Os Lusiadas

sallestop1402
Mind Map by sallestop1402, updated more than 1 year ago
sallestop1402
Created by sallestop1402 almost 4 years ago
8
1

Description

personagens

Resource summary

Os Lusiadas
1 Vênus: deusa do amor, decide preparar o repouso e prémio para os portugueses. Seu filho é Cupido, Símbolo da Beleza, sensualidade instintiva.
1.1 Cupido: filho de Vênus . Anda sempre com um arco e uma flecha que atira nos corações , de forma a que as pessoas atingidas fiquem apaixonadas.
2 As Ninfas são divindades femininas secundárias que habitam os campos, as florestas e os mares. Encontram-se associadas à fertilidade. Quando flechadas pelo cupido se apaixonam pelos portugueses.
3 Ilha dos Amores: É uma ilha mística, flutuante que Vênus colocou no trajeto da armada, de modo a que esta, infalivelmente, a encontrasse.
4 Máquina do Mundo, é um espetáculo único das esferas celestes de Ptolomeu. É uma esfera celeste e luminosa. Mostra o futuro da viagem pela Índia
5
6 Tétis era a ninfa do oceano. Filha de Neptuno, deus do mar, que desperta o amor de Adamastor. Tetis transformou Adamastor num monstro amargurado e horrível que atormenta a vida dos portugueses.
7 Sebastião (1554 a 1578) foi O Rei de Portugal. Luís de Camões decide dedicar o seu poema ao rei D. Sebastião, a quem louva pelo que representa para a independência de Portugal e para o aumento do mundo cristão; pela ilustre e cristianíssima ascendência e ainda pelo grandioso Império de que é senhor.
8 Vasco da Gama: É acompanhado por Tétis até a um magnífico palácio de cristal e ouro. A quem se devia o descobrimento da rota para o oriente, e que vencera inúmeras batalhas contra reinos muçulmanos em terras hostis aos cristãos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
Larissa Borela
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
Ana Luiza Polett
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
TROVADORISMO
Denise Teófilo
Quinhentismo
Isadora Borges
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
De quem é a frase?
Liciane Brun