Corrida de orientação usando ferramentas tecnológicas

Lucas Staudt
Mind Map by Lucas Staudt, updated more than 1 year ago
Lucas Staudt
Created by Lucas Staudt over 3 years ago
70
0

Description

Corrida de orientação usando ferramentas tecnológicas

Resource summary

Corrida de orientação usando ferramentas tecnológicas

Annotations:

  • A atividade foi realizada com a turma de currículo ampliado da Escola de Aplicação da Feevale, turma do turno da tarde, a turma conta com crianças com idade entre 9 e 11 anos de idade. A aula teve como objetivo, proporcionar vivências com tecnologias já conhecidas por eles e outras ainda não exploradas.
1 Orientações para turma

Annotations:

  • Baseado em uma pedagogia relacional, a turma recebeu as orientações de como iria se desenvolver a atividade, foram mostradas todas as ferramentas e como deveriam ser utilizadas. Os alunos tiveram tempo para explorar as ferramentas e tirar as dúvidas junto do professor.
1.1 Texto de apoio

Annotations:

  • http://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_01_95_.pdf
1.2 Organização da atividade e formação das equipes

Annotations:

  • Com um pensamento de pedagogia relacional, o professor organizou a atividade de maneira que pudesse trazer materiais para os alunos explorar e após ter uma troca de ideias, o professor passa a atividade a ser realizada usando oque eu foi ensinado e discutido. O professor dividiu a turma sem divisão de gêneros, porem buscando equilibrar as equipes na questão da idade, e fez a distribuição dos materiais a serem utilizados por cada equipe, e os encaminhou até o local de inicio e ponto de encontro final, que ficou denominado como "centro de comando". O professor deve também organizar o local para a prática, distribuir os pontos pela escola, elaborar os QR Codes e as tarefas a serem cumpridas em cada um desses pontos, tarefas essas que podem ser ligadas a alguma disciplina especifica, entrando nas questões ligadas  a interdisciplinaridade. 
1.3 Em busca dos QR Codes

Annotations:

  • Foram espalhados 6 pontos por toda a escola, em cada um desses pontos tinha um QR Code, que os alunos deveriam usar o tablet para escanear e descobrir qual tarefa deveria ser feita. Ao realizar a tarefa, um integrante da equipe utilizou o celular para enviar a resposta para o professor, através de áudio, foto ou vídeo. Se a tarefa fosse realizada de maneira correta o professor liberava os alunos para ir ao próximo ponto. As equipes partiram da sala de aula, que era o ponto de partida, sendo assim a primeira equipe que localiza-se todos os pontos e cumprisse as tarefas de maneira correta e chegasse novamente a sala de aula seria a vencedora.
1.3.1 Linha de chegada

Annotations:

  • Após a passagem por todos os pontos, e cumprimento de todas as tarefas de maneira correta, os aluno se dirigiram até o ponto de encontro que era a sala de aula, chegando lá o professor fez a conferencia, e a equipe vencedora teve direito a utilizar os tablets no recreio para jogar joguinhos.
1.3.1.1 Reflexão

Annotations:

  • A aula foi muito produtiva os alunos entenderam facilmente a proposta que lhes foi colocada.  Dentro de um proposta de pedagogia relacional a aula andou de modo esperado, com o professor trazendo a proposta e os alunos escutando e questionando quando havia alguma dúvida, no momento que estavam explorando as ferramentas indicadas para a atividade.  O positivos dessa atividade, foi o engajamento e envolvimento dos alunos, querendo aprender como funcionava cada ferramenta, sendo que foi um proposta de aula já utilizada com eles, mas dessa vez com ferramentas tecnológicas que chamou muito atenção deles e os motivou. Uma dificuldade encontrada para elaborar a atividade, mas que logo foi superada, foi que os pontos deveriam ser colocados em locais onde o sinal de wifi teria alcance, o professor teve que andar pelo local da atividade e testar tudo antes. 
1.3.1.2 Prêmio

Annotations:

  • Normalmente os alunos não podem fazer o recreio na sala usando tablets, celulares e computadores, mas nesse dia como era uma "atividade tecnológica" o professor liberou o uso desses materiais no recreio.
1.3.1.3 Recreio tecnológico

Annotations:

  • Foi feito reserva dos tablets que a escola tem a disposição, para os alunos usarem no recreio.
1.3.2 Mediação da atividade

Annotations:

  • O professor está a todo o momento por perto para orientar os alunos e tirar as dúvidas e mediar os conflitos.  Sempre carregando o celular para receber as mensagens dos alunos assim que as tarefas forem sendo cumpridas. 
1.3.3
1.4 Recursos, materiais e ferramentas digitais

Annotations:

  • Tablet, foi usado para escanear os QR Codes em cada ponto, pode ser usado para pesquisa na realização das tarefas e para visualizar o mapa com os caminhos a serem percorridos. Celular, foi escolhido um integrante do grupo que poderia levar seu celular para manter contato com o professor. Bussola, para orientação. Mapa, utilizando o recurso do Google Maps, foi feito um mapa que apontava o local dos pontos onde encontravam - se as tarefas. QR Code, em cada ponto havia um QR Code para ser escaneado e informar a tarefa a ser realizada pela equipe. Os QR Codes estão no Google Drive, as tarefas podem ser de várais disciplinas relacionadas ao que os alunos estão estudando em sala de aula, fazendo uso assim da interdisciplinaridade. WhatsApp, através dessa ferramenta os alunos teriam que manter contato com o professor para informações sobre o cumprimento das tarefas.
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba
SLIDES: TECNOLOGIAS NA ESCOLA
taize1305