A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL

Description

Mind Map on A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL, created by Beatriz de Paula Garcia Soldo on 04/09/2019.
Beatriz de Paula Garcia Soldo
Mind Map by Beatriz de Paula Garcia Soldo, updated more than 1 year ago
Beatriz de Paula Garcia Soldo
Created by Beatriz de Paula Garcia Soldo over 4 years ago
35
1

Resource summary

A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL
  1. Ditaduras são formas de governo onde o povo não participa das decisões políticas e tem os seus direitos extremamente limitados.Nos dias de hoje, alguns países ainda vivem sob ditaduras, como é o caso da Coreia do Norte, comandada pelo ditador Kim Jong-un.
    1. Nosso país passou por ditaduras no governo do marechal Floriano Peixoto (1891-1894) e durante o Estado Novo, do presidente Getúlio Vargas (1937-1945)
      1. Mais recentemente, o Brasil passou pelo seu mais longo período ditatorial, que se estendeu de 1964 a 1985. Tratou-se de um dos momentos mais autoritários da história recente do país.
      2. Jânio Quadros, vencedor das eleições de 1960, escolheu uma vassoura como símbolo da sua campanha: varrer a corrupção que afundava o Brasil.
        1. Jânio Quadros teve um governo marcado por medidas polêmicas e moralistas, como a condecoração do líder cubano Che Guevara, o que desagradou os militares e seu próprio partido, a UDN; a proibição do uso de biquínis nas praias; e a proibição das rinhas (brigas) de galo.
        2. No ano de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros criou-se um clima de divisão política no país. De um lado, os chefes das forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) posicionaram-se contra a posse de Jango, acusando-o de comunista.
          1. Jango desejava transformar as estruturas políticas, econômicas e sociais do Brasil. Por isso, lançou uma proposta conhecida como Reformas de Base.
            1. Os militares, com apoio de setores da sociedade civil, assumiram o poder com a promessa de que aquela intervenção seria breve, para acabar com o comunismo e a desordem do governo Jango.
              1. As eleições para os cargos de presidente, governador, prefeito de capital e municípios considerados áreas de segurança nacional foram suspensas.
                1. Os presidentes passaram a ser indicados pelo Exército. Durante duas décadas de ditadura (de 1964 a 1985), foram cinco os militares que presidiram o Brasil, e todos eles foram escolhidos entre generais das Forças Armadas.
              2. Os governos militares:
                1. Governo Costa e Silva (1967-1969) Período caracterizado pelo aumento das manifestações de oposição ao regime, em especial no ano de 1968. Costa e Silva afastou-se da presidência por problemas de saúde.
                  1. Governo Médici (1969-1974) Ocorreu o chamado milagre econômico brasileiro com forte crescimento do PIB e da produção industrial no Brasil.
                    1. O governo utilizou disso e do campo esportivo para realizar uma forte propaganda do regime, mas, por outro lado, foram os anos de maior repressão, até por isso conhecidos como os “anos de chumbo”.
                    2. Governo Geisel (1974-979) Início do processo de retorno à democracia, de forma "lenta, gradual e segura", denominado de abertura política.
                      1. Aconteceram os primeiros casos de punição aos militares da chamada linha-dura envolvidos com episódios de tortura.
                      2. Governo Figueiredo (1979-1985) O último presidente da Ditadura Militar teve um governo marcado pela crise econômica com altos índices de inflação e desemprego.
                        1. Aumento das manifestações pela redemocratização, apesar das tentativas da linha-dura de impedir esse processo.
                      3. No mês de abril, diversos setores da sociedade civil organizaram atos públicos em comemoração à deposição de João Goulart da presidência da República. Esses atos foram realizados em diversas cidades do Brasil e ficaram conhecidos como Marcha da Vitória.
                        1. Em 1968, como resposta ao aumento da oposição, o governo do general Costa e Silva decretou o Ato Institucional nº 5o AI-5, o mais repressivo de todos os atos institucionais da Ditadura
                          1. Ele aboliu o direito de habeas corpus para os chamados crimes políticos, proibiu qualquer tipo de manifestação, promoveu o fechamento do Congresso, acabou com diversas garantias constitucionais e endureceu a censura às artes e aos meios de comunicação, entre outras formas de controle da liberdade.
                            1. anos de chumbo
                            2. Em 28 de março, durante uma manifestação estudantil no Rio de Janeiro, o estudante Edson Luís foi morto com um tiro disparado por policiais militares.No dia seguinte, cerca de 60 mil pessoas participaram do cortejo que levou o corpo do jovem para o cemitério São João Batista, no bairro do Botafogo.
                              Show full summary Hide full summary

                              Similar

                              Geometry Theorems
                              PatrickNoonan
                              CHEMISTRY C1 4
                              x_clairey_x
                              Chemistry 3 Extracting Metals Core GCSE
                              Chloe Roberts
                              Resumo para o exame nacional - Felizmente Há Luar!
                              miminoma
                              Statistics Equations & Graphs
                              Andrea Leyden
                              Key Biology Definitions/Terms
                              courtneypitt4119
                              Geography - Case Studies
                              jacobhatcher97
                              Mind Maps with GoConqr
                              Manikandan Achan
                              Carbohydrates
                              Julia Romanów
                              Biology - B1 - AQA - GCSE - Keeping Healthy and Defending Against Infection
                              Josh Anderson
                              Data Protection Act 1998
                              Carina Storm