Ditadura Militar no Brasil

Laura Corino
Mind Map by Laura Corino, updated more than 1 year ago
Laura Corino
Created by Laura Corino about 6 years ago
16
1

Description

Mind Map on Ditadura Militar no Brasil, created by Laura Corino on 11/04/2015.

Resource summary

Ditadura Militar no Brasil
  1. O Regime militar  foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
    1. O Golpe Militar de 1964 marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpe pôs fim ao governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido de forma democrática, eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A forma de governo da ditadura era bastante rígida, qualquer um que se rebelava ou criticava o governo, poderia ser preso, ou em até outros casos, morto.
      1. Na área econômica o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a época do Milagre Econômico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Algumas obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niteroi. Porém, todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.
        1. A Redemocratização e a Campanha pelas Diretas Já Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos. Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados. No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    DITADURA MILITAR NO BRASIL
    Marina Motta
    Ditadura Militar no Brasil
    Aline Machado
    História
    Madalena Ferro
    Chemistry General Quiz - 2
    lauren_johncock
    20 Study Hacks To Improve Your Memory
    jen.sch.ca
    GCSE AQA Physics - Unit 3
    James Jolliffe
    GCSE AQA Biology 2 Cells & Diffusion
    Lilac Potato
    AQA GCSE Chemistry Unit 2
    Gabi Germain
    OCR gcse computer science
    Jodie Awthinre
    Blood MCQs Physiology PMU 2nd Year
    Med Student
    Salesforce Admin 201 Exam Chunk 6 (156-179)
    Brianne Wright