Socialismo e Anarquismo

Kelly morais
Mind Map by Kelly morais, updated more than 1 year ago
Kelly morais
Created by Kelly morais over 6 years ago
24
1

Description

Mind Map on Socialismo e Anarquismo, created by Kelly morais on 05/28/2015.

Resource summary

Socialismo e Anarquismo
  1. socialismo
    1. O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo.
      1. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
        1. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
          1. Os precursores dessa corrente de pensamento foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.
            1. Outros pensadores importantes que se enquadram no socialismo científico são os conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.
              1. Apesar das idéias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor.
                1. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo
                  1. Após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.
                    1. Diante de todas as considerações, a seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista.
                      1. Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países são socialistas, é o caso da China, Vietnã, Coréia do Norte e Cuba.
                2. Anarquismo
                  1. Ideais anarquistas
                    1. O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade.
                      1. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.
                        1. Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
                          1. O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra "Que é a propriedade?" (1840).
                            1. Os anarquistas e os liberais foram os primeiros a extrair das ideias de John Locke profundas implicações políticas, isso no final do século XVIII, quando surge um movimento anarquista estruturado, como uma corrente política autônoma e com seguidores em todo mundo.
                              1. Entre os seus teóricos contam-se pensadores tão diversos como William Godwin (1773-1836), P.J .Proudhon (1809-1865), Bakunine (1814-1870), Kropotkin (1842-1921) ou o português Silva Mendes.
                                1. Os anarquistas se caracterizaram pela pouca inclinação à constituição de grandes organizações, formando grupos dispersos, porém, lutando basicamente em torno de seis ideias:
                                  1. Ação direta, conceito que rejeita o sistema de representação, ressaltando o valor da ação direta do indivíduo na realidade social. Alguns anarquistas, no final do século XIX e princípios do século XX, cometiam assassinatos de figuras políticas baseados neste conceito, entendendo que tais líderes simbolizarem tudo aquilo que reprovavam.
                                    1. Direitos fundamentais dos indivíduos, cujo conceito se traduz na ideia da primazia do indivíduo face à sociedade. Todo o indivíduo é único e possui um conjunto de direitos naturais que não podem ser posto em causa por nenhum tipo de sociedade que exista ou venha a ser criada.
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            Market failure and government intervention - Definitions
                            clm3496
                            CHEMISTRY C1 6
                            x_clairey_x
                            Command Words
                            Mr Mckinlay
                            IB SL Biology: Cell Division
                            mcgowan-w-10
                            Core HR Knowledge
                            jkim05
                            Key Biology Definitions/Terms
                            courtneypitt4119
                            Of Mice and Men - Themes
                            ciera_99
                            PuKW - STEP 1 (mögliche Prüfungsfragen/Prüfungsvorbereitung)
                            Steven Lee
                            ASSD QUESTION 2018 True / False with multiple question
                            Dhiraj Tamang
                            English Poetry Key Words
                            Matthew Gordon
                            GCSE Maths: Geometry & Measures
                            Naomh McKee