Responsabilidade tributária: por substituição e por transferência

talibe.oliveira
Mind Map by talibe.oliveira, updated more than 1 year ago
talibe.oliveira
Created by talibe.oliveira almost 5 years ago
35
0

Description

responsabilidade
Tags

Resource summary

Responsabilidade tributária: por substituição e por transferência
1 Responsabilidade por substituição: Na responsabilidade por substituição, o indivíduo que pratica o fato gerador jamais chega a ser, realmente, sujeito passivo da obrigação – tendo em vista a existência prévia de dispositivo legal, atribuindo a responsabilidade a uma terceira pessoa. Desta forma, diferente do que ocorre na responsabilidade por transferência, na responsabilidade por substituição a dívida é – desde sua origem, em decorrência de previsão legal – do próprio responsável, muito embora este não tenha realizado o fato gerador.
1.1 Existem, basicamente, duas espécies de substituição tributária: a “para frente” (ou progressiva) e a “para trás” (ou regressiva).
1.2 Conceitua-se responsabilidade por substituição aquela em que lei tributária atribui o dever jurídico de pagar o tributo a pessoa diversa daquela que dá origem ao fato gerador, mas que com ela possui relação jurídica, assumindo o lugar do contribuinte. Exemplo era o que sucedia com a CPMF em que o contribuinte era o correntista, malgrado o dever de recolher o tributo junto ao Fisco Federal é da instituição bancária, a responsável tributária.
2 Responsabilidade por transferência: A responsabilidade por transferência se dá após a ocorrência do fato gerador, em razão de circunstâncias posteriores previstas em lei, provocando uma transferência da responsabilidade para um terceiro, podendo o contribuinte permanecer ou não no pólo passivo da obrigação.
2.1 A responsabilidade por transferência pode se dar por sucessão ou imputação legal.
2.2 a responsabilidade por transferência ocorre quando a lei estipula que a obrigação constitui-se inicialmente em relação ao contribuinte, comunicando-se depois, porém, para o responsável. Exemplo ocorre na cobrança do IPTU, quando o contribuinte transfere o bem de que é proprietário com dívidas do referido tributo em relação a anos anteriores. Nesta hipótese, o adquirente tornar-se-á responsável tributário por tais débitos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tipos de Sistemas de Informação
Fabricio Leite
o terapeuta trabalhando no aqui e no agora - capitulo 6
Katharina Honorato
BI / Desenvolvimento
Edson Lima
Business Intelligence
Edinei Carelli
Transportador
Yasmim Vasconcelos
Business Intelligence
LIA ONAGA
Business Intelligence_1
Edinei Carelli