Caracteristicas Qualitativas da informação contábil-financeira

Alynne Saraiva
Mind Map by Alynne Saraiva, updated more than 1 year ago
Alynne Saraiva
Created by Alynne Saraiva about 6 years ago
146
1

Description

Contabilidade Geral Mind Map on Caracteristicas Qualitativas da informação contábil-financeira, created by Alynne Saraiva on 04/12/2014.

Resource summary

Caracteristicas Qualitativas da informação contábil-financeira
1 Caracteristicas Fundamentais
1.1 Relevância
1.1.1 Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. É capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
1.1.2 Tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
1.1.3 Tem valor confirmatório se retro-alimentar – servir de feedback – avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).
1.2 Materialidade
1.2.1 É um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular.
1.3 Representação fidedigna
1.3.1 Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.
1.3.2 O retrato da realidade econômica completo deve incluir toda a informação necessária para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado, incluindo todas as descrições e explicações necessárias.
1.3.3 Um retrato neutro da realidade econômica é desprovido de viés na seleção ou na apresentação da informação contábil-financeira.
1.3.4 Representação fidedigna não significa exatidão em todos os aspectos. Um retrato da realidade econômica livre de erros significa que não há erros ou omissões no fenômeno retratado, e que o processo utilizado, para produzir a informação reportada, foi selecionado e foi aplicado livre de erros. Nesse sentido, um retrato da realidade econômica livre de erros não significa algo perfeitamente exato em todos os aspectos.
2 Características qualitativas de melhoria
2.1 Comparabilidade
2.1.1 A informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data.
2.1.2 É a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item. A comparação requer no mínimo dois itens.
2.2 Verificabilidade
2.2.1 A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna.
2.2.2 Verificação direta significa verificar um montante ou outra representação por meio de observação direta, como, por exemplo, por meio da contagem de caixa.
2.2.3 Verificação indireta significa checar os dados de entrada do modelo, fórmula ou outra técnica e recalcular os resultados obtidos por meio da aplicação da mesma metodologia.
2.3 Tempestividade
2.3.1 Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
2.4 Compreensibilidade
2.4.1 Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Rafael Freitas
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
Simulado Geral de contabilidade
Evaldo Modesto De Ávila
Conceitos de Contabilidade
Rodrigo Paulo
Contabilidade Geral
Diogo Guilherme
Contabilidade Geral
Gustavo Guedes
Contabilidade Básica
Jessica Fatori
Definições e Noções Básicos de Contabilidade
Samuel de Paula Oliveira