Sampa Digital

Marta Medrado De
Mind Map by Marta Medrado De, updated more than 1 year ago
Marta Medrado De
Created by Marta Medrado De almost 6 years ago
1
0

Description

Mapa com as iniciativas online da PMSP: em azul apps; em verde sites/portais

Resource summary

Sampa Digital
  1. #gabineteaberto

    Annotations:

    • O #GabineteAberto é um programa semanal, transmitido pela internet e pela Rede SP Saudável, em que secretárias e secretários da gestão Haddad são convidados a apresentar e debater com jornalistas e internautas os temas pertinentes a cada pasta. O programa é organizado pela São Paulo Aberta, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em promover um governo mais participativo, transparente, inovador e íntegro. O objetivo é apresentar ao cidadão as ações em todas as áreas da gestão – desde serviços como saúde, educação, transporte, cultura, trabalho, esporte até direitos humanos, juventude, controladoria e planejamento – com foco em transparência, participação, integridade e inovação tecnológica que definem um “governo aberto”.
    1. Take vista

      Annotations:

      • Take Vista é um aplicativo gratuito em que o cidadão pode contribuir com  a resolução de problemas  de iluminação pública . Funciona como uma espécie de mídia social, em que após fotografar ou fazer um vídeo do local do problema o usuário deve enviar o material por celular utilizando a Hashtag #IluminacaoPublica. Este material chega ao Ilume ( Departamento de Iluminação Pública) e como se utiliza de um sistema que capta as coordenadas geográficas a equipe de atendimento é rapidamente deslocada ao local do incidente.
      1. Olhares Urbanos

        Annotations:

        • Olhares Urbanos Trata-se de um aplicativo que permite as pessoas mais informações relativas aos parâmetros urbanísticos da cidade. Por meio da visualização e envio de fotos que formam um acervo sobre os temas. Os parâmetros disponíveis para envio de colaborações são: uso misto, fachada ativa, fruição pública, permeabilidade visual do térreo, calçada com qualidade urbana e fachada ou teto verde, ao acessar o aplicativo o munícipe tem informações completas sobre a forma como os  locais fotografados dialogam com São Paulo.
        1. plataforma Finanças PMSP

          Annotations:

          • A plataforma Finanças PMSP, permite consulta e interação em quatro aplicativos relacionados a situação dos paulistanos e a cobrança dos tributos: Restituições PMSP; Cadin PMSP;Pagamentos PMSP e Fornecedores PMSP. Cada aplicativo atende uma especialidade integrando o banco de dados já existente da Secretaria de Finanças. Todos estão disponíveis para smartphones que possuam os sistemas Android ou iOS , o contribuinte pode  encontrar as novidades no Google Play ou na App Store. A utilização da plataforma e o download são gratuitos. Restituições PMSP Faz consultas sobre solicitações de restituição enviadas à Prefeitura por meio do CPF ou CNPJ cadastrado no sistema. Cadin PMSP Realiza consulta sobre débitos relativos ao Cadastro Informativo Municipal, recebe atualizações sobre pendências e envia o código de barras via SMS para o pagamento das contas. Pagamentos PMSP: Executa consultas sobre pagamentos que ainda não foram quitados e se preciso, solicita a regulamentação caso exista alguma divergência quanto a situação do contribuinte.  Fornecedores PMSP Este aplicativo informa sobre novas liquidações, pagamentos, cancelamentos e empenho permitindo consultas por meio dos números de processo administrativo e de contrato.
          1. Trasporte

            Annotations:

            • Cadê o ônibus? Vencedor da Hackatona do Ônibus, promovida pela Prefeitura em 2013, o aplicativo permite que o usuário pesquise o itinerário das linhas e horários de partidas dos ônibus, além de descobrir os pontos mais próximos do local onde está. O aplicativo, que está disponível para as plataformasAndroid, IOS e Windows Phone, traz ainda a possibilidade do usuário descobrir a localização em tempo real do veículo e como está o trânsito nas vias por onde passam os coletivos.   Coletivo da Madrugada Para auxiliar os usuários da rede Noturno SPTrans, que começou a operar em fevereiro deste ano, o aplicativo tem função semelhante ao “Cadê o ônibus?” e disponibiliza informações de linhas, horários de partida e qual ônibus está mais perto de sua localização. As informações, que usam como base o banco de dados da SPTrans, são atualizadas em tempo real, de acordo com as mudanças no trânsito e de operação das linhas. O aplicativo está disponível para o sistema Android.Ponto Certo Bilhete Único Lançado no ano passado, o aplicativo transforma o celular em um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos físicos disponíveis aos usuários. O cidadão pode consultar o saldo do Bilhete Único por meio do smartphone. Ele será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar o bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte. Para fazer a recarga, é necessário fazer uma compra de créditos na internet, enquanto o Vale Transporte é comprado pelos empregadores. O aplicativo permite adquirir créditos na hora, por meio de um cartão de débito bancário, e já recarregar o cartão usando o celular. O app está disponível para sistema operacionalAndroid 3.0 ou superior e funcionalidade NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade).
            1. Tá na Mão (DST-AIDS)

              Annotations:

              • Tá na Mão Desenvolvido com apoio do Programa Municipal de DST/Aids, o aplicativo Tá na Mão apresenta um questionário ilustrativo, permitindo que, com os resultados apresentados, o cidadão analise seu grau de risco e obter informações sobre as DSTs, HIV/Aids. Além disso, o aplicativo traz a localização de serviços de saúde onde podem ser obtidos preservativos, testes e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O programa está disponível para Android e IOS.
              1. CATe Eletrônico

                Annotations:

                • CATe Eletrônico Trata-se de um aplicativo para busca e candidatura a vagas de emprego disponíveis não apenas na capital, mas também na região metropolitana. Por meio dele, é possível ainda tirar dúvidas sobre cursos de capacitação profissional e seguro-desemprego, além de consultar informações voltadas ao Micro Empreendedor Individual (MEI). Um diferencial é que quase todos os serviços funcionam em modo off-line, com base no banco de dados do próprio aplicativo. O celular deverá estar conectado à internet apenas para atualizar as oportunidades de emprego. Para utilizar o serviço, basta instalar o aplicativo no celular, realizar um cadastro e iniciar a pesquisa. O aplicativo está disponível para Android.
                1. Cotidiano PMSP

                  Annotations:

                  • É um aplicativo gratuito que concentra uma série de informações úteis aos paulistanos, como previsão do tempo, qualidade do ar e situação do trânsito e do transporte público. Caso a cidade entre em estado de atenção, alerta ou alerta máximo, a ferramenta identifica a localização do usuário e exibe um mapa que indica onde há queda de árvores, semáforos em manutenção e pontos de alagamento. A utilização do serviço não exige cadastro prévio. Basta baixar a ferramenta no celular e consultar todas as informações disponíveis. O aplicativo está disponível para iOS eAndroid.
                  1. Wifi Livre

                    Annotations:

                    • Este aplicativo informa sobre as 120 praças de toda a cidade que possuem o WiFi Livre. O usuário pode receber informações sobre o número de acessos simultâneos, data de implantação, nome da subprefeitura em que está localizada e um mapa que, quando aberto, executa a aplicação do Google Maps no endereço da praça que dispõe do serviço. O aplicativo está disponível para o sitema Android  por meio do Google Play.
                    1. Dados Abertos

                      Annotations:

                      • http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/dados_abertos/
                      1. SP Cultura
                        1. Habisp

                          Annotations:

                          • http://www.habisp.inf.br/ O Habisp - Sistema de Informações para Habitação Social na Cidade de São Paulo, foi aperfeiçoado com o objetivo de facilitar a interação entre o munícipe e o poder público e dar transparência às ações da secretaria.
                          1. Planeja Sampa

                            Annotations:

                            • http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/apresentacao/o-que-e/ O Planeja Sampa é a expressão do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento (CPPO)Uma proposta da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA que estabelece como meta fazer de São Paulo uma cidade em que predomine a transparência e a participação social. Plataforma de votação online 
                            1. Portal da Transparência

                              Annotations:

                              • http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/Paginas/home.aspx
                              1. Gestão Urbana SP

                                Annotations:

                                • http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/ SMDU
                                1. Observa Sampa

                                  Annotations:

                                  • http://observasampa.prefeitura.sp.gov.br/ Indicadores 
                                  1. Infocidade

                                    Annotations:

                                    • http://infocidade.prefeitura.sp.gov.br/index.php Infocidade é o endereço para consultas de dados sobre a cidade de São Paulo. Nele, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) coloca à disposição do público uma extensa compilação de indicadores e informações que compõem o rico acervo de seu banco de dados. As fontes são as próprias secretarias da prefeitura, responsáveis por serviços diversos oferecidos aos paulistanos, mas também instituições como o IBGE, a Fundação Seade e os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e da Saúde.
                                    1. Busca Saúde

                                      Annotations:

                                      • http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/ Sistema de Localização de Estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo
                                      1. PORTAL DA PREFEITURA

                                        Annotations:

                                        • http://www.capital.sp.gov.br/portal/
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Digital Marketing Jargon
                                        Ronak Sharma
                                        UNIT 1 DIGITAL MEDIA SECTORS AND AUDIENCES
                                        carolyn ebanks
                                        Working with 12hr & 24hr time
                                        Lee Holness
                                        CONECTIVISMO
                                        Jorge Palomo
                                        Units, Numbers and Characters - Computing
                                        izzykersley01
                                        Simple Systems
                                        Kieran C
                                        Digital Divide
                                        Ludger Lou Gorospe
                                        Unit 2 review
                                        Heather Smeaton
                                        Good Digital Practice
                                        A Teacher
                                        Oferta y demanda
                                        Miguel Reyes