Vanguardas Europeias **

Laura Moraes De Andrade
Mind Map by Laura Moraes De Andrade, updated 7 months ago More Less
Fernanda Assato
Created by Fernanda Assato almost 5 years ago
Laura Moraes De Andrade
Copied by Laura Moraes De Andrade 7 months ago
7
0

Description

trabalho sobre vanguardas europeias

Resource summary

Vanguardas Europeias **
1 São manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.
1.1 Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo, inclusive no Brasil,que ao somar com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, que juntos ajudaram a mudar o modelo estético atual.
1.1.1 As cinco principais vanguardas foram as:
1.1.1.1 Futurismo
1.1.1.1.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Valorização da velocidade e dinamismo; Exaltação à tecnologia; Ligação ideológica com o fascismo; Ruptura com o passado; Utilização da publicidade e tipografias; Tendência à justificar a violência através do militarismo.
1.1.1.1.1.1 Na literatura, enaltecia a capacidade imaginativa, desprovida do apego ao tradicionalismo, conclamava o emprego dos versos livres, subsidiados pela liberdade de expressão
1.1.1.2 Cubismo
1.1.1.2.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Geometrização das formas e volumes; Renúncia à perspectiva, composição em duas dimensões; O claro-escuro perde sua função; Representação do volume colorido sobre superfícies planas; Preferência pelas linha cortadas, cruzadas; Sensação de pintura escultórica; Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
1.1.1.2.1.1 Na literatura, sua manifestação se dá por meio da realidade aparente em oposição à realidade pensada, interpretada. O discurso apresenta-se como desprovido de uma sequência lógica, pautado por uma desordem proposital na apresentação de seus elementos e por uma enumeração aleatória de fragmentação da realidade, na qual passado e futuro parecem se fundir. Outra característica marcante se atém à desvalorização da estrofe e, consequentemente, da pontuação, métrica e rima
1.1.1.3 Expressionismo
1.1.1.3.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: contraste e intensidade cromática; Valorização do universo psicológico, Sobretudo de sentimentos densos, como a angústia e solidão; Dinamismo e vigor; Técnica abrupta e "violenta" na pintura, com grossas camadas de tinta; Valorização de temas sombrios, trágicos.
1.1.1.3.1.1 Na literatura, o movimento é marcado por subjetividade do escritor, análise minuciosa do subconsciente dos personagens e metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, a linguagem é direta, com frases curtas. O estilo é abstrato, simbólico e associativo
1.1.1.4 Surrealismo
1.1.1.4.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Imagens imprevisíveis Automatismo; Espontaneidade Figuras disformes e justapostas Ilogicidade O manifesto Surrealista foi publicado em 1924 por André Breton.
1.1.1.4.1.1 Na literatura, escreviam quaisquer palavras que entrassem em sua mente consciente, considerando-as invioláveis. Não alteravam o que escreviam, pois isto constituiria uma interferência com o puro ato de criação. Sentiam que este fluxo livre de pensamento estabeleceria uma conexão com a mente subconsciente de seus leitores.
1.1.1.5 Dadaísmo
1.1.1.5.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos; Espírito vanguardista e de protesto; Espontaneidade, improvisação e irreverência artística; Anarquismo e niilismo; Busca do caos e desordem; Teor ilógico e irracional; Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista; Aversão à guerra e aos valores burgueses; Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo; Crítica ao consumismo e ao capitalismo.
1.1.1.5.1.1 Na literatura, se caracteriza pela agressividade verbal, pela desordem nas palavras, a incoerência, a quebra da lógica e do racionalismo, e pelo abandono das regras formais do fazer poético: rima, ritmo, etc
Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Loss
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
TROVADORISMO
Denise Teófilo
Quinhentismo
Isadora Borges
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
De quem é a frase?
Liciane Brun