Meditações DESCARTES Das coisas que se podem colocar em dúvida

Description

Das coisas que se podem colocar em dúvida
Percila Perolina
Mind Map by Percila Perolina, updated more than 1 year ago
Percila Perolina
Created by Percila Perolina over 7 years ago
45
0

Resource summary

Meditações DESCARTES Das coisas que se podem colocar em dúvida
  1. 1-Tem se como não tratar de "estabelecer verdade alguma,mas sim apenas desfazer das antigas opiniões". Para assim,quando alcançar determinado nível de maturidade conseguir ,agir.
    1. 2-ele se desvincular de tudo,conseguindo repouso e solidão,por isso aplica a liberdade e consegue destruir todas essas opiniões,uma vez que a razão o convença de que não deve menos cuidadosamente impedi lo de dar crédito à coisas que não são inteiramente certas,do que às que não parecem ser falsas",o menor motivo de dúvida que nelas encontrar bastará para me levar a rejeitar todas".Para isso, não é preciso uma análise particular,mas sim uma sistemática e generalizada sobre as quais todas as opiniões antigas de estavam apoiadas.
      1. 3-Tudo que ele aprendeu de mais verdadeiro seguro foi através dos sentidos,logo,ele percebeu que os sentidos enganam e o que não se pode confiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.
        1. 4-Porém,mesmo os sentidos nos enganando as vezes, não podemos duvidar de tudo .
          1. 5-ele afirma que os sonhos parecem ser muito reais e dessa maneira, deveria a ser comparado aos insanos .
            1. 6- Diz que, todavia, é preciso ao menos confessar que às coisas que nós são representadas durante o sono são como quadros de pinturas,que não podem ser pintados "imaginários", não podem ser formados senão semelhante de algo Reale verdadeiro. Portanto,o corpo, mãos,olhos são reais . Assim,nada é inteiramente natural .
              1. 7-Por mais que as verdades gerais,a saber,olhos, cabeça, mãos e outras semelhantes,possam ser imaginárias,existem outras mais simples e universais,que são verdadeiras e existentes.São formadas todas as imagens que residem em nosso pensamento ,quer verdadeira e reais ,quer fícticias e fantásticas
                1. 8-Daí talvez não concluamos de forma incorreta se às ciências, física,astronomia ,medicina sejam duvidosas e incertas,mas a matemática que trata da área mas sistematizada e simples,pois dois mais três formarão sempre cinco e o quadrado sempre terá 4 lados,e não parece possível que verdades tão patentes possam ser suspeitas de alguma falsidade ou incerteza.
    2. 9-Acredita que Deus foi o criador, porém ele julga que algumas vezes possamos nos enganar .Mas pode ser que Deus não tenha querido que ele seja decepcionado desta maneira,pois ele é considerado soberanamente bom.Todavia,se à sua bondade fazer me de tal modo que eu me engane algumas vezes e ,no entanto, não possa duvidar de que ele permita
      1. 10-Também considera que talvez existirão pessoas que preferirão negar a existência de um Deus tão poderoso a acreditar que,quer queriam que isto ocorra por uma contínua conexão das coisas, é certo que , já que falhar e enganar se é uma espécie de imperfeição,quanto menos poderosos for o "autor da minha origem mais será provável que eu seja de tal modo imperfeito que me engane sempre."
        1. 11-O conhecimento da verdade é adquirido, segundo o autor, através do frequente levantamento de dúvidas a partir de inúmeros aspectos do cotidiano, evitando, dessa maneira, considerá-los como verdades absolutas.
          1. 12-Descartes afirma que, apesar dos sentidos que cada ser humano possui, suas crenças não sustentam conhecimentos, pois são passíveis de mudanças.
            1. 13-Descartes finaliza sua meditação considerando crenças e verdades absolutas como duvidosas, sendo necessário a busca por contínuas indagações com o objetivo de alcançar o conhecimento.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Meditações DESCARTES Das coisas que se podem colocar em dúvida.
      Percila Perolina
      Respiratory System
      bridget.watts97
      Transforming Graphs
      james_hobson
      Cognitive Psychology Key Terms
      Veleka Georgieva
      Language Over Time
      ekimlauretta
      Aparatos y sistemas del cuerpo humano
      Mai Sin Más
      Orbital Mechanics
      Luke Hansford
      Literary Techniques in Othello
      Rebecca Hunter
      Themes in Othello
      Rebecca Hunter
      Phrasal Verbs
      Felipe Veintimilla
      Study tips/hacks
      Sarah Biswas