Milton Santos POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica.

Sonia Sutton
Mind Map by Sonia Sutton, updated more than 1 year ago
Sonia Sutton
Created by Sonia Sutton over 6 years ago
9
0

Description

POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. EDUSP, Sao Paulo, 2008. Colecao Nº de Páginas: 288 pp. 6ª Edição

Resource summary

Milton Santos POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica.
  1. p. 244 Afirmamos que se trata muito mais de uma categoria de Formacao Socio-Econômica e Social, pois nao ha e jamais houve Formaçao Social independentemente do espaço. A sociedade nao se pode tornar objetiva sem as formas geograficas. Por outro lado, os objetos que constituem a paisagem orientam, depois, a evoluçao da propria sociedade, fato que nao tem sido suficientemente nem sistematicamente indicado.
    1. POR UMA GEOGRAFIA NOVA: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. EDUSP, Sao Paulo, 2008. Colecao Milton Santos Nº de Páginas: 288 pp.
      1. a geografia deve levar em conta as formacoes sociais no interior das quais se colocam as questoes de diferenciacao do espaco social, o que implica que a historia nao é concebidacomo fator de explicacao da geografia (historicismo), mas, ao contrario, a geografia é pensada historicamente. (C. Grataloup e J. Levy, 1977, p. 49) p. 135
        1. p. 151 Para abrir um debate valido, a primeira pergunta que devemos fazer é a seguinte: podemos encontrar uma definiçao unica desta categoria espacço? Ou temos à nossa frente duas coisas diferentes à definier, isto é, o espaço como categoria permanente, ou seja o espaço - o espaço de todos os tempos - e o espaço tal como hoje se apresenta diante de nos: nosso espaço, o espaço de nosso tempo.
          1. p. 166 No Brasil, apesar dos esforços para fixar a populacao no interior do pais, a tendência à reproduçao doa modelos de distribuiçao ainda é muito grande . roda pé: "Em 1950, 1/3 do territorio (1,8 milhoes de km2) onde uma franja litorânea de 250 km concentrava 66% da populacao do pias, isto é 47 milhoes de habitantes (R. V. da Costa, 1969, pp 17-18
            1. p. 242 uma sociedade so pode ser analisada sem ambiguidade se definida em funcao de suas determinacoes historicas sucessivas. Somente assim poderemos alcançar o conhecimento de sua especificidade e ditinguir as suas qualidades essencias das de outras sociedades. uma sociedade cuja definicao promana de suas determinacoes historicas sucessivas estara em condicoes de permitir um estudo teorico levando à resultados utilizaveis.
              1. p. 243 A categoria de Formaçao Economica e Social é assim extremamente util ao estudo de uma realidade nacional pelo fato que nao se aplica à Sociedade considerada como um sentido geral, mas a uma sociedade precisa, cuja especificidade e partucularismos devem ser realçados para que o estudo concreto de suas realidades autorize uma açao igualmente concreta.
                1. p. 246 Se a geografia, ou para ser menos paroquial, as ciências do espaço desejam interpretar o espaço humano como fato historico que, antes de tudo, ele é, so a historia da sociedade mundial e a historia da sociedade local podem servir como fundamento à compreensao da realidade espacial e aos esforços para transforma-la, pondo-a ao serviço do homem. Pois a historia nao se escreve fora do espaço e o proprio espaço sendo social, nao ha sociedade a-espacial.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Organic Chemistry
                  Ella Wolf
                  Aggression mind-map for A2 AQA Psychology
                  poeticjustice
                  Women in Nazi Germany - Flashcards
                  Louisa Wania
                  MCAT Study Plan
                  Alice ExamTime
                  Biological Psychology - Stress
                  Gurdev Manchanda
                  MATTERS OF LIFE AND DEATH - UNIT 1, SECTION 2 - RELIGIOUS STUDIES GCSE EDEXCEL
                  Khadijah Mohammed
                  med chem 2 final exam
                  lola_smily
                  Groups Starter Pack
                  Micheal Heffernan
                  CCNA Security 210-260 IINS - Exam 2
                  Mike M
                  Blood MCQs Physiology PMU 2nd Year
                  Med Student