A Educação Integral e a Participação da familia como fatores de melhoria da aprendizagem dos alunos

joyce.juliabh
Mind Map by joyce.juliabh, updated more than 1 year ago
joyce.juliabh
Created by joyce.juliabh almost 6 years ago
14
0

Description

Mapa Mental criado pela aluna Joyce Júlia Gonçalves Espeschit Simões

Resource summary

A Educação Integral e a Participação da familia como fatores de melhoria da aprendizagem dos alunos
  1. Percebemos, em alguns alunos, uma carência afetiva muito grande e uma agressividade que não é normal em crianças de 6 a 10 anos. Durante as entrevistas com os professores, eles relataram que os a maioria dos alunos, não tem uma família estruturada e que deixam a responsabilidade pela educação dos filhos nas mãos da escola. Esse problema ainda é maior nos casos de alunos que freqüentam o Projeto “Educação Integral”. Além disso, há também um sério problema enfrentado que são as invasões que depredam a escola e interfere no bom andamento das atividades.
    1. A pesquisa apontou que o projeto Educação Integral, pode melhorar os resultados da aprendizagem dos alunos, mas, mesmo que a escola permaneça mais tempo com a criança durante toda a semana, ainda é necessário incentivar maior participação da família na escola para que a melhora seja significativa e duradora. É importante manter bem definido o papel de cada instituição, onde Educar é responsabilidade da família e ensinar é responsabilidade da escola, e uma deve cooperar com a outra, para garantir sucesso na vida escolar das crianças.
      1. O Projeto “Educação Integral” pode suprir a falta da participação da família na vida escolar dos filhos e ainda garantir a melhora dos resultados da aprendizagem?
        1. Esta pesquisa buscou orientar-se em publicação de autores como Paro, Içami Tiba, Paulo Freire e também na Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, para realizar adaptações no Projeto Político Pedagógico existente na escola. Embasados nestes pesquisadores e documentos, identificar uma possível solução para a melhoria do relacionamento família X escola e verificar a importância deste Projeto governamental, que amplia a jornada escolar, para o sucesso escolar dos alunos. gral” pode suprir a falta da participação da família na vida escolar dos filhos e ainda garantir a melhora dos resultados da aprendizagem?
          1. Todas as ações foram desenvolvidas, mediante a necessidade da escola, e visando reconstruir o PPP, contemplando estas questões. Esta pesquisa, procurou apontar soluções para os problemas enfrentados pela escola, e analisar os resultados dos alunos. Foi verificado que, a falta da participação da família interfere na aprendizagem dos alunos, mas que a ampliação da jornada escolar, consegue suprir em parte esta falta e melhora consideravelmente a interação social, entre os mesmos, e destes com o corpo docente e demais funcionários, sua condição física e afetiva e principalmente garante a melhora da aprendizagem.
            1. REFERÊNCIAS PARO , Vitor Henrique. Gestão da Escola Pública: a Participação da Comunidade. R. bras. Est. pedag., Brasília. v 73, n.l 74, p.255-290, maio/ago. 1992.  PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Universidade de São  Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010.  TODOS PELA EDUCAÇÃO. www.todospelaeducação.com.br UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Programa Interação Escola-Família. Rio de Janeiro, junho de 2009.  ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais. 8ª Ed.- Rio de Janeiro: Record, 2008.  PIAGET’I. Para onde vai a educação. José OlympisEd.15ª edição. Rio de Janeiro, 1972/2000  Tiba, Içami. Disciplina; limite na medida certa41ª Ed. São Paulo; Gente, 1996 240p.  GADOTTI, Moacir et al. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 1996. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Educação
      Vanildes Santos
      EDUCAÇÃO INTEGRAL
      cleliaflouzada
      Qual a concepção de Currículo da rede de ensino estadual do RS
      Marcia Bilar Montero
      Fontes de energias renováveis e não renováveis
      MICHELE APARECIDA ALVES LOPES
      1_Aprendizagem como autoria
      gislaine lopes vicente
      A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLA COMO FATOR DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
      joyce.juliabh
      Habilidades Socio-Emocionais no Contexto Da Pandemia
      monica coeli souza soares
      1_A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLA COMO FATOR DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
      joyce.juliabh
      Maths Quiz
      Andrea Leyden
      1PR101 2.test - Část 20.
      Nikola Truong