Ciclo do HIV no corpo

Rafaela Ricardo
Mind Map by Rafaela Ricardo, updated more than 1 year ago
Rafaela Ricardo
Created by Rafaela Ricardo over 3 years ago
50
0

Description

Mapa mental sobre HIV
Tags

Resource summary

Ciclo do HIV no corpo
1 O HIV é um vírus que prejudica o sistema imunológico, causando graves complicações por ser o sistema que protege o corpo de doenças, outros vírus e bactérias, etc.
2 HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae, e é transmitido de várias formas, pelo sangue, seja por siringas ou, como acontecia muito antigamente quando a doença teve uma alta, por transfusão de sangue, da mãe para o filho durante a gravidez, e o mais conhecido por relações sexuais sem uso de preservativo.
2.1 A prevenção mais fácil e mais eficaz é o uso de preservativos, não compartilhar siringas ou qualquer outro modo que possa haver contato do seu sangue com alguém contaminado com o vírus, sempre mantendo o exame que detecta a presença da doença em dia.

Annotations:

  • Não é certo afirmar que se você apresentar o vírus tem Aids também, esse vírus ajuda a doença a se desenvolver no organismo pois é ele que transmite a doença, existem casos que a doença não se manifesta rapidamente e se tratado com eficiência o contaminado pode chegar a não ter Aids.
2.2 Quando o vírus atinge o sistema imunológico ele se abriga nos T CD4+, que é responsável na reprodução das células de defesa.
2.2.1 Depois disso ele muda seu próprio material genético a partir de uma enzima, passando de RNA para DNA, conseguindo interagir com o código genético dos T CD4+, se integrando os mesmos.
2.2.1.1 Depois disso a célula que foi modificada passa a duplicas suas próprias moléculas que atuam em pró da célula que está se multiplicando dentro do T CD4+ modificado.
2.2.1.1.1 O novo vírus se separa da T CD4+ e rouba uma parte de sua membrana, pronto para se juntar a outra T CD4+ e reiniciar o processo, passando a fazer várias cópias de si mesmo, danificando cada vez mais o sistema imunológico, sendo o T CD4+ não mais eficiente contra o vírus.
2.2.1.1.1.1 Assim as células T CD4+ diminuem drasticamente cada vez mais, deixando o organismo despreparado e exposto para outos tipos de doenças e infecções oportunistas, o paciente sente as ações do vírus como perda de peso e problemas neurológicos, sendo chamada de síndrome da imunodeficiência, ou Aids.
2.2.1.1.1.1.1 O tratamento tem como objetivo retardar o desenvolvimento da doença ou do vírus, são tomados medicamentos que, por exemplo, param a produção da enzima que muda o material genético do vírus, parando a integração do vírus nas células T CD4+, além de medicamentos que ajudam no sistema imunológico ou antirretrovirais quando já se classifica como Aids.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
A Célula
Nathalia - GoConqr
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M
Ecologia I
kyungsos
Lipídios
Andrea Barreto M