Definições e Noções Básicos de Contabilidade

Description

Revisão de conceitos básicos de contabilidade.
Samuel  de Paula Oliveira
Flashcards by Samuel de Paula Oliveira, updated more than 1 year ago
Samuel  de Paula Oliveira
Created by Samuel de Paula Oliveira about 6 years ago
51
0

Resource summary

Question Answer
BALANÇO PATRIMONIAL Demostração que evidencia a posição patrimonial e financeira da entidade em um determinado período.
3 CARACTERÍSTICAS DO BALANÇO PATRIMONIAL 1. Estático: é um retrato da posição financeira e patrimonial de um período específico (é discreto e não contínuo). 2. Backward Looking (olhar sobre o passado): registra valores históricos, não atuais. 3. Simétrico: Passivo = Patrimônio + Patrimônio líquido (toda aplicação tem uma origem ou todo débito tem origem num crédito)
ATIVO É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade (conjunto de bens e direitos).
PASSSIVO É uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos (conjunto de obrigações).
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS DO ATIVO Por ordem decrescente do grau de liquidez (de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro).
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS DO PASSIVO Por ordem decrescente de exigibilidade (de acordo com o prazo de realização das obrigações).
GRUPOS DO ATIVO Circulante (curto prazo) e não circulante (longo prazo).
GRUPOS DO PASSIVO Circulante(curto prazo), não circulante (longo prazo), e patrimônio líquido.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: o que representa e exemplo de contas. 1.Obrigação para com os acionistas e/ou sócios. 2.Riqueza efetiva (residual depois que todas as dívidas são liquidadas.) PL=A-P. 3. Capital social, reserva de lucros, prejuízos acumulados.
GRUPOS DO ATIVO NÃO CIRCULANTE EM ORDEM DE LIQUIDEZ Relizável a longo prazo Investimento Imobilizado Intangível
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO No Realizável a Longo Prazo são classificadas contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, porém que tenham realização, certa ou provável, num prazo superior a um ano a partir do próprio Balanço.
INVESTIMENTO Participações permanentes em outras sociedades e direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia.
IMOBILIZADO É mantido para o uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos. Se espera utilizar por mais de um período.
INTANGÍVEL É um ativo não monetário identificável sem substância física (incorpóreo).
CICLO OPERACIONAL É o período de tempo desde a compra de matéria-prima ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro da venda.
CICLO ECONÔMICO O ciclo econômico é o tempo em que a mercadoria permanece em estoque.
LONGO PRAZO Um período maior que o ciclo operacional.
CURTO PRAZO um período menor que o ciclo operacional.
RECEITA Entrada de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiro ou direitos a receber.
REGIME DE CAIXA os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.
REGIME DE COMPETÊNCIA o reconhecimento da receita e da despesa dependem do fato gerador e não do recebimento ou pagamento das mesmas.
DÉBITO X CRÉDITO Débito: aplicação de recursos. Crédito: origem de recusos.
Ativo Circulante Será realizado no ciclo operacional, mantido para negociação, é caixa ou equivalente de caixa, será realizado até 12 meses após o BP
EQUIVALENTE DE CAIXA Aplicação financeira de curto prazo de alta liquidez. Apresenta insignificante risco de mudança de valor.
PASSIVO CIRCULANTE Será liquidado no ciclo operacional, é mantido para ser negociado, a entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação durante 12 meses, pelos menos, após o BP, será liquidado no período de até 12 meses após o BP.
ATIVO NÃO CIRCULANTE São registrados os direitos que serão realizados (transformados em dinheiro) após o final do exercício seguinte (longo prazo)
PASSIVO NÃO CIRCULANTE Obrigações exigíveis no longo prazo.
Ativos Fixos ou Permanentes São ativos que a empresa não pretende se desfazer, apresentando baixa ou nenhuma liquidez. Em ordem: Investimento, Imobilizado, Intangível.
CICLO FINANCEIRO Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas.
Despesa O consumo de bens ou serviços que ajuda a produzir uma receita.
RECEITA: CRITÉRIO Transferência de riscos, confiavelmente mensurado, perda do controle sobre o bem, recebimento provável, os benefícios econômicos fluirão para a entidade.
Duplicata Título de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda. Se "a pagar" é uma obrigação, se "a receber"
Nota Promissória É uma promessa de pagamento. Se emitida pela empresa é uma obrigação, se recebida/aceita/emitida de terceiros é um direito.
Duplicata Descontada Antes da duplicata emitida vencer a entidade solicita ao banco o seu recebimento (empréstimo). Sua liquidação acontece no dia de vencimento da duplicata que deu origem a operação. É uma obrigação.
Balancete de Verificação Relação do saldo de contas extraídas do livro razão cujo objetivo é verificar se o total de débitos é igual ao total de créditos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
Contabilidade de Custos - Apresentação
Eduardo Larica Wanderley
CONTABILIDADE DE CUSTOS (Samantha - Editar)
Samantha Iara Concolino
característ. do reg. e da inform. contábil(2/2)
proffelipelima
ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
darlene_leite
Sistemas de Informações Contábeis.
brunomonteirof
característ. do reg. eda inform. contábil (1/2)
proffelipelima
CONTABILIDADE GERAL
MJPD
Administração Financeira e Orçamentária
Raphael Luiz Fonseca