Sucessão Ecológica

Rafaela Ricardo
Mind Map by Rafaela Ricardo, updated more than 1 year ago
Rafaela Ricardo
Created by Rafaela Ricardo almost 4 years ago
110
6

Description

mapa mental sobre a sucessão ecológica, ciclo da matéria e fluxo de energia.
Tags

Resource summary

Sucessão Ecológica
1 Existem dois tipos, a primária e a secundária.
1.1 Primária
1.1.1 A primária ocorre quando não tínhamos um ecossistema anteriormente, ou seja, terá que começar do zero.

Annotations:

  • A sucessão ecológica primária é um processo muito lendo, podendo demorar anos para atingir seu objetivo.
1.1.1.1 A primeira etapa é uma espécie pioneira que chega na região, esta espécie não pode depender muito do ecossistema, pois é ela que vai prepar o local para que outras espécies se desenvolvam, temos como exemplo de espécie pioneira os musgos, os líquens (associação entre algas e fungos), musgos e gramíneas.
1.1.1.1.1 Depois nós temos as comunidades intermediárias, que são arbustos, pequenas árvores, já começam a vir invertebrados e pequenos mamíferos.
1.1.1.1.1.1 Até que o ecossistema se desenvolva o bastante para que atinja seu nível clímax, que seria o auge do ecossistema, com grandes árvores e grandes teias alimentares mais complexas.

Annotations:

  • O objetivo de todo ecossistema é ficar equilibrado, que seria a mesma coisa de atingir seu clímax.
1.1.1.1.1.1.1 Com o ecossistema no clímax vemos que a mesma quantidade de energia assimilada pelas plantas é utilizada pelos seres vivos do ecossistema não tendo mais excesso de energia.
1.1.1.1.1.1.1.1 Fluxo de energia
1.1.1.1.1.1.1.1.1 A energia é assimilada pelas plantas e seres fotossintéticos para a produção de seu alimento, a glicose, por meio da fotossíntese.
1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Os consumidores primários se alimentam da planta, retirando dela a energia que ele necessita para fazer suas ações vitais como respirar, ou andar.
1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 A quantidade assimilada pelo consumidor primário é sempre menor que a quantidade de energia que os produtores assimilaram, pois estes também utilizaram energia em suas ações vitais, como respirar.
1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.2 Os consumidores seguintes também se alimentam e assimilam a energia do outro consumidor, até que não tenha mais energia ao próximo nível trófico, acabando o fluxo de energia.
1.1.1.1.1.1.1.2 Ciclo da matéria
1.1.1.1.1.1.1.2.1 No ciclo da matéria, a matéria que existe no solo é transformada em matéria orgânica por seres fotossintéticos.
1.1.1.1.1.1.1.2.1.1 Ela é passada aos outros seres vivos pela cadeia alimentar que leva esta matéria á todos os seres vivos que estão existentes nela.
1.1.1.1.1.1.1.2.1.1.1 Quando os seres vivos de qualquer nível trófico morre, os seres decompositores entram em ação decompondo a matéria orgânica, transformando-a em matéria inorgânica novamente, recomeçando seu ciclo.
1.2 Secundária
1.2.1 A sucessão secundária ocorre quando um ecossistema já estava presente anteriormente, e deixou de existir, sendo por conta do homem ou não.
1.2.1.1 Neste caso a primeira etapa, que seria ser uma espécie pioneira na região já está cumprida, ou seja, ela precisa apenas se "recompor" e "tratar" do habitat para atrair as espécies intermediárias e chegar em seu clímax novamente.

Annotations:

  • Por isso a sucessão secundária é relativamente mais rápida que a sucessão primária.
1.2.1.1.1 Lembrando que mesmo que ela chegue em seu clímax novamente, se ela foi devastada anteriormente, muito da biodiversidade foi perdida e não será recuperada.
1.2.1.1.2
2 A sucessão ecológica ocorre quando o ecossistema foi devastado anteriormente, ou se não foi habitado.
2.1 Seu objetivo é formar um novo bioma ou ecossistema novamente ou inicialmente.
2.2 Consiste na chegada de espécies que modificam o local e o deixa habitável para novas espécies chegarem, quando as novas espécies chegam elas modificam o local, o tornando habitável a outras espécies e assim sucessivamente.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
A Célula
Nathalia - GoConqr
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M
Ecologia I
kyungsos
Lipídios
Andrea Barreto M