Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente

Description

Slide Set on Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente, created by Karin Elisa Frie on 01/12/2015.
Karin Elisa Frie
Slide Set by Karin Elisa Frie, updated more than 1 year ago
Karin Elisa Frie
Created by Karin Elisa Frie over 8 years ago
404
12

Resource summary

Slide 1

    Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática DocenteEstudo realizado a partir da percepção dos professores, desafios na prática docente diante da utilização da Tecnologia na Educação.Nas Escolas do Estado do Espírito Santo
    Caption: :

Slide 2

    Segundo a autora do artigo: ''A escola não detém o monopólio do saber"" (Alarcão, 2015, p.127). O professor não é o único transmissor do saber.A escola tem que ser uma nova escola: Pensamento flexível e um sistema aberto a necessidade do público alvo em que esta inserido.
    O professor necessita ter o domínio do conhecimento quanto às possibilidades da utilização de recursos tecnológicos na educação, por meio de formação continua em toda sua carreira. O mesmo tem de ser capaz de atura com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), criando e inovando ambientes de aprendizagem, utilizando-se de novas tecnologias e por meio das mesmas.

Slide 3

    Estudo realizado a partir da percepção de professores do Espirito Santo diante a esse desafio da tecnologia ser trabalhada na área da educação.Parte de um projeto maior "Observatório da Informatica na Educação do Estado do Espirito Santo"Objetivo de mapear a utilização da informática na educação e avaliar o procedimento de utilização da mesma pelos professores, diante dos processos da TIC como apoio ao ensino e a aprendizagem.Levantamento de dados e conhecimentos construidos diante as escolas do Espírito Santo. 

Slide 4

                Uso da Tecnologia na Educação
    Presente nas atividade da atualidadeAcelerar a modernização, ampliando a comunicação e a informaçãoSociedade do conhecimento, em rede. Invasão dessa tecnologia de maneira desigual e sem sincronia.Equipamentos adequados - professores capacitadosContexto da realidade escolar

Slide 5

                                Metodologia 
    Pesquisa de campo: realizada por meio de um questionário online, utilizando a ferramenta Google Form; 21 questões e dividido em 2 partes:  Identificar o perfil do professor Pratica pedagógica do professor e o uso da tecnologia na educaçãoCarácter exploratório descritivo
    Objetivo: Identificar os Desafios enfrentados e tentar uma maior Aproximação e entendimento do uso da ferramenta.Realizadas tabulações dos dados e análises, quanto a utilização da tecnologia, seus desafios e possibilidades na utilização dos recursos. 

Slide 6

                         Análise do dados
    O professor, na sua atividade docente, é importante que seja o mediador do processo de ensino -aprendizagem por meio de sua prática pedagógica. Exercício da docência:71,1%- aulas mais prazerosas e interessantes3,5%- Mostraram-se inseguros Formação ao uso da tecnologia na educação73,7% sim26,3% Não 96,5% Buscam informaçõesVisto à importância de uma formação continua para o trabalho como docente.   
    Caption: :

Slide 7

    Pensamento reflexivo e crítico quanto a utilizacao da ferramenta, tendo em vista suas competencias e habilidades.Formação do educador: produção do saber, do conhecimentoUma visao pedagogica inovadora, com intuitio de motivar o apredizado de seu aluno e a participacao do mesmo
    Segundo Freire afirma que: ''... na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão criticasobre a pratica. é pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a proxima pratica'' (2002, p.22)

Slide 8

    Utilização do recurso no ambiente escolar
    Realizado um levantamento:84,2% utilizam computadores para seus planejamentos15% Nào tem um lugar adequado 86% da escolas há laboratório de informática para utilização dos alunos: 30,7% utilizam diaramente e 26,3 uma a tres vezes por semana.
    Apontaram dificuldades como: Infra-estrutura e tecnológica inadequada e aos professores que não foram capacitados a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis.

Slide 9

    Desafios encontrados:
    Falta de prepado do professor na praticaUtilização da ferramenta de maneira adequada ao aprendizado do aluno.Distracoes pelos alunos no meio a internet, em que o aprendizado se perde, da maneira que, os mesmos, estao acostumados a receber tudo pronto Possibilidade de navegacao. -perda do foco 
    A intervencao do professor se faz necessaria.Cabe ao professor levar o aluno a aprendizagem de maneira adequada. Buscar caminhos estrategicos, com os recursos disponiveis para a utilizacao em sua pratica pedagogica. Relatam que o tempo se torna curto ao preparo de seus planejamentos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba
SLIDES: TECNOLOGIAS NA ESCOLA
taize1305
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Políticas públicas educacionais no Brasil: tecendo fios
Gabriela Melliss