FLUOROSE DENTÁRIA:

Resource summary

FLUOROSE DENTÁRIA:
1 O que é a Fluorose Dental?
1.1 São manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada. A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor.
2 Fontes de flúor?
2.1 Vários são os alimentos e bebidas disponíveis na alimentação que contêm alto teor de flúor e estão associados à presença da fluorose dental – peixes, mariscos, frango (quando alimentados com farelos de ossos) chás, além de bebidas, fórmulas infantis e leite quando processados em regiões com água de abastecimento público fluoretada.
3 A ação tóxica do fúor?
3.1 A toxicidade aguda ocorre quando uma grande quantidade de flúor é ingerida de uma só vez. Nos preocupamos portanto com os riscos que as crianças podem correr se alguns cuidados não são tomados.
3.2 Em sua forma crônica a toxicidade pode afetar tecidos mineralizados (ossos e esmalte dental) causando também fluorose óssea.
4 Nem todos os dentes são igualmente afetados pela fluorose dentária. Os dentes menos afetados são os incisivos e primeiros molares permanentes, ao passo que os pré-molares e outros molares permanentes são os mais gravemente afetados.
5 Tratamento?
5.1 É necessário, nesse sentido, reforçar as ações de vigilância em saúde, como a redução do teor de flúor em alimentos infantis manufaturados; normatizar a obrigatoriedade de rótulos que apresentem as concentrações de flúor, e que essas sejam feitas de forma padronizada e ações de educação em saúde que possibilitem à população assimilar e interpretar as informações disponíveis.
6 Epidemiologia?
6.1 No Brasil, não foram encontrados na literatura, estudos longitudinais que descrevem mudanças no perfil epidemiológico da fluorose dentária. Nos trabalhos publicados sobre a doença, têm-se prevalências entre zero (Campos et al., 1998) até 97,6% (Capella et al., 1989), com grande variabilidade de acordo com as regiões (Tabela 2). Observa-se, entretanto, que mesmo com altas prevalências, a proporção de indivíduos que apresentam as formas moderada e severa ainda é pequena, só aumentando significativamente nos locais onde a fluorose é endêmica e deve-se à alta concentração do fluoreto nas fontes naturais de água.
Show full summary Hide full summary

Similar

segurança na internet
paula baltar
Coberturas
Hyago Connor
DOENÇAS NEUROLÓGICAS
Melissa Rosiane
Fluorose Dentária em crianças até 12 anos
luizatiaraba
Cuidados com a Internet!
nadielly28
Segurança
Francielle Leiria
Segurança na internet
Karine Behenck M
Jéssica Trajano / Cuidados com a internet
Jeh_trajano
SUPORTE INFORMACIONAL COMO ELEMENTO PARA ORIENTAÇÃO DE PAIS DE PRÉ-TERMO...
iraneide.alegria