Rochas

joana_pinto_202
Mind Map by joana_pinto_202, updated more than 1 year ago
joana_pinto_202
Created by joana_pinto_202 about 6 years ago
100
1

Description

Biologia e Geologia (Geologia 10º ano) Mind Map on Rochas, created by joana_pinto_202 on 02/12/2014.

Resource summary

Rochas
1 Ciclo das Rochas
1.1 Rochas Sedimentares

Annotations:

  • Rochas sedimentares: formadas à superfície ou perto dela, a partir de deposições de sedimentos que, posteriormente, experimentam uma evolução, sendo compactados e ligados entre si. Ex: arenito
1.1.1 Ocorrem 2 fases:
1.1.1.1 Sedimentogénese

Annotations:

  • Sedimentogénese: conjunto de processos físicos e químicos que compreendem a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares, o transporte e a deposição desses materiais.
1.1.1.1.1 Erosão

Annotations:

  • Erosão: remoção dos materiais previamente alterados das rochas, por agentes erosivos. Os materiais (clastos ou detritos) são transportados.
1.1.1.1.1.1 Sedimentação

Annotations:

  • Sedimentação: deposição desses materiais, que passam a denominar-se por sedimentos. Primeiro depositam-se os detritos mais densos e pesados e depois os menos densos e menos pesados. Se não houver perturbações, a sedimentação realiza-se de forma regular, sendo que os sedimentos formam camadas horizontais, não deformadas – estratos.
1.1.1.1.1.2 Meteorização
1.1.1.2 Diagénese

Annotations:

  • Diagénese: conjunto de processos físicos e químicos que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para rochas sedimentares coerentes. No decurso da diagénese os sedimentos são compactados, desidratados e cimentados, ficando ligados entre si.
1.2 Rochas Magmáticas

Annotations:

  • Rochas magmáticas: os magmas formam-se no interior da Terra e são misturas complexas de minerais fundidos, cristais em suspensão, e gases. O magma é menos denso que o ar e que as rochas envolventes, por isso pode, quando sujeito a pressões, movimentar-se, aproximando-se da crosta. Ao fazê-lo, consolida, formando rochas magmáticas.
1.2.1 Intrusivas ou Plutónicas

Annotations:

  • Rochas magmáticas intrusivas ou plutonicas: rochas resultantes da consolidação do magma no interior da crosta. Apresentam, geralmente, minerais desenvolvidos, identificáveis à vista desarmada, devido ao arrefecimento lento e em profundidade que é propício ao crescimento e desenvolvimento dos cristais. Ex: granito.
1.2.2 Extrusivas ou Vulcânicas

Annotations:

  • Rochas magmáticas extrusivas, vulcânicas : rochas resultantes da consolidação do magma à superfície. Os minerais são de pequenas dimensões, podendo existir matéria não cristalizada. Esta textura indica um arrefecimento rápido do magma. Ex: basalto.
1.3 Rochas Metamórficas

Annotations:

  • Rochas metamórficas: originadas a partir de rochas preexistentes que experimentam transformações mineralógicas e estruturais, mantendo-se no estado sólido. Essas transformações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou à acção de fluidos de circulação. Ex: Quartzitp
1.3.1 Rocha alterada por factores de metamorfismo

Annotations:

  • As rochas, em consequência do dinamismo terrestre, podem ser deslocadas para zonas com diferentes condições. Se afundam na crosta, ficam sujeitas a maiores pressões e temperaturas e, por vezes, a um ambiente químico diferente. Embora mantendo o estado sólido, alteram-se. Os principais factores de metamorfismo são a temperatura, a pressão, os fluidos de circulação e o tempo.
2 Para determinar a idade das Rochas:
2.1 Idade relativa (datação relativa)

Annotations:

  • baseia-se no princípio da sobreposição de estratos e na existência/presença de fósseis de idade em determinadas camadas. o Princípio da sobreposição de estratos: numa série de rochas sedimentares não deformadas, o estrato A que se encontra sobre o estrato B é mais antigo do que este; ou seja, um estrato é mais velho que aqueles que o recobrem e mais novo dos que os que lhe estão subjacentes.
2.1.1 Apenas os fósseis de intervalos de tempo curtos permitem esta datação

Annotations:

  • Amonite Trilobite
2.2 Idade absoluta (datação absoluta/radiométrica)

Annotations:

  • baseia-se na desintegração de isótopos radioactivos que se desintegram espontaneamente. Os isótopos-pai desintegram-se em isótopos-filho mais estáveis. O tempo necessário para que metade dos isótopos-pai de uma rocha se desintegrem em isótopos-filho, denomina-se por semivida.
2.2.1 Objetivo : obter isotopos-filho mais estáveis
Show full summary Hide full summary

Similar

Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
G11-As Rochas
Carolina Silva
Exame Nacional de Português - 12° ano
Felipe Perreira
15 Dicas para Passar nos Exames Nacionais
MarisaS
Resumo para o exame nacional - Fernando Pessoa Ortónimo, Alberto Caeiro , Ricardo Reis e Álvaro Campos
marisacampos.ave
Biosfera
joana_pinto_202
Exame Nacional de História A_2015
elisabete.jesus7
Universo. Material resumo para 10 e 11 anos.
Larissa Guimarães
Sistema Solar
joana_pinto_202
Arquivos históricos da Terra - rochas sedimentares
joana_pinto_202