Brasil República

pepecatoira
Mind Map by pepecatoira, updated more than 1 year ago More Less
pepecatoira
Created by pepecatoira almost 5 years ago
72
2
0

Description

Resuminho p/ a prova
Tags

Resource summary

Brasil República
1 Modernização

Annotations:

  • A república dos EUA fazia com que o império, depois a primeira república do brasil fosse atrasada.    As ''inovações'' da época (eletricidade, meios de transporte) só era disponível em certas regiões e classes sociais. 
1.1 Medidas da república/Positivismo

Annotations:

  •  -Mudança do nome do país e da bandeira.   -Criação de um hino.  -Separação Estado-Igreja.    -Voto aberto e direto. (Não podia votar menores de 21 anos, mulheres, analfabetos, soldados, membros de ordem religiosa. )
1.1.1 Sistema político

Annotations:

  •  Voto aberto e direto. (Não podia votar menores de 21 anos, mulheres, analfabetos, soldados, membros de ordem religiosa. )  E essas regras faziam com que poucas pessoas votassem, facilitando a manipulação do voto.    O governo favorecia as oligarquias e não o povo. 
1.1.1.1 Café com Leite/Oligarquias

Annotations:

  • (Oligarquias=Grupo de pessoas com poder político)  Revezamento no cargo da presidência da república entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.  MG e SP representavam as oligarquias mais poderosas da república velha, possuíam o maior eleitorado e eram os maiores produtores de café no brasil.
1.1.1.1.1 -------->
1.1.1.1.1.1 Coronelismo

Annotations:

  •  Coronel era um membro de uma oligarquia, ele era um grande fazendeiro, um grande latifundiário com influência social sobre a população.
1.1.1.1.1.1.1 Cabresto

Annotations:

  •  ''Compra de voto'', os Coronéis ajudavam as pessoas ou ameaçavam.    Possuíam poder, influência em áreas assim conseguindo votos...
1.1.1.1.1.1.1.1 Consequência

Annotations:

  •  -Predomínio de São Paulo e Minas no governo federal.(Bom p/ os cafeicultores) -Marginalização do exército, dos estados não cafeicultores, da classe operária e média.
2 Economia

Annotations:

  • Sem escravidão=Trabalhadores assalariados. Precisava-se de mais moedas em circulação.
2.1 Medidas

Annotations:

  • Incentivos e permissão aos bancos para emitir moedas.  Objetivo: Moedas em circulação e facilidade de crédito para atividades econômicas.
2.1.1 Resultado

Annotations:

  • Moedas em circulação além da necessidade, gerando: Inflação, dívida externa, desvalorização da moeda e queda dos preços do café.
2.1.1.1 Retomada

Annotations:

  • O governo brasileiro se comprometia a executar um plano de valorização da moeda(mil-réis), de corte de gastos públicos e de aumento de impostos para equilibrar as finanças do país 
2.1.1.1.1 Resultado

Annotations:

  • O plano deu certo, a moeda(mil-réis) valorizou-se em 50% em quatro anos; o orçamento passou a apresentar excedentes; acumulando-se fundos para o pagamento da dívida externa.
2.1.1.1.1.1 Estagnação

Annotations:

  • Em contra partida, o custo de vida e o desemprego aumentaram e o país entrou em um período de estagnação econômica, causando descontentamento tanto entre as camadas populares quanto entre a classe média e as elites.
2.1.1.1.1.1.1 Símbolos

Annotations:

  • Os primeiro governos da República trataram de criar símbolos ou ícones nacionais.  Um desses símbolos foi Tiradentes que, a partir de 1889, foi transformado em herói republicano.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia do Brasil
kelly.etehil
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Brasil
andrerocha86
Revolta da Vacina
Suzany Angeli
República Brasileira - Parte #1
leticia.colonhese
Período Republicano no Brasil
Professor Teste
REPÚBLICA BRASILEIRA
mandicorreia
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
Direito Penal I - Questões para a prova
Silvio R. Urbano da Silva
República Velha
Vitor Gomes
Quinhentismo
Isadora Borges