Reino Protoctista

Description

Mind Map on Reino Protoctista, created by Rita Garcia on 13/04/2017.
Rita Garcia
Mind Map by Rita Garcia, updated more than 1 year ago
Rita Garcia
Created by Rita Garcia about 7 years ago
19
1

Resource summary

Reino Protoctista
  1. O reino Protoctista é constituído por organismos unicelulares eucariontes representados pelos protozoários e pelas algas
    1. Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com 20 mil espécies. Sendo em grande maioria aquáticos, vivem em mares, rios, tanques, aquários, poças, terra úmida e lodo. São microscópicos, porém algumas espécies podem ser vistas a olho nu, como o Spitostomum (3 mm) e a Globigerina.
      1. A classificação dos protozoários
        1. Os protozoários ciliados são aqueles que se locomovem por auxílio de estruturas denominadas de cílios, como o Paramecium.
          1. Os flagelados, por sua vez, utilizam como meio de locomoção os flagelos, como é o caso do Tripanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.
            1. Existem ainda protozoários que se movimentam com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismo e promovem a locomoção. Esse grupo, do qual fazem parte as amebas, é chamado de rizópodos
              1. Os esporozoários, por sua vez, não apresentam nenhum tipo de estrutura locomotora e são levados, na forma de esporos, pelo ar, água e até mesmo por animais. Como exemplo desse grupo, podemos citar o Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária.
            2. Algas
              1. As algas são organismos que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. Elas podem ser uni ou multicelulares (flamentosas), geralmente com parede celular contendo celulose. Além disso, possuem cloroplastos, permitindo a realização de fotossíntese (ou seja: são autotróficas) e também fornecendo cores características, de acordo com os pigmentos presentes em seu interior, além da clorofila a.
                1. O estudo das algas é chamado de Ficologia. Elas são classificadas, principalmente, de acordo com os pigmentos que possuem e substâncias que armazenam.
                  1. As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.
                    1. Algas unicelulares
                      1. As euglenófitas também conhecidas como euglenas, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada. A Euglena viridis é um exemplo desse grupo de algas, possui predominantemente o pigmento verde da clorofila. Ela se reproduz por cissiparidade e, quando sua reprodução é intensa, a água pode adquirir uma coloração esverdeada.
                        1. As bacilariófitas vivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas, algas unicelulares dotadas de uma carapaça protetora formada de sílica e que geralmente se reproduzem por cissiparidade. Os restos da parede celular das diatomáceas mortas podem se depositar no fundo do ambiente aquático e, com o tempo, formar uma material rico em sílica conhecido como diatomito. Esse material pode ter várias aplicações comerciais, como: confecção de certos cosméticos e pastas de dente; abrasivo fino para polimento de objetos de prata, por exemplo; fabricação de tijolos usados em construção civil.
                          1. Também conhecidas como dinoflagelados, por serem dotadas de dois flagelos, as pirrófitas são algas unicelulares geralmente marinhas. Elas têm coloração esverdeada ou parda, na maioria das vezes, e reproduzem-se principalmente por cissiparidade; algumas têm a capacidade de emitir luz, fenômeno conhecido como bioluminescência.
                          2. algas pluricelulares
                            1. Também chamadas de Clorofíceas, são conhecidas como "algas verdes". A maioria marinha mas também com algumas espécies dulcícolas. O pigmento predominante é a clorofila, que dá a elas a cor verde. Muitas delas são consumidas pelo ser humano como alimento, como por exemplo o gênero Ulva (alfaces-do-mar), muito apreciadas pelos orientais.
                              1. As Rodofíceas são conhecidas como "algas vermelhas", mas podem também apresentar a coloração azulada e róseas, dentre outras. Isso porque além da clorofila, possuem possuem outros pigmentos como a ficoeritrina (avermelhada) e a ficocianina (azulada). Algumas rodófitas são utilzadas como alimento, como por exemplo a nori, utilizada no preparo do sushi.
                                1. Também chamadas de Feofíceas, são conhecidas como algas pardas, pois sua coloração vai do marron-escuro ao verde-amarelado, dependendo da proporção de seus pigmentos. Além da clorofila, apresentam a fucoxantina. São quase que exclusivamente marinhas e os exemplares mais conhecidos são os sargaços (gênero Sargassum). Podem chegar a medir vários metros de comprimento.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          A classificação em reinos
                          Luluzinha -Chan
                          Unit 1 Sociology: Family Types
                          ArcticCourtney
                          SAT Math Sample Questions
                          SAT Prep Group
                          An Inspector calls Themes
                          anya14
                          GCSE Revision: Christianity
                          Andrea Leyden
                          History of Psychology
                          mia.rigby
                          The Cold War: An Overview_2
                          Andrea Leyden
                          Physics 2
                          Peter Hoskins
                          PSBD TEST 1
                          amrik.sachdeva
                          DEV I Part I
                          d owen
                          Power and Conflict Poetry
                          Charlotte Woodward