Ecossistemas de água doce

Rafaela Ricardo
Mind Map by Rafaela Ricardo, updated more than 1 year ago
Rafaela Ricardo
Created by Rafaela Ricardo almost 4 years ago
225
0

Description

mapa sobre ecossistema de água doce

Resource summary

Ecossistemas de água doce
1 Os ecossistemas de água doce são formados por rios, lagos, lagoas, geleiras, todos que não possuem água salgada como a do mar.
1.1 Lênticos
1.1.1 São as águas que tem fluxo pequeno ou nulo, como em lagos e represas.
1.1.1.1
1.2 Lóticos
1.2.1 São águas que tem fluxo alto e contínuo, como em rios e mares no caso de água salgada.
1.2.1.1 Essas características mudam os tipos de animais encontrados, principalmente dos ecossistemas de águas lóticas, mesmo assim, a biodiversidade encontrada é igual com relação á certos animais.
1.2.1.1.1 Existe muita biodiversidade nas águas doces, que vai de muitos peixes de água doce, á mamíferos como lontras e ariranhas, além de uma grande variedade de pássaros que comem os peixes e anfíbios da região.
1.2.1.2 Em ecossistemas de águas lóticas encontramos seres que se adaptaram ás correntes de água.
1.2.1.2.1 Como animais que ''grudam'' em pedras para não serem levados pela correnteza, os bagre (ou peixes gato) são adaptados á escuridão e vivem nos fundos dos rios, têm um formato levemente achatado por essa característica.
1.3 São divididos em dois tipos:
2 Nesses ecossistemas a grande quantidade de luz e oxigênio permitem a grande diversidade de peixes e anfíbios.
3 Também são chamados de Límnicos
4 Cadeia alimentar:
4.1 Em todo ecossistema aquático, a cadeia alimentar não precisa começar necessariamente com uma planta, existem os fitoplânctons, seres que conseguem fazer fotossíntese, se tornando a base de várias cadeias alimentares aquáticas no geral.
4.1.1 Esses fitoplânctons flutuam na água, sendo assim, existem mais fitoplânctons em ambientes lênticos, pois não são arrastados pela corrente.
4.1.2 Mas é claro as algas não devem ser ignoradas, os fitoplânctons servem de alimento aos zooplãnctons, que são alimentos de várias outras espécies da região, que também servem de alimento para um consumidor terciário, se transformando em uma cadeia alimentar.

Annotations:

  • Quando o ser vivo faz fotossíntese, ele está produzindo ENERGIA, e quando um ser se alimenta dele está pegando sua energia porém em menor quantidade do que foi produzido, pois foi utilizada, e quando outro consumidor secundário se alimenta do primário pegando sua energia, consome ainda menos que o primário havia pego do produtor, assim os consumidores dos níveis tróficos mais altos necessitam de mais energia que os mais baixos, por isso se alimentam mais.
4.1.2.1 Lembrando que os seres decompositores atuam paralelamente ás teias e as cadeias alimentares, vendo que eles decompõem toda a matéria orgânica.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ecologia I
kyungsos
Seres Vivos
Andrea Barreto M
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Lipídios
Andrea Barreto M