Sistemas de Informação

Description

Prova 10
eduardo.deon
Mind Map by eduardo.deon, updated more than 1 year ago
eduardo.deon
Created by eduardo.deon almost 8 years ago
24
1

Resource summary

Sistemas de Informação
  1. Aula 1 : Procurando compreender a sociedade da informação
    1. Em um quadro comparativo, abordando as organizações sociais, tem-se uma compreensão mais objetiva das diferenças entre uma organização da Segunda Onda – da sociedade industrial – e a organização moderna, da sociedade da informação e do conhecimento:
      1. EMPRESA DA SOCIEDADE INDUSTRIAL Enfoque analítico/atomístico. Individualismo/predomínio/ distanciamento entre as pessoas. Autoridade centralizadora/ paternalista/autocrática. Continuidade num único nicho profissional. Especialização excessiva. Economia de escala/tendência ao gigantismo e à centralização. Valorização da quantidade. Empresário avesso ao risco. Busca de protecionismo. A grande alavanca é o dinheiro. O sucesso é garantido pelo poder de investimento em máquinas e instalações
        1. EMPRESA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Enfoque macro/holístico. Igualdade de direitos/ compartilhamento/ participação. Autoridade adulta/ facilitadora/democrática. Opções múltiplas. Liberdade de escolha. Visão generalizada. Descentralização, resguardando-se a integração. Valorização da qualidade associada à quantidade. Empresário empreendedor, criativo e competitivo. A grande alavanca é a informação/o conhecimento/ a educação. A mente humana é o grande software. O computador é o grande hardware.
          1. “As sociedades não perdem o seu lastro histórico. O desejo da Sociedade da Informação e do Conhecimento não faz uma sociedade nova: é antes a renovação de um ideal antigo, a proclamação de uma liberdade desejada, a fome de modernidade e de justiça, como se, de repente, as possibilidades técnicas tornassem insuportáveis os entraves burocráticos, a sufocação autoritária, a privação de informação e de saber”.
            1. As novas tecnologias, os novos mercados, as novas mídias, os novos consumidores desta era da informação e do conhecimento conseguiram transformar o mundo em uma grande sociedade, globalizada e globalizante; mas o homem, diante dessa nova realidade, continua o mesmo: íntegro na sua individualidade, na sua personalidade, nas suas aspirações, na defesa de seus direitos,
    2. Aula 2: Dados, Informação e Conhecimento
      1. DADOS: Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento
        1. INFORMAÇÕES: Informações são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.
          1. CONHECIMENTO: Consiste em dados e informações que foram e processados para transmitir entendimento, experiência e aprendizagem. O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. As informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que as informações por si só não são capazes de mostrar.
            1. Conhecimento: *Informação valiosa da mente humana Inclui reflexão, síntese, contexto *De difícil estruturação *De difícil captura em máquinas * De difícil transferência
              1. Tipologia
                1. Informação de Atividade : permite que a organização garanta seu funcionamento, normalmente estruturada (nota fiscal) normalmente diz respeito ao nível operacional.
                  1. Informação Estratégica: aquela que é capaz de melhorar o processo decisório, essa informação reduz a incerteza em relação às variáveis que afetam as escolha das melhores alternativas para a superação de desafio e o alcance dos objetivos organizacionais.
                    1. Informação de Convívio: aquela que possibilita aos indivíduos se relacionarem e pode influenciar seus comportamentos . (reuniões , jornais internos) Na maioria das vezes não é estruturada estando presente nos três níveis hierárquicos –operacional, gerencial e estratégico.
                      1. Atributos da Qualidade da Informação
                        1. Dimensão do tempo: Velocidade, Economia , Atualidade, Reprodutividade.
                          1. Velocidade: a informação deverá ser fornecida na velocidade necessária para a tomada de decisão Economia: a informação deverá conter apenas o que for importante, suprimindo o que for desnecessário.
                          2. Dimensão do Conteúdo:Precisão, veracidade, Integralidade, Facilidade, Exatidão.
                            1. Precisão : capacidade de lidar com valores numéricos tais como eles se apresentam originalmente. Integralidade: (qualidade do que é integral) a informação precisa conter tudo o que for necessário para a tomada de decisão. Veracidade: capacidade de ser verdadeira ou representar a verdade.
                            2. Dimensão da Forma:Clareza, ordem, apresentação
                              1. Fidedignidade: as informações apresentadas são merecedoras de credito, de confiança, de fé.Inteligibilidade. Uma informação deverá ser compreensível ao usuário.
                      2. Informações: *Dados dotados de relevância e propósito. *Requer unidade de análise * Exige consenso em relação ao significado *Exige necessariamente a mediação humana
                      3. Dados : *Simples observações sobre o estado do mundo. *Facilmente Estruturado *Facilmente obtido por máquinas *Frequentemente quantificado *Facilmente transferível
                    2. Aula 3 - Uso da Informação
                      1. O uso estratégico da informaçãoAs informações passaram a ser um recurso como qualquer outro, indispensável na formulação de estratégias e um poderoso instrumento para obter vantagem competitiva.
                        1. O que é Data Center
                          1. Data Center - Centro de Processamento de Dados. Um Centro de Processamento de Dados (CPD), é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. Também conhecidos pelo nome em inglês, Data Center.
                            1. Localização de um datacenter
                              1. Montados em um salão protegido contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.
                                1. Segurança de um datacenter
                                  1. Ambiente operacional monitorado permanentemente, em todos os aspectos, físicos e lógicos
                                    1. O conceito de Big Data
                                      1. A princípio, podemos definir o conceito de Big Data como sendo conjuntos de dados extremamente grandes e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil.
                                        1. Informação é poder, logo, se uma empresa souber como utilizar os dados que tem em mãos, poderá saber como melhorar um produto, como criar uma estratégia de marketing mais eficiente, como cortar gastos, como produzir mais, como evitar o desperdício de recursos, como superar um concorrente, como disponibilizar um serviço a um cliente de maneira satisfatória e assim por diante.
                                          1. Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.
                                            1. Bits: a menor parte de um dado
                                              1. Bytes: a informação tomando forma
                                                1. Kilobytes: os dados tangíveis
                                                  1. Megabytes: o mundo multimídia
                                                    1. Gigabytes: a alta definição
                                                      1. Terabytes: a nova necessidade
                                                        1. Petabyte: muito além do uso doméstico
                                                          1. Exabyte: o tráfego da internet mundial
                                                            1. Zettabyte: todas as palavras do mundo
                                                              1. Yottabyte: mais do que existe
                      2. Sistemas Abertos e Fechados
                        1. Sistema fechado : Aquele que não sofre ação externa , ou seja, somente seus elementos tem interação entre si ; Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência
                          1. Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e perenidade.
                            1. O que são Sistemas
                              1. "Um sistema é um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades". onde tem entrada das informações e após as saídas.
                                1. As três principais atividades de um sistema de informação :entrada, processamento e saída
                                  1. A entrada captura os dados brutos do ambiente externo ou interno.
                                    1. O processamento converte dados brutos em informação.
                                      1. A saída transfere as informações processadas ás pessoas.
                                        1. O que é sistema de informação?
                                          1. É o conjunto interdependente das pessoas, das estruturas da organização, das tecnologias de informação (hardware e software), dos procedimentos e métodos que deveria permitir à empresa dispor, no tempo desejado, das informações que necessita para seu funcionamento atual e para sua evolução.
                                            1. Sistemas de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.
                        2. Aula 4 : Sistemas
                          1. Sistema é um conjunto de partes que interagem entre si, visando um objetivo comum. Por exemplo Um relógio e o sistema respiratório dos seres humanos
                            1. A empresa vista como um sistema As funções da administração são dependentes umas das outras, o que nos faz refletir sobre a importância de cada uma delas. Para que estas funções sejam aplicadas, há necessidade de que as áreas trabalhem de forma sistêmica.
                              1. O que é sistema de informação?
                                1. É o conjunto interdependente das pessoas, das estruturas da organização, das tecnologias de informação (hardware e software), dos procedimentos e métodos que deveria permitir à empresa dispor, no tempo desejado, das informações que necessita para seu funcionamento atual e para sua evolução.
                                  1. Recursos do Sistema de Informação
                                    1. Um sistema de informação depende de recursos humanos (os usuários finais e os especialistas em SI), de hardware (máquinas e mídia), software (programas e procedimentos), dados (bancos de dados e bases de conhecimento) e redes (mídia de comunicações e apoio de rede) para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação.
                                  2. Sistemas de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.
                                    1. Cinco Recursos dos S.I
                                      1. s Especialistas – analistas de sistemas, programadores, operadores de computador. Usuários Finais
                                        1. ) Recursos de Hardware Máquinas – computadores, monitores de vídeo, unidades de disco magnético, impressoras, scanners óticos.
                                          1. Recursos de Software Programas – programas de sistemas operacionais, programas de planilhas eletrônicas, programas de processamento de textos, programas de folha de pagamento. Procedimentos
                                            1. ) Recursos de Dados Descrição de produtos, cadastro de clientes, arquivos de funcionários, banco de dados de estoque
                                              1. ) Recursos de Rede Meios de comunicação, processadores de comunicações, acesso a redes e software de controle.
                                                1. Classificação dos Sistemas de Informação
                                                  1. Estratégico
                                                    1. Intermediario
                                                      1. Conhecimento
                                                        1. Organizacional
                                                          1. Sistemas empresariais básicos
                                                            1. São aqueles utilizados para realizar as tarefas rotineiras da empresa, essenciais para conduzir a organização. Atendem ao nível mais elementar da empresa, aumentando o controle sobre as atividades diárias
                                                              1. Sistemas empresariais básicos
                                                                1. Sua principal função é manipular os dados básicos da organização e armazená-los de modo a ficarem disponíveis para o nível tático da organização.
                                                                  1. Sistema de Processamento de Transação (SPTs)
                                                                    1. São sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade,
                                                                      1. Sistemas de informação gerencial - SIG
                                                                        1. Esses sistemas oferecem um conjunto de relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa, os quais são utilizados para a realimentação do planejamento operacional.
                                                                          1. Sistemas de suporte à decisão DSS
                                                                            1. Sistemas especialistas
                                                                              1. Sistemas de suporte executivo SSE
                                    2. Aula 5: Sistemas
                                      1. Os sistemas do nível operacional dão suporte aos gerentes operacionais respondendo a perguntas rotineiras e permitindo acompanhar o fluxo das transações pela organização.
                                        1. Os Sistemas no nível do conhecimento produzem dados e conhecimento especializado para a organização.
                                          1. Os sistemas do nível gerencial atendem ás atividades de monitoração , controle e tomada de decisão dos gerentes médios. Produzem relatórios periódicos sobre as operações.
                                            1. Os sistemas de nível estratégico ajudamos gerentes seniores a enfrentar questões estratégicas e tendências de longo prazo considerando também o ambiente externo á organização.
                                          2. 2 Principais Sistemas
                                            1. CRM (gerenciamento das relações com os clientes) que integra a organização para a frente em direção ao cliente
                                              1. SCM (gestão da cadeia de suprimentos) que integra as operações na cadeia de suprimentos incluindo compras.
                                              2. O QUE É ERP?
                                                1. É um software empresarial que facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos da empresa, tais como fabricação, logística , finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. etc. ERP é portanto um sistema empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.
                                                  1. O ERP é um sistema em que interagem as pessoas e as tecnologias da informação na execução de tarefas, o que proporciona uma forte integração de informações e simplificação de processos para habilitar as empresas a serem eficientes.
                                                    1. Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios
                                            2. 3 Componentes de Implementação
                                              1. Preparar o Sistema
                                                1. Capacitar as Pessoas
                                                  1. Preparar os dados
                                                    1. CRM
                                                      1. Na realidade, o CRM é um elemento do ERP especifico para o melhor gerenciamento, envolvendo os subsistemas de marketing, vendas, serviços e tecnologias.
                                                        1. Melhorias do CRM
                                                          1. Melhora as informações;
                                                            1. Tem feedback sobre o produto ou serviço.
                                                              1. Aumenta o foco em parceiros
                                                                1. Aumento da receita por cliente
                                                                  1. Ciclos de vendas equilibrados
                                                      2. SCM
                                                        1. • É um conjunto de atividades funcionais que é repetido muitas vezes ao longo do canal de suprimentos através do qual as matérias-primas são convertidas em produtos acabados e o valor é adicionado aos olhos dos consumidores.
                                                          1. OBJETIVOS
                                                            1. Reduzir custos de fornecimento
                                                              1. Reduzir tempo total
                                                                1. Aumentar a produção
                                                                  1. Melhorar o retorno de investimentos
                                                                2. Aumentar as margens dos produtos
                                                        2. Aula : 6
                                                          1. “O e-Business é considerado mais amplo do que o e-Commerce. Ele representa um conjunto de sistemas de uma empresa interligados aos sistemas de diversas outras empresas via Internet, interagindo para que o e-Commerce aconteça. Utiliza tecnologia para redefinir velhos modelos de negócios de forma a maximizar o valor do serviço ou produto oferecido para o cliente.”
                                                            1. Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.
                                                          Show full summary Hide full summary

                                                          Similar

                                                          02. Informação e Organizações
                                                          cesarfabr
                                                          03. Tipos de Sistemas de Informação
                                                          cesarfabr
                                                          Eng. de Software
                                                          Rodolfo Cerrone
                                                          CRM (Customer Relationship Management)
                                                          Ana Maria Aquino
                                                          01. Conceitos Fundamentais
                                                          cesarfabr
                                                          BENEFÍCIOS DO SCRUM PARA PLANEJAMENTO DE SOFTWARE
                                                          Antonio N Marques
                                                          AO01_MapaMental_LucasJorgeFerreiraRibeiro.
                                                          lucas ribeiro
                                                          Francisco Antônio da Silva
                                                          Aldo Hembherty
                                                          Proposição
                                                          Danielly Engenharia
                                                          QUALIDADE DE SOFTWARE
                                                          Sandro Júnior
                                                          Forecast
                                                          Ana Maria Aquino