amenas (tropical de altitude); em Brasília e cidades vizinhas, o clima seco faz a umidade do ar cair para 12% nos meses de agosto; no norte do Mato Grosso predomina o clima equatorial.
2.2.10 Relevo
2.2.10.1 caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, fato esse que desencadeou os chapadões na região,é ocupada em grande extensão pelos planaltos; depressões; planícies fluviais. Planície do Pantanal caracteriza-se por apresentar, em algumas épocas do ano, regiões alagadas devido as cheias do rio Paraguai e seus afluentes. (ver pecuária)
2.2.11 Ocupação
2.2.11.1 seu povoamento é consequência dos fluxos migratórios, isso ocorreu primeiramente devido ao transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas do Centro-Oeste; além da atuação dos bandeirantes paulistas que procuravam minérios; construção de Brasília- década de 1950 atraiu muitos trabalhadores- candangos; a  inauguração de Brasília, em 1960, pelo presidente JK, atraiu para a região migrantes de todo o Brasil que buscavam melhores condições de vida.
2.2.12 Economia
2.2.12.1 fornecer produtos para abastecer as indústrias principalmente do sudeste do país e também para exportação. a agricultura comercial (mecanizada) é praticada em larga escala, onde destacam-se o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região. na pecuária destaca-se a criação de gado de forma extensiva, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos, durante as cheias o gado é levado para as áreas mais altas.
2.2.12.2 a agroindústria de Anápolis- GO, o maior do estado, atraiu vários investimentos para a região; indústrias farmacêuticas de pequeno e grande porte, indústria de fertilizantes, madeireiras, indústria automobilística e de maquinário agrícola, entre outras. no Maciço do Urucum, nas proximidades de Corumbá-MS, destaca-se a atividade mineradora de ferro e de manganês, uma das maiores do mundo. turismo: o Pantanal, em função de suas belezas naturais, é um dos destaques turísticos da região, Caldas Novas em Goiás (estância hidrotermal), Bonito etc.
2.2.13 Povos Nativos
2.2.13.1 abriga grande quantidade de povos nativos; muitas tribos ainda não sofreram aculturação; perda de terras para latifundiários, mineradores, madeireiros; terras griladas: adquiridas com documentos falsos (pág. 229); criação de parques indígenas (Xingu, Araguaia); trabalho nos latifúndios ou migração para as cidades.
Show full summary Hide full summary

Similar

THE CASES - GERMAN
Holly Miles
Cold War Causes Revision
Tom Mitchell
GCSE Biology Quiz
Andrea Leyden
GCSE AQA Biology 2 Cells & Diffusion
Lilac Potato
The Cold War: An Overview
Andrea Leyden
PuKW - STEP 1 (mögliche Prüfungsfragen/Prüfungsvorbereitung)
Steven Lee
GCSE Maths: Statistics & Probability
Andrea Leyden
CCNA Security 210-260 IINS - Exam 2
Mike M
El proyecto de empresa
Jaqueline Rivera
Vectores en R2 y R3: Noción de distancia, definición algebraica de vector.
duwan parra carrillo
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Karol Gonzalez