Leishmaniose

Description

:)
Felipe Soares
Mind Map by Felipe Soares, updated more than 1 year ago
Felipe Soares
Created by Felipe Soares over 7 years ago
14
0

Resource summary

Leishmaniose
  1. Transmissão
    1. A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos
      1. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas.
        1. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso
          1. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.
    2. Sintomas
      1. Leishmaniose visceral: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.
        1. Leishmaniose cutânea: duas a três semanas após a picada pelo flebótomo aparece uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.
      2. Ciclo de vida do parasita
        1. O ciclo de vida das espécies é ligeiramente diferente mas há pontos comuns. As formas promastigotas (flageladas e móveis) são libertadas na pele junto com a saliva de flebotomíneos, ou flebótomos (em inglês são denominados sand flies) no momento da picada. Ligam-se por receptores específicos aos macrófagos ou outras células fagocitárias presentes na pele, pelos quais são fagocitadas.
          1. Estes parasitas são imunes aos ácidos e enzimas dos lisossomas com que os macrófagos tentam digeri-las, e transformam-se nas formas amastigotas após algumas horas (cerca de 12h).
            1. Então começam a multiplicar-se por divisão binária, saindo para o sangue ou linfa por exocitose e por fim conduzem à destruição da célula, invadindo mais macrófagos. Os amastigotas ingeridos pelos insectos transmissores demoram oito dias ou mais a transformarem-se em promastigotas e multiplicarem-se no seu intestino, migrando depois na forma promastigota metacíclico para a válvula estomodial, que degradam e onde formam um tampão.
              1. Este tampão impede a ingestão do sangue durante a refeição sanguínea e é expelido e injetado na pele, infectando assim o mamífero e completando o ciclo.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Glossário de Biologia
        GoConqr suporte .
        Sistema Respiratório - Biologia
        GoConqr suporte .
        Sistemas do Corpo Humano
        GoConqr suporte .
        2a Lei de Mendel
        Andrea Barreto M. Da Poça
        A Célula
        Nathalia - GoConqr
        Exercícios- Tipos de Reprodução
        Andrea Barreto M. Da Poça
        Ecologia I
        kyungsos
        Reino Monera
        nathaliaires
        Mitose
        Igor -
        Vitaminas
        Júlia Figueiredo