Unidade 1 - Sistemas de Informação

Emanoel Carlos
Mind Map by , created over 2 years ago

Mapa Mental sobre Unidade 1 - Sistemas de Informação, criado por Emanoel Carlos em 14-02-2017.

2176
1
0
Tags No tags specified
Emanoel Carlos
Created by Emanoel Carlos over 2 years ago
Proposição
Danielly Engenharia
Forecast
Ana Maria Aquino
Sistemas da Informação
Gabriel Leocadio
Marriage and Family Life - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
nicolalennon12
02. Informação e Organizações
cesarfabr
03. Tipos de Sistemas de Informação
cesarfabr
CRM (Customer Relationship Management)
Ana Maria Aquino
01. Conceitos Fundamentais
cesarfabr
Francisco Antônio da Silva
Aldo Hembherty
Unidade 1 - Sistemas de Informação
1 Sistemas

Annotations:

  • Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é ideia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. 
  • [A Teoria Geral dos Sistemas foi formulada pelo biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy] no início da década de 1930. A partir daí diversos estudiosos trabalharam no tema, e hoje a Teoria dos Sistemas possui lastro para atender às mais diversas ciências.
1.1 Atividades básicas
1.1.1 Entrada

Annotations:

  • Envolve a captação ou a reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.
1.1.2 Processamento

Annotations:

  • É a operação interna do sistema. Pode sofrer uma divisão lógica de trabalho desdobrando-se em vários outros subsistemas que precisam trabalhar de forma integrada para assegurar coesão ao sistema.
1.1.3 Saída

Annotations:

  • É o resultado final da operação ou processamento em um sistema. Todo sistema produz uma ou várias saídas.
1.1.4 Feedback

Annotations:

  • É o mecanismo segundo o qual uma parte da saída de um sistema volta à entrada. Ela serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar.
1.2 Classificados em
1.2.1 Sistemas fechados

Annotations:

  • Eles não apresentam interação com o meio ambiente que os cerca, pois são fechados a qualquer influência ambiental. Sendo assim, não recebem influência do ambiente e nem tão pouco influenciam o ambiente. Exemplos: máquinas, relógio.
1.2.2 sistemas abertos

Annotations:

  • Estes sistemas apresentam relações de troca com o ambiente através de inúmeras entradas e saídas. Os sistemas abertos também são chamados de “sistemas adaptativos”, ou seja, para sobreviver precisam reajustar-se constantemente às condições do meio. Exemplo: ser humano, sistemas biológicos, sociedade.
2 Sistemas de Informação

Annotations:

  • Sistema de informação é um conjunto de pessoas, dados e procedimentos que trabalham juntos para restaurar, guardar, processar e disseminar informação para apoiar a tomada de decisão e o controle (Chiavenato, I., Introdução à Teoria Geral da Administração, 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004)
2.1 Subsistemas
2.1.1 Coleta de dados
2.1.2 Processamento de dados
2.1.3 Distribuição de informações (saída)
2.2 lidam com
2.2.1 Dados

Annotations:

  • É a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. O dado pode ser considerado como a base para uma futura informação, podendo ser relacionado como qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação
2.2.2 Informação

Annotations:

  • São dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações, que contém significado. Com elas podem ser tomadas decisões ou se fazer afirmações. Desta forma podemos dizer que a informação é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado
3 Estruturas organizacionais
3.1 Podem ser
3.1.1 Formal

Annotations:

  • É a estrutura real da organização, incluindo o seu organograma, relações de subordinação hierárquica e processos de trabalho
3.1.2 Informal

Annotations:

  • Representa as relações informais de trabalho que se desenvolvem nas organizações e contribuem fortemente para a cultura de trabalho. Ela transcende a organização formal, sendo feita por interações e relações espontâneas, cuja duração e natureza superam as interações e relações formais.
3.2 Componentes
3.2.1 Sistema de responsabilidades

Annotations:

  • Resultado da alocação das atividades. Constituído por: departamentalização, linha e assessoria e descrição das atividades (especialização do trabalho)
3.2.2 Sistema de autoridade

Annotations:

  • Resultado da distribuição do poder, constituído por: amplitude administrativa ou de controle, níveis hierárquicos, delegação e centralização ou descentralização
3.2.3 Sistema de comunicações

Annotations:

  • Resultado da interação entre as unidades organizacionais, considerando: o que, por que, como, quando, quanto, de quem e para quem comunicar.
4 Departamentalização

Annotations:

  • Departamentalizar é o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas, seguindo um dado critério, visando a melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.
4.1 Tipos
4.1.1 Funcional

Annotations:

  • As tarefas são agrupadas conforme as funções a serem executadas pela organização. É o tipo mais encontrado nas empresas. A departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional. Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança, e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
4.1.2 Por projeto

Annotations:

  • Aqui as atividades são agrupadas por projeto. É muito utilizado em organizações de pesquisa e de consultoria. Para realizar projetos, é preciso criar organizações temporárias, que são “acomodadas” dentro da estrutura funcional permanente. Terminada a tarefa, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ela é designado / remanejado para outros departamentos ou outros projetos.
4.1.3 Por Cliente

Annotations:

  • Neste modelo de departamentalização, as tarefas são agrupadas conforme as necessidades variadas e especiais dos clientes a quem se destinam. É utilizado principalmente quando a organização trabalha com diferentes tipos de clientes, que exigem tratamento especializado. É muito comum em lojas de departamento.
4.1.4 Por Produto ou Serviço

Annotations:

  • Neste tipo de departamentalização as atividades são agrupadas com base nos produtos ou serviços. É utilizado em grandes empresas onde os produtos são muito diferenciados ou representam um volume significativo.
4.1.5 Territorial

Annotations:

  • Neste tipo de departamentalização, os grupos são estabelecidos por áreas geográficas de atuação. Isto ocorre principalmente quando a organização opera em regiões diferentes, tornando-se desejável a manutenção de uma administração local. Como exemplo típico, podemos citar as organizações bancárias
4.1.6 Por Processo

Annotations:

  • É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou equipamento. É encontrada com mais frequência na atividade fabril. As atividades de uma fábrica podem ser agrupadas, por exemplo, em soldagem, montagem, polimento e acabamento, cada qual em seu departamento específico.
5 Níveis Hierárquicos

Annotations:

  • Cada nível hierárquico tem sua função e responsabilidade e para isto, trabalha com determinado tipo de informação, através de sistemas que fornecem relatórios e dados específicos.
5.1 Nível estratégico

Annotations:

  • Utiliza o Sistema de Informações Estratégicas (SIE), também chamado de Sistema de Apoio ao Executivo (SAE)
5.2 Nível tático

Annotations:

  • Utiliza o Sistema de Informações Gerenciais (SIG). 
5.3 Nível operacional

Annotations:

  • Utiliza o chamado Sistema de Informações Operacionais (SIO), também conhecido como Sistema de Processamento de Transações (SPT).
6 Ambiente

Annotations:

  • Ao se fazer uma análise para uma tomada de decisão, devemos levar em conta não só apenas o ambiente interno, mas também os fatores externos, pois a organização deve adaptar-se a eles a cada nova situação de mercado, quaisquer que sejam estas alterações
6.1 Tipos
6.1.1 Interno

Annotations:

  • Pode ser compreendido por: recursos humanos, máquinas e equipamentos, recursos logísticos disponíveis, tecnologias, etc.
6.1.2 Externo

Annotations:

  • É um conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema. 
6.2 Condições
6.2.1 Tecnológicas

Annotations:

  • As organizações precisam adaptar-se e incorporar tecnologia que provém do ambiente geral para não perderem a sua competitividade.
6.2.2 Legais

Annotations:

  • Constituem a legislação vigente e que afeta direta ou indiretamente as organizações, auxiliando-as ou impondo-lhes restrições às suas operações. São leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil etc. que constituem elementos normativos para a vida das organizações.
6.2.3 Políticas

Annotations:

  • São as decisões e definições políticas tomadas em nível federal, estadual e municipal que influenciam as organizações e que orientam as próprias condições econômicas.
6.2.4 Econômicas

Annotations:

  • A inflação, a balança de pagamentos do país, a distribuição da renda interna etc. constituem aspectos econômicos que não passam despercebidos pelas organizações.
6.2.5 Demográficas

Annotations:

  • A taxa de crescimento, população, raça, religião, distribuição geográfica, distribuição por sexo e idade são aspectos demográficos que determinam as características do mercado atual e futuro das organizações.
6.2.6 Ecológicas

Annotations:

  • O ecossistema refere-se ao sistema de intercâmbio entre os seres vivos e seu meio ambiente. No caso das organizações, existe a chamada ecologia social: as organizações influenciam e são influenciadas por aspectos como poluição, clima, transportes, comunicações, etc.
6.2.7 Culturais

Annotations:

  • A cultura de um povo penetra nas organizações por meio das expectativas de seus participantes e de seus consumidores.

Media attachments