Recomendações - citopatológico do colo do útero em Situações Especiais

Description

SAÚDE DA MULHER - APRESENTAÇÃO Mind Map on Recomendações - citopatológico do colo do útero em Situações Especiais, created by wair ricce on 07/10/2016.
wair  ricce
Mind Map by wair ricce, updated more than 1 year ago More Less
Aline Dantas
Created by Aline Dantas over 7 years ago
Juliana  Silva
Copied by Juliana Silva over 7 years ago
wair  ricce
Copied by wair ricce over 7 years ago
6
0

Resource summary

Recomendações - citopatológico do colo do útero em Situações Especiais
  1. Sem História de Atividade Sexual
    1. Não há indicação para rastreamento do Câncer de Colo do Útero e seus precursores nesse grupo de mulheres.
    2. Gestantes
      1. Apesar de não haver evidências de que a coleta de espécime endocervical aumente o risco sobre a gestação quando utilizada uma técnica adequada, outras fontes recomendam evitá-la devido ao risco em potencial. Recomenda-se análise caso a caso, pesando riscos e benefícios da ação. Gestantes aderentes ao programa de rastreamento com últimos exames normais podem ser acompanhadas de forma segura sem a coleta endocervical durante a gravidez. Por outro lado, para mulheres com vínculo frágil ao serviço e/ou não aderentes ao programa de rastreamento, o momento da gestação se mostra como valiosa oportunidade para a coleta do exame, devendo, portanto, ser completa.
      2. Climatério e pós-menopausa
        1. Devem ser rastreadas de acordo com as orientações para as demais mulheres. Na eventualidade de o laudo do exame Citopatológico mencionar dificuldade diagnóstica decorrente de atrofia, realizar Estrogenização, conforme o protocolo.
        2. Histerectomizadas
          1. Em caso de histerectomia subtotal (com permanência do colo do útero), deve seguir rotina de rastreamento. Em caso de histerectomia total: não se faz mais rastreamento, pois a possibilidade de encontrar lesão é desprezível. Exceto se a histerectomia foi realizada como tratamento de Câncer de Colo do Útero ou Lesão Precursora, seguir o protocolo de controle de acordo com o caso (lesão precursora: controles cito/colposcópicos semestrais até dois exames consecutivos normais; Câncer Invasor: controle por cinco anos (trimestral nos primeiros dois anos e semestral nos três anos seguintes); se controle normal, citologia de rastreio anual. Na requisição do exame, informar sempre a lesão tratada (indicação da histerectomia).
          2. Imunossuprimidas
            1. É parte deste grupo: mulheres infectadas pelo vírus HIV, imunossuprimidas por transplante de órgãos sólidos, em tratamentos de câncer e em uso crônico de corticosteroides. • O exame citopatológico deve ser realizado após o início da atividade sexual, com intervalos semestrais no primeiro ano e, se normais, manter seguimento anual enquanto se mantiver o fator de imunossupressão. • Em mulheres HIV positivas com CD4 abaixo de 200 células/mm³, deve ter priorizada a correção dos níveis de CD4 e, enquanto isso, deve ter o rastreamento citológico a cada seis meses. Considerando a maior frequência de lesões multicêntricas, é recomendado cuidadoso exame da vulva (incluindo região perianal) e da vagina.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Vocabulário Inglês Básico
            miminoma
            Biological Molecules Definitions
            siobhan.quirk
            English Vocabulary
            Niat Habtemariam
            GCSE Chemistry C1 - Carbon Chemistry ATOMS, MOLECULES AND COMPOUNDS (Easy)
            T W
            French Essay Writing Vocab
            caitlindavies8
            GCSE AQA Physics - Unit 3
            James Jolliffe
            GCSE French - The Environment
            Abby B
            Chemistry (C3)
            Amy Lashkari
            Atomic numbers and mass numbers quiz
            Sarah Egan
            1PR101 2.test - Část 8.
            Nikola Truong
            Which GoConqr Product is Right for Me?
            Sarah Egan