Como começar um texto acadêmico?

fevereirode1984
Mind Map by , created over 5 years ago

Pós Graduação GÊNEROS ACADÊMICOS Mind Map on Como começar um texto acadêmico?, created by fevereirode1984 on 04/09/2014.

1849
81
0
fevereirode1984
Created by fevereirode1984 over 5 years ago
AQA GCSE Biology B1- Quiz
Ethan Beadling
Biology -B2
Sian Griffiths
GCSE REVISION TIMETABLE
holbbox
Cloud Data Integration Specialist Certification
James McLean
1_PSBD New Edition
Ps Test
Desenvolvimento e argumentação na escrita científica
fevereirode1984
Quiz Geral
miminoma
Area, Volume & Perimeter Mind Map
rory.examtime
AQA GCSE Biology genetic variation
Olivia Phillips
Physical Description
Mónica Rodríguez
Como começar um texto acadêmico?
1 Título e subtítulo
1.1 O título é sempre um texto verbal, mas com tendência a ser visual. A forma e a imagem do título são muito importantes, porque é dessa maneira que ele é lembrado e fixado na mente das pessoas.
1.1.1 Em relação à construção morfossintática dos títulos, podemos dizer que se trata de um enunciado breve, geralmente estereotipado, elíptico e nominalizado
1.1.1.1 Vários recursos podem ser usados para conseguir esse efeito de concisão. Por exemplo: a união de dois sintagmas nominais representativos do trabalho por meio da conjunção “e”; transformar O título num único sintagma nominal; elipse do verbo é também um recurso muito usado. Outro clássico em títulos acadêmicos é o uso de subtítulos explicativos.
1.1.1.1.1 Se pudermos propor uma breve classificação dos títulos em função de seu sentido, poderíamos dizer que há títulos:  com características denotativas, isto é, o título remete ao conteúdo do texto. Esse é o caso dos títulos acadêmicos;  com propriedades conotativas, ou seja, que não remetem ao conteúdo da obra e exigem que o leitor interprete.  há Também os títulos que fazem uma paródia, que trabalham a intertextualidade, como por exemplo o filme de Wood Allen “Sonhos eróticos de uma noite de verão” que faz uma referência irônica à obra de Shakespeare
2 RESUMO
2.1 É importante também que logo na primeira frase, o resumo explicite o tema da pesquisa.Deve ser escrito num único parágrafo, numa sequência corrente de frases claras e diretas e sem nenhuma enumeração de tópicos. Em geral, um resumo deve conter cerca de 250 palavras e, no máximo, quando for um trabalho mais extenso, até 500 palavras. Em geral também as universidades e revistas científicas pedem que se especifiquem de 3 a 6 palavras-chave. O mais usual é separar as palavras com ponto-e-vírgula.
2.1.1 ETAPAS: assunto, metodologia, objetivo, resultados, materiais e conclusão
3 INTRODUÇÃO
3.1 deve anunciar a pesquisa. É importante ter em mente que uma apresentação deve apresentar o trabalho e não realiza-lo. Uma introdução não faz nada, ela apenas diz o que foi feito e porque foi feito.
3.1.1 1º MOVIMENTO: TERRITÓRIO DE PERTENCIMENTO, LINHA DE PESQUISA
3.1.1.1 afirmação da importância do assunto; ou por generalizações sobre o assunto; ou ainda pela revisão bibliográfica de pesquisas anteriores.
3.1.2 2º MOVIMENTO: qUAL O LUGAR ESPECÍFICO DA PESQUISA
3.1.2.1 apresentando argumentos que discordam com um estudo que já foi feito; identificando lacunas no conhecimento, objetos não estudados, enfoques não privilegiados; e também fazendo questionamentos.
3.1.3 3º MOVIMENTO: OCUPAÇÃO DO ESPAÇO CONSTRUÍDO
3.1.3.1 esboçando os objetivos do trabalho; anunciando como foi feita a pesquisa; Anunciando suas hipóteses e questões; e, sobretudo, indicando qual é a estrutura seguida na composição do texto.

Media attachments