Leishmaniose

Felipe Soares
Mind Map by Felipe Soares, updated more than 1 year ago
Felipe Soares
Created by Felipe Soares over 3 years ago
7
0

Description

:)
Tags

Resource summary

Leishmaniose
1 Transmissão
1.1 A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos
1.1.1 Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas.
1.1.1.1 Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso
1.1.1.1.1 Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.
2 Sintomas
2.1 Leishmaniose visceral: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.
2.1.1 Leishmaniose cutânea: duas a três semanas após a picada pelo flebótomo aparece uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.
3 Ciclo de vida do parasita
3.1 O ciclo de vida das espécies é ligeiramente diferente mas há pontos comuns. As formas promastigotas (flageladas e móveis) são libertadas na pele junto com a saliva de flebotomíneos, ou flebótomos (em inglês são denominados sand flies) no momento da picada. Ligam-se por receptores específicos aos macrófagos ou outras células fagocitárias presentes na pele, pelos quais são fagocitadas.
3.1.1 Estes parasitas são imunes aos ácidos e enzimas dos lisossomas com que os macrófagos tentam digeri-las, e transformam-se nas formas amastigotas após algumas horas (cerca de 12h).
3.1.1.1 Então começam a multiplicar-se por divisão binária, saindo para o sangue ou linfa por exocitose e por fim conduzem à destruição da célula, invadindo mais macrófagos. Os amastigotas ingeridos pelos insectos transmissores demoram oito dias ou mais a transformarem-se em promastigotas e multiplicarem-se no seu intestino, migrando depois na forma promastigota metacíclico para a válvula estomodial, que degradam e onde formam um tampão.
3.1.1.1.1 Este tampão impede a ingestão do sangue durante a refeição sanguínea e é expelido e injetado na pele, infectando assim o mamífero e completando o ciclo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
A Célula
Nathalia - GoConqr
Ecologia I
kyungsos
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Reino Monera
nathaliaires
Mitose
igorlmgx
Vitaminas
Júlia Figueiredo