continente americano `_

Description

algumas coisas sobre o continente americano
Pietra  costa
Mind Map by Pietra costa, updated more than 1 year ago
Pietra  costa
Created by Pietra costa almost 8 years ago
35
1

Resource summary

continente americano `_
  1. Caracteristicas
    1. O segundo maior continente do mundo,com área de 42.209.248 km quadrados.
      1. localizado no hemisfério Ocidental,o continente é cortado quatro parelelos principais:Círculo Polar Ártico,Trópico de Câncer,Equador,Trópico de Capricórnio.
        1. População
          1. Características demográficas: Cerca de 972 milhões de habitantes da América ocupam os territórios de forma desigual.
            1. Densidade demográfica: Os índices mais altos de densidade demográfica são encontradas na porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizada pelos europeus.
              1. Crescimento demográfico: O crescimento demográfico na América também é desigual ,visto que os países ricos apresentam taxas menores de crescimento da população que os países pobres.
                1. América Anglo-Saxônica: Na segunda metade do século XIX,a América Anglo-Saxônica,em especial os Estados Unidos, passou por um período de crescimento econômico que promoveu melhorias das condições de vida e redução das taxas de mortalidade. Isso proporcionou um rápido crescimento da população, relacionando também á vinda de muitos imigrantes.
                  1. América Latina: Na América Latina,os acontecimentos se deram de modo diferente. Justamente no período em que o número de habitantes da America Anglo-Saxônica começava a diminuir, nos países Latino-americanos iniciava-se uma explosão demográfica.
                    1. Indicadores socioeconômicos: A razão fundamental dos problemas sociais na América Latina é a distribuição desigual da riqueza, que agrava outros fatores capazes de assegurar melhores condições de vida para a maioria da população.
                  2. Processo de colonização
                    1. A América foi colonizada por povos europeus que ora de forma violenta,juntaram-se aos nativos que viviam no continente. Ad terras ficaram conhecidas como novo mundo começaram a ser ocupadas por pessoas provenientes das grandes potências marítimas dos séculos XV e XVI:Espanha,Portugal,Reino Unido,Países Baixos e França.
                    2. Regionalização por critério geográfico
                      1. Existem diferentes formas de regionalizar a América.
                      2. Regionalização por critérios histórico,cultural e socioeconômico
                        1. A partir do século XVI e ao longo dos séculos seguintes,a população nativa do continente americano miscigenou-se com europeus,com habitantes da África trazidos á força para trabalhar como escravos nas possessões coloniais e com imigrantes de diversas partes do mundo,com destaque para Europa e Ásia. No entanto, independentemente das diferenças entre essas sociedades, elas podem ser agrupadas em dois grandes conjuntos, segundo a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países: América latina e América Anglo-Saxônica. Esse critério de regionalização.baseado em aspectos humanos (culturais,históricos,econômicos,linguísticos etc.) é bastante empregado.
                          1. América latina: sob o nome da América Latina,foram inicialmente agrupadas as sociedades cuja língua dominante originou-se do Latim. O termo ``América Latina ´´ refere-se também a países onde se fala inglês, cono a Jamaica,ou Holandês,como o Suriname. Isso acontece porque o critério de regionalização passou a considerar outros aspectos,cono a predominância da religião católica e as condições socioeconômicos dapopulação, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza.
                            1. America Anglo-Saxônica: É formada pelos Estados Unidos e pelo Canadá. O termo ``América Anglo-Saxônica´´ se deve ao fato de esses países terem sido colonizados principalmente pelo Reino Unido,embora também tenham recebido influência de outros povos europeus.
                          2. Aspectos naturais do continente
                            1. Relevo: Na América, destacam-se quatro grandes formas de relevo,que se distinguem uma da outra pela altitude: as altas cordilheiras do oeste, as planícies e as depressões do centro e os planaltos e montanhas antigos desgastados do leste.
                              1. Costa oeste: Na costa oeste do continente,banhada pelo Oceano Pacífico, predominam formações montanhosas jovens, ou seja, de idade geológica recente. A população que ocupa a costa oeste está concentrada em áreas de altitudes inferiores,mas sujeita a vulcões ativos e terremotos.Essa região do continente localiza-se na área de choque de placas tectônicas.
                                1. Costa Leste:A costa atlântico, a leste do continente, é constituída por montanhas e planaltos muito antigos.A costa leste foi a primeira a ser ocupada e explorada pelos colonizadores europeus.
                                  1. Planícies e depressões do centro:na região central do continente, encontramos grandes planícies e depressões, como a Planície Central, na América do Norte; as planícies e depressões da Amazônia, a planície do Pantanal e a Depressão do Chaco, na América do Sul. As planícies situadas no norte assumiram grande importância econômica. No Canadá, por exemplo, ocorre intensa concentração urbana e industrial. Já na América do Sul,as principais planícies centrais - Amazônica e Platina - são pouco povoadas e nelas destacam-se a pesca,o extrativismo e a pecuária.
                                    1. Hidrografia: Muitas rios americanos nascem nas áreas montanhosas do oeste e desembocam no litoral atlântico.os cursos dos rios do continente americano podem ser agrupados segundo o trecho da costa onde desembocam: do Ártico,do pacífico, do Golfo do México e do Atlântico.
                                    2. Clima: O continente Americano apresenta grande variedade de clima.
                                      1. Vegetação: Atualmente, poucas áreas do continente americano apresentavam vegetação original que não tenha sofrido interferência humana.
                                        1. Vegetação e aproveitamento econômico: Alguns tipos de vegetação sofreram alterações e reduções significativas de suas extensões originais quando em contato com iniciativas humanas vinculadas ao aproveitamento econômico.
                                          1. Saúde pública
                                            1. Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, problemas sociais graves da América Latina estão relacionadas á saúde pública. em grande parte dos países da região, o atendimento médico-hospitalar é inadequado e insuficiente para maioria da população.
                                            Show full summary Hide full summary

                                            Similar

                                            THEMES IN KING LEAR
                                            Sarah-Elizabeth
                                            GCSE ICT Revision
                                            Andrea Leyden
                                            Know the principles of electricity
                                            Vito Martino
                                            Biological Definitions
                                            Yamminnnn
                                            AS Chemistry - Enthalpy Changes
                                            Sarah H-V
                                            The Anatomy of the Heart
                                            Shannan Muskopf
                                            Using GoConqr to study Art
                                            Sarah Egan
                                            Get your grammar right!
                                            Sarah Holmes
                                            Flashcards for CPXP exam
                                            Lydia Elliott, Ed.D
                                            2PR101 1.test - 6. část
                                            Nikola Truong
                                            General Pathoanatomy Final MCQs (301-400)- 3rd Year- PMU
                                            Med Student