Re-elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola com vista ao Planejamento coletivo.

angelaoliveirafa
Mind Map by angelaoliveirafa, updated more than 1 year ago
angelaoliveirafa
Created by angelaoliveirafa over 5 years ago
4
0

Description

Mind Map on Re-elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola com vista ao Planejamento coletivo., created by angelaoliveirafa on 02/01/2016.

Resource summary

Re-elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola com vista ao Planejamento coletivo.
  1. PROBLEMA .Quais as possibilidades de re-estruturar o PPP da escola como forma de adequar o planejamento pedagógico coletivo e a gestão democrática como possibilidade de melhoria dos resultados dos alunos.

    Annotations:

    • fracasso dos alunos,
    1. HIPÓTESE- De que maneira poderemos articular o PPP da escola, como forma de construção do Planejamento coletivo na escola? Como a gestão escolar poderá articular o PPP da escola de modo a mudar a realidade da escola? O fracassa dos alunos são resultados da falta de um bom planejamento?
      1. OBJETIVOS 2.1 Geral: Reestruturar o Projeto Político Pedagógico avaliando sua eficácia na escola e os resultados obtidos nas avaliações internas e externas alcançados pelos alunos. 2.2 Específicos: Verificar a eficácia do planejamento participativo aplicado ao planejamento docente, como dispositivo de êxito do Projeto Político-pedagógico. Analisar/descrever os resultados apresentados pelos alunos, tendo como referência o planejamento inicial/ efetivado pelos professores, mas também a proposição de estratégias pedagógicas com vistas à melhoria dos próximos resultados, a partir de um planejamento coletivo.
        1. JUSTIFICATIVA Quais são os pontos negativos que provocam esses alunos na migração sazonal para a colheita do café? Quais são os prejuízos para os envolvidos com essa sazonalidade de alunos todos os anos? O que podemos fazer para mudar essa realidade? O que devemos mudar no PPP para consolidar a realidade vivenciada de modo atender as necessidades e objetivos da escola? O que cada segmento da sociedade poderá fazer para consolidarmos os objetivos da política educacional proposto por cada um?
          1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O planejamento coletivo requer esforço e persistência dos envolvidos na busca de melhoria no processo ensino aprendizagem. Segundo LUCK et al., 1998, p. 19) o poder é delegado [...] e responsabilidades assumidas em conjunto”. Segundo Veiga (1995),” Um projeto político pedagógico, ultrapassa a dimensão de uma proposta pedagógica. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.
            1. METODOLOGIA Realização de questionários direcionados aos pais de alunos e equipe escolar abordando questões abertas sobre a participação da comunidade nas decisões da escola, concepção da questão da autonomia, interação do trabalho coletivo, a importância desses segmentos no desenvolvimento do PPP. Reuniões, festas, encontros, palestras com os professores, especialistas e conversas com a equipe pedagógica da escola.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
    ilda_silverio
    OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM) – uma parceria de sucesso
    tatiguedes2016
    OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: APM (Associação de Pais e Mestres) – uma parceria de sucesso
    tatiguedes2016
    Metodologia Entre Jovens - Matemática_1
    ninabbassini
    PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: da conscientização à preservação, um exercício de cidadania no EF
    adebil
    O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: realidade ou mera idealização?
    silvanigs
    Conselho Escolar (CE) ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
    amandasc7l
    Conselho Escolar ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
    amandasc7l
    PROJETO DE INTERVENÇÃO
    ribamar2010
    Os desafios enfrentados diante da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
    patricia.cordeir
    Educação em Tempo Integral
    prof.vanessa_07