Valores Humanos

Description

Mind Map on Valores Humanos, created by Neve Silva on 13/07/2016.
Neve Silva
Mind Map by Neve Silva, updated more than 1 year ago
Neve Silva
Created by Neve Silva almost 8 years ago
10
1

Resource summary

Valores Humanos
  1. Tipos
    1. Estéticos
      1. Religiosos
        1. Políticos
          1. Morais
          2. Axiologia - o estudo ou teoria do valor, que procura estabelecer uma lógica de valores que escape à complexidade do bem ou do mal porque se orienta toda a acção
            1. "É aquilo que vemos em determinada coisa que está para além dela, que não pode ser vista com o olhar nem tocada, pois é algo que apenas é estimado"
              1. Hierarquia de valores é definida como a organização dos valores num sistema que os ordena de acordo com a importância afetiva que têm para o passageiro da vida, exercendo‐se sobre um conjunto de valores que incluo na minha vida. Quando eu oriento a minha vida por um valor, não quer dizer que não me possa orientar por mais do que uma camada de valores.
                1. Um valor moral atribui um ato de estima somente positiva, a tudo o que é conveniente para termos uma vida boa, não sendo então polar, pois não nos permite escolher entre o bem e o mal, entre o positivo e o negativo, visando apenas o bem. São normativos, podem ser hierarquizados, orientando a nossa vida em função dessa hierarquia, e não podem ser substituídos pelo seu contrário. Os outros tipos de valores têm normalmente polaridade, podendo ser positivos ou negativos, nem sempre nos conduzindo a uma vida boa.
                  1. Um valor moral é algo que estimamos e seguimos para ter uma vida boa, visando apenas o que é positivo e o bem, ou seja, vai de acordo com a vida ética, o agir eticamente, isto é seguir valores morais, que nos conduzem em busca de uma vida boa, alcançando o bem. Um valor pré‐moral é algo que não foi planeado por nós, como por exemplo a morte e o sofrimento, que neste caso são males pré‐morais, o que nos leva, muitas vezes, quando temos dois males pré‐morais, a agir de maneira a optar por um, o que seria de esperar que estivesse eticamente incorreto. Porém, quando não há possibilidade de preservar as duas partes, temos que optar por escolher uma, pois o objectivo é termos o menor mal possível, devendo optar pelo mal menor. Assim, segundo os nossos valores morais, vamos agir eticamente quando estamos perante valores pré‐morais, pois iremos “criar” o menor mal possível, dentro dessas condições, ou seja, optar pelo mal menor não faz com que a ação seja moralmente incorreta.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Tectonic Hazards flashcards
                    katiehumphrey
                    Metallic bonding
                    anna.a.graysmith
                    Religious Studies- Matters of life and death
                    Emma Samieh-Tucker
                    GCSE AQA Physics - Unit 3
                    James Jolliffe
                    GCSE AQA Biology 2 Enzymes, Digestion & Enzyme Uses
                    Lilac Potato
                    AQA Biology B2 Unit 2.1 - Cells Tissues and Organs
                    BeccaElaine
                    Electrolysis
                    lisawinkler10
                    GCSE History – Social Impact of the Nazi State in 1945
                    Ben C
                    PSBD TEST # 3
                    yog thapa
                    mi mapa conceptual
                    Gloria Romero
                    1PR101 2.test - Část 10.
                    Nikola Truong