Da Revolução Urbana à Revolução Industrial

Description

Mapa Mental em Da Revolução Urbana à Revolução Industrial, criado por Flávia de Lazari Tolotto em 10-04-2019.
Flávia  de Lazari Tolotto
Mind Map by Flávia de Lazari Tolotto, updated more than 1 year ago
Flávia  de Lazari Tolotto
Created by Flávia de Lazari Tolotto about 5 years ago
36
1

Resource summary

Da Revolução Urbana à Revolução Industrial
  1. Revolução Urbana

    Annotations:

    • Revolução Agrícola evoluiu para a Revolução Industrial, onde hoje é o antigo Oriente Médio, países evoluirão para a pré-história. Desenvolvimento de cidades da civilização suméria, colonizadores da Mesopotâmia, sociedade de irrigação. 
    1. As primeiras organizações e seus administradores

      Annotations:

      • Desenvolvimento de cidades da civilização suméria, colonizadores da Mesopotâmia, sociedade de irrigação. 
      1. Egito

        Annotations:

        • 3100 a.C Era cristã Vida estável Inundação,cultivo e seca Estrela Sirius 365 dias  pirâmide Quéops  Novo Império 
        1. Babilônia e Assíria

          Annotations:

          • 2000 a.C. Sumérios  Placas de argila Mensagem do rei  Canal de irrigação  Hamarábi  Século XIV a.C., assírio foram derrotados pelo vassalos, os babilônios dominaram a Mesopotâmia. Rei Nabucodonosor 
        2. China

          Annotations:

          • Séc. XXIV a.C. Soluções em sua admistração pública.  Imperador Yao. Princípio da assessoria. Dinastia Chou. Oito regulamentos.
          1. Sun-Tzu

            Annotations:

            • Sun-Tzu autor chinês.  Séc. IV a.C.  Estratégia militar.  A arte da guerra Campanha de Mao Tsé-Tung e Ho Chi Minh. No ano 221 a.C., ocorreu a unificação da China, o rei do povo chamada Ch'in assumiu o nome de Shih Huang-Ti, "Primeiro imperador soberano", iniciou dois projetos importantes , o primeiro foi a construção de uma rede de estradas, o segundo foi a conclusão das muralhas que protegiam as fronteiras do norte, centenas de milhares de pessoas foram empregadas neste empreendimento, foi o maior projeto da História,
            1. Confúcio e Mêncio

              Annotations:

              • Um dos princípios da filosofia de Confúcio é o da importância das pessoas deve basear-se no mérito. A capacidade e a excelência moral, segundo Confúcio, habilitam as pessoas a ser líderes, e não o berço. O mérito tem por base o conhecimento.  A administração criado por Shih Huang-Ti substituiu o sistema feudal em que o poder dependia de nascimento e de força militar. Mêncio manifestou preocupação com o profissionalismo na administração pública. 
            2. Grécia

              Annotations:

              • Séc. V a.C. Periodo de produção e ideias e soluções que influenciaram a administração das organizações de todo tipo. Democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei. 
              1. Democracia e Ética

                Annotations:

                • Administração democrática de suas cidades-estados. Democracia participativa grande inovação. Legislador Solon, lançou as bases da democracia ateniense  Platão.
                1. Método

                  Annotations:

                  • O método de procurar o verdadeiro conhecimento sobre a natureja e do Universo e do ser humano por meio da investigação sistemática. Platão, especulação conceitual. Aristóteles, estudo da realidade. 
                  1. Qualidade

                    Annotations:

                    • Qualidade entre os gregos era o ideal da excelência, aretê. Qualidade como sinônimo de melhor e nível mais alto de desempenho são conceitos que continuam atuais depois de séculos.
                  2. Roma

                    Annotations:

                    • Séculos VII a.C. e IV d.C., marca o fim do Império no Ocidente. Três sistemas diferentes de governo, realeza, república e império.  A má administração ajudou a destruir Roma no final do seu longo período de glória.
                    1. Construção e Administração do Império

                      Annotations:

                      • Organização e administração de um império multinacional.  A extensão do território criou grande problemas para os administradores romanos.  Três princípios na administração do império: dividir para governar( divide et impera) fundar colônias e construir estradas.
                      1. Admistração financeira

                        Annotations:

                        • Principais aspectos das instituições romanas, perspectiva da história da administração. Tributum. A tributação era uma das principais fontes de receita do Estado.  Sócios portadores de ações. Direito Romano  Dominium. 
                        1. Forças armadas

                          Annotations:

                          • Força intrínseca. Exército romano.  Centuriões. 
                        2. Período Medieval

                          Annotations:

                          • A Igreja Católica herdou muitas tradições administrativas dos romanos, começando pela administração do território, como suas dioceses, províncias e vigários. A estrutura geográfica, a Igreja acrescentou uma poderosa administração central com diversas assessorias criadas ao longo dos séculos. 
                          1. Sistema Feudal

                            Annotations:

                            • No terreno político, a administração geográfica dos romanos transformou-se no sistema feudal.  A principal lição que esse período ensina aos estudiosos da administração é a importância do interesse comum.
                            1. Organização do trabalho

                              Annotations:

                              • No terreno político, administração geográfica dos transformaram-se no sistema feudal. A principal lição esse período ensina aos estudiosos da administração é importância do interesse comum.
                            2. Renascimento

                              Annotations:

                              • Renascimento é o período de surgimento e consolidação do estado moderno. Os barões feudais perderam o poder. A concentração de pessoas em grandes contingentes urbanos aumentaram complexidade dos problemas. Aprimorando as estruturas e técnicas administrativas. O Renascimento foi movido por valores humanistas, a melhoria da condição individual, pessoal.
                              1. Capitalismo Mercantil

                                Annotations:

                                • O capitalismo mercantil ou mercantilismo, expandiu a partir do século XV, trouxe profunda mudança nas práticas da administração dos negócios. Surgiram ainda os intermediários e agenciadores de matéria-prima e mão-de-obra.
                                1. Veneza

                                  Annotations:

                                  • No século XV Veneza é uma poderosa concentração de homens de negócio que tinha um forte presença do cenário político. A complexidade e o volume das operações comerciais industriais tornaram necessário enfatizar o controle e a documentação.
                                  1. Maquiavel

                                    Annotations:

                                    • Das inúmeras ideias renascentistas a respeito da administração as de Maquiavel conta se entrou os mais influentes. O nome de Maquiavel ficou para posteridade como Sinônimo de mal-intencionada, que é sentido do adjetivo maquiavélico. Maquiavel pode ser entendido como um analista do poder e do comportamento dos dirigentes em organizações complexas.
                                    1. Reforma

                                      Annotations:

                                      • No século XVI, reforma protestante. Certos valores que influenciavam a cultura empresarial e criou novas paradigmas para administração das organizações. A reforma enfatizou o espírito individualista e empreendedor, e a responsabilidade individual e substituição a submissão religiosa valorizada pela igreja católica. Essa proposta contribuiu para deslocar a ênfase, da salvação no futuro, para a prosperidade no presente. No campo da administração, Martinho Lutero aboliu a hierarquia da igreja católica.
                                    2. Revolução Industrial

                                      Annotations:

                                      • No século XVIII, as tendências que o mercantilismo havia iniciado foram impulsionadas pela Revolução industrial. Produzindo dois eventos: o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor , a produção e aplicação de conhecimentos administrativos.
                                      1. Sistema de fabricação para fora

                                        Annotations:

                                        • Na Inglaterra, o primeiro país a fazer transição para uma sociedade industrial, o sistema de fabricação para fora( putting-out system). O sistema de fabricação para fora, sobreviveu a revolução industrial, tinha grande desvantagem para o comerciante.
                                        1. Sistema Fabril

                                          Annotations:

                                          • Trabalhadores em galpões. Maior controle sobre seu desempenho. Trabalhadores contribuíram para o nascimento do sistema fabril.
                                          1. Condições de trabalho e sindicatos

                                            Annotations:

                                            • Trabalho nas fábricas desta época eram rudes. Os trabalhadores ficavam à disposição do industrial e capitalista, não podia reclamar do salários, dos horários de trabalho do barulho da sujeira nas fábricas e em suas casas. Nos anos de 1800, surgiram os primeiros sindicatos, para proteger o salários dos artesãos.
                                          2. Críticas à sociedade Industrial

                                            Annotations:

                                            • Modelos de administração, organização e sociedade que consolidar no século seguinte. Classe do capitalistas oprimia a classe dos pobres. Marx propõe-se a defender os interesses dos assalariados. Distribuição do poder. Distribuição de renda.
                                            1. Um Embrião de Teoria Administrativa

                                              Annotations:

                                              • Práticas administrativas rudimentares. Qualidade dos produtos e precário variável. Comprador inspecionar o que se comprava. Pagava os baixos salários e usava capatazes para a mão-de-obra. Ideias e experiências inovaram se transformaram no corpo de organização de conhecimento, alcançando a estatura de uma disciplina.
                                              1. Fundição SoHo

                                                Annotations:

                                                • No campo das experiências práticas, empresa constituída para fabricar a máquina vapor de James Watt.
                                                1. Robert Owen e New Lanark

                                                  Annotations:

                                                  • Owen, Adquiriu uma fiação e New Lanark. Owen, Começou uma experiência de ministração iluminista e paternalista, com base em sua crença de que o ser humano era produto do meio e, portanto, podia ser melhorado.
                                                  1. Charles Babbage

                                                    Annotations:

                                                    • Livro: On the economy of machinery and manufactures. Movimento como conhecido Luddismo, liderado por Ned Ludd.Os ludditas como eram conhecidos adeptos desse movimento.
                                                  Show full summary Hide full summary

                                                  Similar

                                                  Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
                                                  Thiago Amério
                                                  ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
                                                  Nathalino Pachêco
                                                  Abordagens de Gestão
                                                  sa.sousa
                                                  T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
                                                  Dayene Campos
                                                  A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
                                                  eduarda Fernandes
                                                  Tecnologia e Administração
                                                  Erika Lots
                                                  TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
                                                  Fernando Luiz
                                                  Conceito de Gestão Produtiva
                                                  Ana Cristina Ush
                                                  Funções administrativas
                                                  brunocmt
                                                  Teoria Geral da Administração(TGA)
                                                  Flávio Machado Lobo
                                                  Administração Financeira e Orçamentária
                                                  Raphael Luiz Fonseca